A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1: A formação dos Estados Unidos – as Treze Colônias Objetivo da aula Compreender como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte, destacando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1: A formação dos Estados Unidos – as Treze Colônias Objetivo da aula Compreender como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte, destacando."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1: A formação dos Estados Unidos – as Treze Colônias Objetivo da aula Compreender como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte, destacando as diferenças entre as colônias do norte e as do sul, que posteriormente dariam origem aos Estados Unidos.

2 PARA COMEÇAR... BARACK OBAMA Presidente dos E.U.A BARACK OBAMA Presidente dos E.U.A Em 2008, a eleição de Barack Obama ganhou enorme destaque nos órgãos de imprensa nacionais e internacionais. Sobre esse assunto foi publicado um artigo no portal G1 com a seguinte manchete: Saiba por que a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA é histórica. Considerando que o significado da palavra histórica, nesse contexto, quer dizer marcante na História ou um marco histórico, tente expor uma razão para essa eleição ter sido considerada histórica. Em 2008, a eleição de Barack Obama ganhou enorme destaque nos órgãos de imprensa nacionais e internacionais. Sobre esse assunto foi publicado um artigo no portal G1 com a seguinte manchete: Saiba por que a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA é histórica. Considerando que o significado da palavra histórica, nesse contexto, quer dizer marcante na História ou um marco histórico, tente expor uma razão para essa eleição ter sido considerada histórica.

3 Causas da colonização inglesa no norte da América Contexto histórico: Grandes Navegações (séc. XVI/XVII) Mercantilismo Absolutismo monárquico Reformas Protestantes (Ingl. Anglicanismo) Revoluções Inglesas (Puritana e Gloriosa) Desenvolvimento do Liberalismo Político (J. Locke) Contexto histórico: Grandes Navegações (séc. XVI/XVII) Mercantilismo Absolutismo monárquico Reformas Protestantes (Ingl. Anglicanismo) Revoluções Inglesas (Puritana e Gloriosa) Desenvolvimento do Liberalismo Político (J. Locke) CAUSAS DA COLONIZAÇÃO: 1º) LEI DOS CERCAMENTOS ( séc. XVI ao XIX ) 2º) LEI DOS POBRES (OU CONTRA MENDICÂNCIA) 3º) PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA CONTRA OS NÃO ANGLICANOS (PURITANOS) CAUSAS DA COLONIZAÇÃO: 1º) LEI DOS CERCAMENTOS ( séc. XVI ao XIX ) 2º) LEI DOS POBRES (OU CONTRA MENDICÂNCIA) 3º) PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA CONTRA OS NÃO ANGLICANOS (PURITANOS)

4 COLONIZAÇÃO INGLESA NO NORTE DA AMÉRICA AS TREZE COLÔNIAS COLÔNIAS DO NORTE (Nova Inglaterra) e CENTRO Colonização de povoamento; Mão de obra livre e assalariada; Economia internalizada (pesca do bacalhau; cultivo de cereais; criação de gado; produção de rum) Pequenas e médias propriedades; Comércio Triangular (Treze Colônias -> África -> Antilhas) Colonização de povoamento; Mão de obra livre e assalariada; Economia internalizada (pesca do bacalhau; cultivo de cereais; criação de gado; produção de rum) Pequenas e médias propriedades; Comércio Triangular (Treze Colônias -> África -> Antilhas) COLÔNIAS DO SUL Colonização de exploração (interesses exclusivamente comerciais); Mão de obra escrava; Economia externalizada (produção de tabaco, arroz e algodão) > Chegada dos primeiros escravos de origem africana Latífúndio ( sistema de plantation ) Colonização de exploração (interesses exclusivamente comerciais); Mão de obra escrava; Economia externalizada (produção de tabaco, arroz e algodão) > Chegada dos primeiros escravos de origem africana Latífúndio ( sistema de plantation )

5 COMÉRCIO TRIANGULAR

6 OBSERVAÇÃO: 1º) As Treze Colônias promoviam o Auto-Governo e eram autônomas entre si. 2º)Não havia governo central na América do Norte; 3º) Não havia Pacto Colonial (as Treze Colônias não estavam subordinadas ao monopólio comercial; OBSERVAÇÃO: 1º) As Treze Colônias promoviam o Auto-Governo e eram autônomas entre si. 2º)Não havia governo central na América do Norte; 3º) Não havia Pacto Colonial (as Treze Colônias não estavam subordinadas ao monopólio comercial;

7 Aula 2: O nascimento de uma nação – a independência dos Eua Objetivo da aula: Compreender de que forma as Treze Colônias romperam com o domínio metropolitano e a conquista da independência. George Washington (1732 – 1799) 1º presidente dos EUA George Washington (1732 – 1799) 1º presidente dos EUA

8 Para começar... Foto: comemoração de independência dos EUA (04/07) Por que é costume celebrar a independência dos países? Foto: comemoração de independência dos EUA (04/07) Por que é costume celebrar a independência dos países? Será que podemos falar em: Liberdade? Autonomia? Sentimento de pertencimento à comunidade ou nação? Será que podemos falar em: Liberdade? Autonomia? Sentimento de pertencimento à comunidade ou nação?

