A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel

2 CERTIFICAÇÃO DIGITAL Com o avanço da informática, as transações na web ganharam força e são usadas atualmente por grande maioria dos seus usuários. Antes deste avanço, as certificações eram feitas por assinaturas, reconhecimento de firma, digitais, carimbos, selos, etc. Na web a forma de identificação presencial não é possível e assim surgiu a certificação digital para suprir esta lacuna.

3 O QUE É A CERTIFICAÇÃO DIGITAL Certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas e empresas no mundo digital, provando sua identidade e permitindo seu acesso a serviços on-line, com garantias de: 1)Autenticidade - garantia da identidade de quem executou a transação; 2)Integridade - garantia de que o conteúdo da transação não foi alterado; 3)Não-repúdio - garantia de que quem executou a transação não pode negar que foi ele mesmo que executou; 4)Concessão e restrição de acesso - garantia de impedimento que pessoas não autorizadas possam acessar transações e serviços.

4 Certificação digital no Brasil Os certificados digitais precisam ser emitidos por entidades apropriadas ou as chamadas Autoridade Certificadora (AC) ou uma Autoridade de Registro (AR). Uma AC tem a função de associar uma identidade a uma chave e "inserir" esses dados em um certificado digital. Para tanto, o solicitante deve fornecer documentos que comprovem sua identificação. Já uma AR tem uma função intermediária, já ela pode solicitar certificados digitais a uma AC, mas não pode emitir esse documento diretamente. É conveniente que cada nação conte com uma Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP) ou, em inglês, Public Key Infrastructure (PKI), isto é, um conjunto de políticas, técnicas e procedimentos para que a certificação digital tenha amparo legal e forneça benefícios reais à sua população. O Brasil conta com a ICP-Brasil para essa finalidade.ICP-Brasil

5 Exemplos de certificados digitais A ICP-Brasil trabalha com uma hierarquia onde a AC-Raiz, isto é, a instituição que gera as chaves das ACs e que regulamenta as atividades de cada uma, é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A ICP-Brasil tem, considerando a data de atualização deste artigo no InfoWester, nove ACs credenciadas:Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - Serpro; - Caixa Econômica Federal; - Serasa; - Receita Federal; - Certisign; - Imprensa Oficial; - AC-JUS (Autoridade Certificadora da Justiça); - ACPR (Autoridade Certificadora da Presidência da República); - Casa da Moeda do Brasil.SerproCaixa Econômica FederalSerasaReceita FederalCertisignImprensa OficialAC-JUS (Autoridade Certificadora da Justiça)ACPR (Autoridade Certificadora da Presidência da República)Casa da Moeda do Brasil São essas instituições que devem ser procuradas por quem deseja obter certificado digital legalmente reconhecido no Brasil.


Carregar ppt "TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google