A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amebíase. Conceitos gerais Doença decorrente da infecção produzida por um protozoário intestinal de ampla distribuição geográfica mundial, com elevada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amebíase. Conceitos gerais Doença decorrente da infecção produzida por um protozoário intestinal de ampla distribuição geográfica mundial, com elevada."— Transcrição da apresentação:

1 Amebíase

2 Conceitos gerais Doença decorrente da infecção produzida por um protozoário intestinal de ampla distribuição geográfica mundial, com elevada incidência e em certa proporção acompanhada de casos patológicos graves e eventualmente fatais. Informações gerais: Agente etiológico – Entamoeba histolytica, E. díspar, E. hartmanni e E. coli. Hospedeiros – Homem e outros mamíferos. Formas adquiridas do parasito - Cisto e trofozoíta. Doença decorrente da infecção produzida por um protozoário intestinal de ampla distribuição geográfica mundial, com elevada incidência e em certa proporção acompanhada de casos patológicos graves e eventualmente fatais. Informações gerais: Agente etiológico – Entamoeba histolytica, E. díspar, E. hartmanni e E. coli. Hospedeiros – Homem e outros mamíferos. Formas adquiridas do parasito - Cisto e trofozoíta. Cisto Trofozoíto Trofozoíta

3 Conceitos gerais Histórico Russia 1875, Cientista LOSCH KARTULIS, 150 casos, Disenteria Tropical FAJARDO havia - 2 tipos, E. Histolytica, E. Coli não patogênica. Agente Etiológico e conceitos Entamoeba histolytica e Entamoeba coli. Possui duas formas: Cistos e Trofozoíto móvel. Conceitos sobre a Entamoeba coli Ameba comensal não patogênica ao homem. Vive no intestino grosso. Não invade tecidos. Locomoção por Pseudópodos.

4 Conceitos sobre a Entamoeba Histolytica Patogênica (leva ao óbito, +/_ 70 mil mortes 1992). Invade tecido e fagocita hemácias. Invade tecido e órgãos. 2 Fases - Cística (cistos) e Trofozoíto (Minuta e Magna). Os cistos variam 1 a 8 núcleos. Tanto cistos como Trofozoíto são eliminados nas fezes. Outras formas E. Hartmanni Não patogênica. Parasita do homem. Fagocita bactérias e fungos. E. Díspar Não Patogênica. Morfologicamente idêntica a E. Histolytica (confusão).

5 Transmissão Pela ingestão dos cistos em alimentos como água, frutas, verduras legumes e etc. Sintomas Assintomáticos ou poucos sintomas na maioria dos casos. Período de incubação que varia de 7 a 95 dias. Amebíase invasiva ou a não invasiva Amebíase invasiva – presença dos trofozoítas hematófagos nas fezes. Alterações na mucosa intestinal, dores, febre,leucocitose, evacuações sanguinolentas com muco e presença de anticorpos específicos na circulação. Amebíase não invasiva – Presença de colite não-disentérica, eliminação de fezes com muco e pouco sangue, dores abdominais, constipação e ausência de anticorpos. Diagnóstico – através das fezes com a observação de cistos e trofozítas. IgE aumentado e leucócitos especificos. Transmissão e sintomas

6 Ciclo de vida e profilaxia Profilaxia: Higiene pessoal e dos alimentos, filtragem e fervura da água e saneamento básico.

7 Diagnóstico laboratorial Forma assintomática e não invasiva. Responsável pela formação de cistos infecciosos. Forma resistente no ambiente e responsável pela infecção ao hospedeiro.

8 Conceitos gerais Forma responsável pela manifestação dos sintomas clássicos da amebíase, pois, é a partir desta, que se origina o trofozoíto invasor. Com essa capacidade de invasão gera as inflamações intestinais, causando má absorção, anemia e diarréia crônica. Caracteriza-se também por sua resistência no meio ambiente.

9 Conceitos gerais Esta forma é lábil no ambiente, pois, sofre desidratação levando-o a morte. As formas trofozoítas podem ser encontrados nas fezes. É nessa forma que se multiplicam aumentado a infecção no hospedeiro.

10 Fim.


Carregar ppt "Amebíase. Conceitos gerais Doença decorrente da infecção produzida por um protozoário intestinal de ampla distribuição geográfica mundial, com elevada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google