9 Causas/antecedentes da Independência dos EUA Guerra dos Sete Anos -> Inglaterra X França; Inglaterra – tentativa de controle das Colônias; Inglaterra – Imposição de Leis (impostos) às Treze Colônias (Açúcar, Selo, Chá etc) Massacre de Boston (1770) Monopólio do Chá (Cia das Indias Orientais) Lei do Selo (todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes da metrópole). 09/1774 – 1º Congresso da Filadélfia (não propôs a indep. das Treze Colônias) Influência das ideias de J. Locke (Direito à rebelião/resistência) Guerra dos Sete Anos -> Inglaterra X França; Inglaterra – tentativa de controle das Colônias; Inglaterra – Imposição de Leis (impostos) às Treze Colônias (Açúcar, Selo, Chá etc) Massacre de Boston (1770) Monopólio do Chá (Cia das Indias Orientais) Lei do Selo (todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes da metrópole). 09/1774 – 1º Congresso da Filadélfia (não propôs a indep. das Treze Colônias) Influência das ideias de J. Locke (Direito à rebelião/resistência)

10 A guerra de independência Aumento de soldados ingleses nas colônias; 05/1775 -> 2º Congresso na Filadelfia (convocação da população para a guerra) 04/07/1776 -> T. Jefferson e o comitê aprovam a declaração de Independência das Treze Colônias > auxílio da França e Espanha aos colonos (apoio à indep.) 19/10/1781 – Inglaterra aceita a independência.

11 A construção da nação 03/10/1783 – Tratado de Paris -> oficialização da autonomia dos EUA 1787 – Promulgação da 1ª Constituição que propunha: a) um sistema republicano; b) com estrutura federalista; c) autonomia dos estados da federação.

12 Aula 3: Revolução Francesa – do absolutismo à queda da Bastilha Objetivo da Aula: Compreender o perfil da sociedade francesa às vésperas da Revolução, analisando o quanto a conjunção entre crise econômica, privilégios da nobreza e do clero, ideais burgueses e anseios populares, confluiu nas eleições para a Assembleia Geral. Objetivo da Aula: Compreender o perfil da sociedade francesa às vésperas da Revolução, analisando o quanto a conjunção entre crise econômica, privilégios da nobreza e do clero, ideais burgueses e anseios populares, confluiu nas eleições para a Assembleia Geral. Queda da Bastilha (14/07/1789) marco inicial da Revolução Francesa

13 Para começar... Por que um filósofo iluminista, do porte de I. Kant, seria abalado pela Revolução Francesa? Será que podemos falar de: a)Concretização dos ideiais iluministas? b)Pavor? Receio? c)Novas resoluções (governo representativo)? Immanuel Kant ( ) Filósofo Iluminista Immanuel Kant ( ) Filósofo Iluminista

14 Do Absolutismo à Queda da Bastilha: Antecedentes da Revolução 1º) A Sociedade Francesa Que é o Terceiro Estado? Tudo. O que ele tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa. Que é o Terceiro Estado? Tudo. O que ele tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa.

15 2º) A Política Francesa Governo de Luis XVI (desde 1774) – Absolutista fundamentado no Direito Divino dos Reis (Teoria de Jacques Bossuet); Não havia parlamento na França, sendo as consultas políticas feitas a um corpo de Ministros Apoiava-se no Clero e na Nobreza Marginalizava a grande massa da população Governo de Luis XVI (desde 1774) – Absolutista fundamentado no Direito Divino dos Reis (Teoria de Jacques Bossuet); Não havia parlamento na França, sendo as consultas políticas feitas a um corpo de Ministros Apoiava-se no Clero e na Nobreza Marginalizava a grande massa da população

