A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEQUENOS ARTEFATOS DO TEMPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEQUENOS ARTEFATOS DO TEMPO"— Transcrição da apresentação:

1 PEQUENOS ARTEFATOS DO TEMPO
MARIA DOLORES WANDERLEY DEGEO/IGEO/UFRJ

2 A NOÇÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

3 A NOÇÃO DE TEMPO O MITO MEDIEVAL: “Longe, ao norte, numa terra chamada Svithjod, existe uma rocha. Possui cem milhas de altura e cem milhas de largura. Uma vez em cada milênio, um passarinho vem à rocha para afiar seu bico. Quando a rocha tiver sido totalmente desgastada, então, um único dia da eternidade ter-se- á escoado” A noção da magnitude do tempo geológico, ou seja, desde a solidificação da crosta terrestre há 4.5 bilhões de anos até os dias atuais é muito difícil de realizar. Na idade média a influência da igreja reforçava o mito de Adão e Eva, como o momento da criação. A Terra era apenas oum lugar onde tudo começou, mesmo assim alguns estudiosos fizeram cálculos baseados nas gerações que se seguiram, que constam na Biblia e chegaram a um cálculo em torno de anos., entretanto um mito medieval sobre o tempo dava uma noção do tempo como algo muito longo, muito além das vidas humanas.

4 AS ROCHAS E OS FÓSSEIS NELAS CONTIDOS SÃO TESTEMUNHOS DO TEMPO
Aqui nós vemos um corte no tempo mostrando uma paisagem da superfície terrestre e do assoalho marinho, aonde estão ocorrendo eventos geológicos que vão ficar preservados nas rochas. As rochas que vemos nesta imagem fazem parte da crosta terrestre, a crosta continental (emersa e a crosta oceânica submersa) éla é formada de 95% de rochas cristalinas e metamórficas (rochas formadas pela solidificação de um magma em altas temperaturas e pressões. Entretanto 75% das rochas expostas na superfície são as rochas sedimentares) resultado da exposição ao clima: ventos, umidade, calor, frio desgaste das rochas, erosão e transporte dos fragmentos para lugares mais baixos, protegidos onde se acumulam, se compactam e formam como já dissemos as rochas sedimentares. Eventos ígneos (vulcânicos e plutônicos), eventos sedimentares (desagregação, erosão, transporte, acumulação e lituificaçã~)

5 Rochas sedimentares Compactação, perda de água, dissolução de minerais, precipitação e união dos grãos. A presença dos fósseis.

6 Rochas Sedimentares Observar laminação e pistas.

7 Uma ordem de sucessões Leibniz
Voltando ao Tempo “ imagem do movimento, na medida em que imaginamos no movimento o antes e o depois, ou seja, a sucessão” Hobbes Uma ordem de sucessões Leibniz O conceito de tempo usado pelos geólogos é o mesmo dos apresentados por esses filósofos.

8 Rochas sedimentares Numa seqüência sedimentar os estratos inferiores são mais antigos que os superiores

9 Grand Canyon Não sei bem os processos geológicos que soergueram o Grand Canyon nos EUA, mas seus estratos atravessam as três Eras geológicas. Inclue rochas marinhas, vulcânicas.

10 Vulcão Um dos processos formadores das rochas cristalinas é o vulcanismo. Neste processo o magma é expulso do interior da terra para a superfície se resfriando muito rapidamente e originando rochas como vidro vulcânico e escória.

11 Rochas vulcânicas

12 AS ROCHAS E OS FÓSSEIS NELAS CONTIDOS SÃO TESTEMUNHOS DO TEMPO

13 Rochas plutônicas e vulcânicas

14 O interior da Terra

15 A Terra é um planeta inquieto

16 Vulcões e terremotos

17 As placas se movem

18 Movimento divergente

19 Movimento convergente

20 Montanha dobrada

21 Montanha dobrada

22 Desordem das camadas

23 Qual a sucessão dos eventos?

24 Evolução orgânica é irreversível

25 Nanofósseis calcários
Pequenos artefatos do tempo

26 Tamanho: 0,05 a 50m

27 Organismo unicelular

28 Nanofósseis calcários

29 Espécies guias

30 Transporte na coluna d’água

31 Pelotas fecais

32


Carregar ppt "PEQUENOS ARTEFATOS DO TEMPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google