A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação Aula Prática 4 Estruturas de Repetição Monitoria 2013.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação Aula Prática 4 Estruturas de Repetição Monitoria 2013.1."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação Aula Prática 4 Estruturas de Repetição Monitoria

2 Roteiro Laços Laços –For –While –Do – while –Laços aninhados –Observações Dúvidas Dúvidas Exercícios Exercícios

3 Laços Laços são comandos usados quando queremos realizar uma tarefa várias vezes, até uma condição ser cumprida. Laços são comandos usados quando queremos realizar uma tarefa várias vezes, até uma condição ser cumprida. Em C, temos 3 tipos de laços: Em C, temos 3 tipos de laços: –For –While –Do – while Os 3 são equivalentes: A mesma coisa pode ser feita usando os 3 tipos. Os 3 são equivalentes: A mesma coisa pode ser feita usando os 3 tipos.

4 Funciona na forma: Funciona na forma: Antes do laço, faça isso; Enquanto isto for verdade, { faça aquilo; incremente o contador; } Laços - For Em C: Em C: for( isso ; isto; incremento) { Faça aquilo; } Se só for executado um comando dentro do bloco, as chaves são facultativas, mas é preferível sempre usar chaves. Podem ser declaradas variáveis dentro do laço, que tem como seu escopo o bloco de comandos. Quando elas saírem do escopo, são destruídas. Isso também vale para os outros dois tipos de laço. Os laços for são indicados quando se sabe exatamente o numero de vezes que o código será iterado. Exemplo For(int i = 0; i< 10;i++) { printf(%d, i); }

5 Laços - While Em C: Em C: While(isso) { Aquilo; } Usado quando queremos repetir uma ação até que uma condição não seja mais verdade. Na condição, não se pode usar variáveis declaradas no bloco, pois a expressão é avaliada fora do bloco. Se a condição for falsa desde o começo, o laço não é executado. Exemplo: while( a >= b ) { a -= b; } Funciona na forma: Funciona na forma: Enquanto isso for verdade, { Faça aquilo; }

6 Funciona na forma: Funciona na forma:Faça{ isso; } enquanto aquilo for verdade. Laços - Do - While Em C: Em C:do{ isso; } while(aquilo); Usado quando queremos executar o bloco pelo menos uma vez, pois a condição é testada ao fim de cada iteração. Na condição, não se pode usar variáveis declaradas no bloco, pois a expressão é avaliada fora do bloco. Obs: o ponto-e-virgula depois do while(condição) é necessário. Exemplo:do{andar(); }while(energia > 0);

7 Laços – Laços aninhados. Laços, por serem comandos, podem ser colocados dentro de outros laços. Assim, podemos aninhar laços dentro de laços dentro de laços dentro de laços... Laços, por serem comandos, podem ser colocados dentro de outros laços. Assim, podemos aninhar laços dentro de laços dentro de laços dentro de laços...Exemplo: For(sala = 1; sala <= 10 ; sala++) { for(mesa = 1; mesa <= 60; mesa++) { Limpar(sala,mesa);}}

8 Laços – Observações Nos 3 tipos de laço, devemos tomar cuidado com a condição: Se ela nunca for falsa, o código entrará num laço infinito, efetivamente travando seu programa. Nos 3 tipos de laço, devemos tomar cuidado com a condição: Se ela nunca for falsa, o código entrará num laço infinito, efetivamente travando seu programa. No laço for, tomar cuidado para não incrementar uma variável no bloco de comandos e no incremento próprio do laço. No laço for, tomar cuidado para não incrementar uma variável no bloco de comandos e no incremento próprio do laço. Novamente: É sempre aconselhável usar um bloco de código ao usar laços, mesmo quando só um comando será repetido. Isso facilita a leitura do código, e elimina possíveis ambiguidades com laços aninhados. Novamente: É sempre aconselhável usar um bloco de código ao usar laços, mesmo quando só um comando será repetido. Isso facilita a leitura do código, e elimina possíveis ambiguidades com laços aninhados.

9 Dúvidas?

10 Exercício 1 Escreva um programa em C que solicita 10 números ao usuário, através de um laço while, e ao final mostre os dois maiores números digitados pelo usuário. Obs: O usuário irá digitar um número por vez. Ex: Entrada: Saida:

11 Exercício 2 Faça um programa que simule uma calculadora que realiza apenas operações de multiplicação e divisão. No entanto, para realizar tais operações, você tem que utilizar apenas adição e subtração (não pode fazer x*y ou x/y diretamente). Dado dois inteiros, retorne o resultado da operação desejada entre eles.

12 Exercício 3 Faça um programa que recebe um numero inteiro N positivo, e imprima todos os números primos que existem entre N e 0. Ex: Entrada: 8 Saída:


Carregar ppt "Introdução à Programação Aula Prática 4 Estruturas de Repetição Monitoria 2013.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google