16 3º) A Economia Francesa França no governo de Luís XVI: Está praticamente falida a) gastos extravagantes com a Corte b) pagamento de pensões c) gastos ambiciosas (Guerra dos Sete Anos) Luis XVI -> Indica como Ministro das Finanças TURGOT a) Tentou acabar com as corporações de ofício (entrava à industrialização) b) Tentou dinamizar o comércio de cereais; c) Aboliu as corveias reais (entrega de uma parte da produção à Coroa); d) Tentou fazer com que o Clero e a Nobreza pagassem impostos. Luis XVI -> Indica NECKER (banqueiro) a) Torna pública as contas do Estado francês Arrecadação = 503 milhões de libras-ouro Despesas = 629 milhões 36 milhões eram destinados à Corte (com 4 mil pessoas) 12 milhões eram destinados à assistência e educação (25 milhões de franceses) Despesas militares = 165 milhões de libras-ouro Necker foi demitido Luis XVI -> Indica Calone (1783) – retomou o programa de reformas de Turgot e Necker. França no governo de Luís XVI: Está praticamente falida a) gastos extravagantes com a Corte b) pagamento de pensões c) gastos ambiciosas (Guerra dos Sete Anos) Luis XVI -> Indica como Ministro das Finanças TURGOT a) Tentou acabar com as corporações de ofício (entrava à industrialização) b) Tentou dinamizar o comércio de cereais; c) Aboliu as corveias reais (entrega de uma parte da produção à Coroa); d) Tentou fazer com que o Clero e a Nobreza pagassem impostos. Luis XVI -> Indica NECKER (banqueiro) a) Torna pública as contas do Estado francês Arrecadação = 503 milhões de libras-ouro Despesas = 629 milhões 36 milhões eram destinados à Corte (com 4 mil pessoas) 12 milhões eram destinados à assistência e educação (25 milhões de franceses) Despesas militares = 165 milhões de libras-ouro Necker foi demitido Luis XVI -> Indica Calone (1783) – retomou o programa de reformas de Turgot e Necker.

17 3º) A Economia Francesa 1784 – Excesso de chuva – Prejudicou a colheita 1785 – Falta de chuva (uma das maiores secas da história francesa) – Prejudicou a colheita 1786 – Assinatura do Methuen francês Inglaterra -> compravam todo o vinho francês; França -> abria os portos franceses às manufaturas inglesas. Desastre para as manufaturas francesas, já que estas não conseguiram competir com os produtos ingleses Baixa produção de trigo -> aumento do preço do pão nas cidades 1784 – Excesso de chuva – Prejudicou a colheita 1785 – Falta de chuva (uma das maiores secas da história francesa) – Prejudicou a colheita 1786 – Assinatura do Methuen francês Inglaterra -> compravam todo o vinho francês; França -> abria os portos franceses às manufaturas inglesas. Desastre para as manufaturas francesas, já que estas não conseguiram competir com os produtos ingleses Baixa produção de trigo -> aumento do preço do pão nas cidades

18 4º) A Convocação dos Estados Gerais Início de 1789: a crise socioeconômica reflete na política: – Luis XVI renomeia Jacques Necker como seu ministro. – Maio/89: Necker convoca a Assembleia dos Estados Gerais. Essa Assembleia era formada por representantes dos três Estados e não se reunia desde Função: votar possíveis mudanças que melhorassem a situação socioeconômica e política da França. Sistema de votação: cada Estado tinha direito a um voto, o que privilegiava o clero e a nobreza. O 3º Estado defende o voto individual; como tinha maioria dos representantes, conseguiria mudanças em seu favor. Diante do impasse, Luis XVI tenta fechar a Assembleia: – Juramento do Jogo da Péla: os representantes do 3º Estado invadem uma sala do palácio, exigindo uma Constituição. Para isso, formam uma Assembleia Nacional Constituinte. – Guarda Nacional: nas ruas de Paris, a burguesia arma a população contra o rei. – 14/07/89: a população ocupa a Fortaleza da Bastilha. A luta se estende a toda França, inclusive às áreas rurais. Início de 1789: a crise socioeconômica reflete na política: – Luis XVI renomeia Jacques Necker como seu ministro. – Maio/89: Necker convoca a Assembleia dos Estados Gerais. Essa Assembleia era formada por representantes dos três Estados e não se reunia desde Função: votar possíveis mudanças que melhorassem a situação socioeconômica e política da França. Sistema de votação: cada Estado tinha direito a um voto, o que privilegiava o clero e a nobreza. O 3º Estado defende o voto individual; como tinha maioria dos representantes, conseguiria mudanças em seu favor. Diante do impasse, Luis XVI tenta fechar a Assembleia: – Juramento do Jogo da Péla: os representantes do 3º Estado invadem uma sala do palácio, exigindo uma Constituição. Para isso, formam uma Assembleia Nacional Constituinte. – Guarda Nacional: nas ruas de Paris, a burguesia arma a população contra o rei. – 14/07/89: a população ocupa a Fortaleza da Bastilha. A luta se estende a toda França, inclusive às áreas rurais.


Carregar ppt "Aula 1: A formação dos Estados Unidos – as Treze Colônias Objetivo da aula Compreender como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte, destacando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google