A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia parasitária. Conceitos sobre parasitologia Introdução Parasitologia é ciência que estuda os parasitas e suas doenças nas relações com o hospedeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia parasitária. Conceitos sobre parasitologia Introdução Parasitologia é ciência que estuda os parasitas e suas doenças nas relações com o hospedeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia parasitária

2 Conceitos sobre parasitologia Introdução Parasitologia é ciência que estuda os parasitas e suas doenças nas relações com o hospedeiro. A biologia parasitária trata-se do estudo dos protozoários e helmintos no que diz reispeito a sua morfologia e ciclo de vida. Conceitos gerais Agente atiológico : Trata-se de um microorganismo capaz de causar uma determinada doença a um hospedeiro. Vetor: É todo ser vivo invertebrado capaz de transmitir de forma ativa, estando ele mesmo infectado ou passiva um agente infectante Hospedeiro: Chama-se hospedeiro a um organismo que se encontra ou que pode ser infectado por um parasita. Classificam-se de duas maneiras: o Hospedeiro definitivo: hospedeiro definitivo é o organismo no qual a vida sexual madura ou a forma adulta do parasita é encontrada. o Hospedeiro intermediário: É um organismo que é exigido para completar o ciclo de vida do parasita.

3 Classificação quanto o hospedeiro Classificação Ectoparasitas: Atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro. Endoparasitas: Vivem no interior do corpo do hospedeiro. Hemoparasitas: Parasita que vive na corrente sanguínea. Classificação quanto ao hospedeiro Parasitas comensais: Não causam efeitos perigosos óbvios ao hospedeiro. Ex. Piolho. Parasitas patogênicos: Podem causar doença severa e a morte do hospedeiro se não houver tratamento. Ex. Malária, Taenia. Parasitas oportunistas: Não causam doença em hospedeiros sadios, mas podem causar doenças severas em pacientes imunodeprimidos. Parasitas obrigatórios: são aqueles que necessitam obrigatoriamente de um hospedero para sua rerodução. Ex: vírus Parasitas facultativos : Não dependem do hospedeiro para sobreviver, e sim optam por parasitá-lo.

4 Giardia Vetor Anopheles Taenia Trichomonas vaginalis

5 Classificação quanto às classes Característica da estrutura locomotora Espécie exemplo Doença Sarcodina ou sarcodíneos Locomoção através de projeções da membrana plasmática denominada pseudópodes. Entamoeba histolytica Amebíase Flagelata ou Mastogophota Locomovem-se através de flagelos. Trypanosoma cruzi Giardia intestinalis Doença de Chagas Giardíase Ciliata Locomovem-se através de cílios. Balantidium coli Balantidíase Sporozoa (esporozoários) Não apresentam estruturas de locomotoras. Plasmodium Malária Classificação dos protozoários Os protozoários são organismos unicelulares, que podem viver isolados ou formar colônias, sendo encontrados em diversos tios de ambientes.

6 Exercícios de fixação 1. (PU-SP) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodínea, Mastigophora, Sporozoa e Ciliophora. A característica considerada para tal classificação é: a)O modo de reprodução. b)A presença ou ausência de carioteca. c)A composição química do pigmento fotossintetizante. d)A estrutura de locomoção. e)A composição química do citoplasma. 2. Os microrganismos denominados Entamoeba histolytica, e Trypanosoma cruzi são parasitas com quais estruturas locomotoras: a)Pseudópodes e cílios. b)Cílios e flagelos. c)Ausência de estrutura de locomoção d)Ambos com flagelos e)Pseudópodes e flagelos

7 3. Quais protozoários abaixo representam respectivamente as seguintes classes: Sporozoa, Sarcodina e Ciliata. a)Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis e Plasmodium. b)Plasmodium, Entamoeba histolytica e Entamoeba histolytica. c)Giardia intestinalis, Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis. d)Entamoeba histolytica, Plasmodium, e Giardia intestinalis. e)Plasmodium, Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis. 4. O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: qual das alternativas abaixo esta corretamente representada pela espécie e classe respectivamente: a)Entamoeba histolytica b)Plasmodium. c)Giardia intestinalis. d)Trypanosoma cruzi e)Balantidium coli. 5. (UFJF-MG) O desenho abaixo representa o Trychomonas vaginalis, parasita que infecta o sistema genital feminino sendo transmitido através do contato sexual ou na utilização de sanitários com pouca higiene. Este protozoário pertence à classe: a)Sarcodina b)Sporozoa c)Mastigophora d)Ciliophora e)Euglenophita


Carregar ppt "Biologia parasitária. Conceitos sobre parasitologia Introdução Parasitologia é ciência que estuda os parasitas e suas doenças nas relações com o hospedeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google