A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes."— Transcrição da apresentação:

1 Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes

2 Os protistas são seres vivos unicelulares cuja célula possui núcleo organizado, ou seja, está separado do citoplasma pela membrana nuclear. São, portanto, organismos eucariontes. Na antiga classificação, os protozoários eram animais unicelulares e as algas unicelulares eucariontes pertenciam ao grupo dos vegetais. Paramecium do reino Protista

3 Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes e desprovidos de clorofila. Podem viver como parasitas ou ter vida livre, habitando os mais variados tipos de ambiente. Como parasitas do homem e de outros seres vivos, podem causar muitas doenças. Euglena do reino protista

4 A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada. Algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente. Primeiramente, o núcleo duplica-se. A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada. Algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente. Primeiramente, o núcleo duplica-se. A seguir, a célula estreita-se na parte central e, finalmente, divide-se em duas, dando origem a duas novas amebas. A seguir, a célula estreita-se na parte central e, finalmente, divide-se em duas, dando origem a duas novas amebas.

5 Os protozoários foram classificados segundo o tipo e a presença ou não de elementos especiais de locomoção. Dessa forma, os protozoários são divididos em flagelados, rizópodes, ciliados e esporozoários. Veja com atenção cada um deles!!!

6 flagelados Apresentam um ou mais de um flagelo. Os flagelos são longos filamentos (imitando uma cauda) que é utilizado para se locomover, vibrando-os num líquido. Muitos flagelados tem vida livre, outros são parasitas e ocasionam doenças no homem. O tripanossomo, a Leishmania e a giárdia são exemplos de flagelados parasitas.

7 Exemplos de flagelados: tripanossomo Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas ou Tripanosomose Americana, como foi o primeiro cientista a mostrar a importância dos mosquitos domésticos na transmissão da malária flagelos

8 Protozoários flagelados do gênero Trichonympha vivem no intestino de cupins, participando da digestão da celulose da madeira. Se o cupim não contasse com a "ajuda" do protozoário, ele não conseguiria aproveitar a celulose como alimento e morreria. Já o protozoário encontra alimento farto e fácil no intestino do cupim. Essa relação entre duas espécies diferentes, em que há benefício para ambas as partes é chamada mutualismo. Curiosidade

9 Rizópodes: Os rizópodes se locomovem e obtêm alimentos através de prolongamentos do citoplasma chamados pseudópodes (falsos pés). As amebas são os principais representantes dos rizópodes. Algumas são parasitas e outras tem vida livre. giardia amebas

10 Um grupo especial de rizópodes são os foraminíferos. Esses protozoários vivem na água salgada e são protegidos por carapaças muito bonitas, ricas em cálcio e silício. Um grupo especial de rizópodes são os foraminíferos. Esses protozoários vivem na água salgada e são protegidos por carapaças muito bonitas, ricas em cálcio e silício.

11 Curiosidade: Há milhões de anos existia grande quantidade desses seres no fundo dos mares. Seus restos foram sofrendo transformações durante milhões de anos e contribuíram para a formação de petróleo. Atualmente, a descoberta de suas carapaças é muito importante, pois indica que pode haver petróleo no local. Há técnicos em geologia - pessoas que estudam a origem e as transformações do globo terrestre -, que procuram descobrir, na terra ou no mar, os locais onde se encontram carapaças fósseis desses protozoários. Há milhões de anos existia grande quantidade desses seres no fundo dos mares. Seus restos foram sofrendo transformações durante milhões de anos e contribuíram para a formação de petróleo. Atualmente, a descoberta de suas carapaças é muito importante, pois indica que pode haver petróleo no local. Há técnicos em geologia - pessoas que estudam a origem e as transformações do globo terrestre -, que procuram descobrir, na terra ou no mar, os locais onde se encontram carapaças fósseis desses protozoários.

12 Os ciliados apresentam pequenos filamentos em volta do corpo chamados cílios, com os quais se movimentam e capturam alimentos. Um exemplo desse grupo é o balantídeo, um parasita que vive habitualmente no organismo do porco. Outro exemplo de ciliado é o paramécio, que vive na água doce. balantídeo paramécio

13 Os esporozoários são parasitas e não se locomovem. Um dos mais conhecidos é o plasmódio, protozoário que provoca nos seres humanos a doença conhecida como malária ou maleita. Os esporozoários são parasitas e não se locomovem. Um dos mais conhecidos é o plasmódio, protozoário que provoca nos seres humanos a doença conhecida como malária ou maleita.

14 Doenças causadas por protozoários Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos. Entre elas, estão a amebíase ou disenteria amebiana, a doença de Chagas, a úlcera de Bauru, a giardíase e a malária. Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos. Entre elas, estão a amebíase ou disenteria amebiana, a doença de Chagas, a úlcera de Bauru, a giardíase e a malária.

15 Toxoplasmose A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A transmissão se dá por contato com animais domésticos - principalmente gatos - ou por suas fezes. A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A transmissão se dá por contato com animais domésticos - principalmente gatos - ou por suas fezes.

16 As algas unicelulares eucariontes As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, as algas são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbica no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, especialmente as marinhas.

17 Entre as algas unicelulares eucariontes, o grupo das euglenas, o das crisófitas e o das pirrófitas. Entre as algas unicelulares eucariontes, destacaremos o grupo das euglenas, o das crisófitas e o das pirrófitas.

18 As euglenas são algas unicelulares e clorofiladas que se locomovem através de um flagelo e vivem principalmente na água doce, mas também na água salgada. As euglenas são algas unicelulares e clorofiladas que se locomovem através de um flagelo e vivem principalmente na água doce, mas também na água salgada.

19 As crisófitas, também conhecidas por algas douradas são unicelulares, clorofiladas e vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas que tem o corpo por uma carapaça formada de sílica. As crisófitas, também conhecidas por algas douradas são unicelulares, clorofiladas e vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas que tem o corpo protegido por uma carapaça formada de sílica.

20 As pirrófitas são algas unicelulares e geralmente marinhas. Algumas tem capacidade de emitir luz. Em noites escuras, você poderá ver pontinhos luminosos nas ondas do mar. São pirrófitas do gênero Noctiluca apresentando o fenômeno conhecido como bioluminescência.

21 Certas algas, principalmente as pirrófitas, provocam um fenômeno conhecido como maré- vermelha. Em certas ocasiões, as pirrófitas reproduzem-se exageradamente. Contendo uma grande quantidade delas, a água do mar adquire um coloração avermelhada.

22 Com esse excesso de população, a quantidade de substância tóxica desprendida pelas pirrófitas se torna muito grande e mata milhares de peixes e animais aquáticos. Um caso de maré-vermelha muito comentado no Brasil ocorreu em 1978, na costa dos estados do sul. Análises da água colhida do mar revelaram a presença de cerca de 60 mil algas em cada litro.

23 Morte de peixes, animais marinhos e vegetação aquática devido a maré vermelha.

24 Doença do sono (Tripanossoma gambiense e T. rodosiensi ) Doença do sono (Tripanossoma gambiense e T. rodosiensi ) Doença de chagas (Tripanossoma cruzi) Doença de chagas (Tripanossoma cruzi) Leishmaniose (Leishmania brasiliensis ) Leishmaniose (Leishmania brasiliensis ) Febre da Costa Leste (Theileria parva ) Febre da Costa Leste (Theileria parva ) Amebíase ou disenteria amebiana Amebíase ou disenteria amebiana Úlcera de Bauru Úlcera de Bauru Giardíase Giardíase Mosquito Phebotomus Mosquito Phebotomus Toxoplasma gondii Toxoplasma gondii


Carregar ppt "Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google