A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar."— Transcrição da apresentação:

1 Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.

2 Cnidários

3 Eucarionte Heterótrofos Aquáticos ( marinhos ou dulcícolas) Pluricelulares Realizam relações intra e interespecífica Reprodução assexuada e sexuada (alternância de gerações). Possuem tecidos verdadeiros Possuem células especializadas Sésseis ou fixos Características gerais

4 Morfologia

5 Cnidoblastos São células especializadas presentes nos tentáculos dos cnidários. Essas células possuem substâncias urticantes que auxiliam o cnidário na captura do alimento e na proteção contra possíveis predadores.

6 Morfologia e funcionamento do cnidoblasto. O cnidoblasto é composto por uma cápsula que guarda um filamento urticante chamado nematocisto. Na parte externa desta célula existe um gatilho, que quando acionado libera essa filamento que penetra na presa ou no predador, liberando uma toxina.

7 Alimentação Heterótrofos e carnívoros. É feita através da captura de alimentos que ocorre com o auxílio dos tentáculos. Quando capturado, o alimento, é levado até a abertura da boca. De lá é enviado para a cavidade gastrovascular e digerido parcialmente. Os nutrientes são absorvidos pelas células da mesogléia e terminam a digestão intracelular. Dizemos a digestão dos cnidários é extra e intracelular.

8 Locomoção Jato propulsão Cambalhotas

9 » Assexuada por brotamento » Sexuada com formação de gametas. »Alternância de gerações, apresenta uma fase assexuada e uma fase sexuada.

10 Reprodução/ água viva

11 Reprodução / Pólipo

12 Medusas gigantes

13 As relações entre os seres vivos podem ser harmônicas ou desarmônicas. As harmônicas beneficiam os indivíduos envolvidos, já as desarmônicas prejudicam. Existem relações inter específicas, que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e relações intra específicas que ocorre entre indivíduos da mesma espécies. Relações

14 Protocooperação Relação interespecífica onde as duas espécies se beneficiam.

15 Colônias Relação intraespecífica onde os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, interligados fisicamente.

16 Vespas do mar

17 Corais são cnidários que vivem em colônias e formam recifes de corais. Esses cnidários são pólipos que formam um esqueleto calcário. Corais e recifes


Carregar ppt "Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google