A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow

2 O papel do Direito de Propriedade Industrial na actividade de I&D A actividade de investigação e desenvolvimento tem como principal objectivo, a pesquisa de soluções científicas e técnicas para problemas concretos detectados no donínio da ciência ou tecnologia.

3 d ireitos de a utor + p ropriedade i ndustrial = p ropriedade i ntelectual d ireitos de a utor - relacionam-se com criações intelectuais, trabalhos artísticos, formas de criação pública – livros, artigos, desenhos, pintura, musicas, filmes… p ropriedade i ndustrial – manifesta-se em três grandes domínios > patentes ou modelos de utilidade, > marcas registadas e outros sinais distintivos no comércio > o design protegido por desenhos ou modelos (direitos de propriedade industrial)

4 Propriedade Industrial Diferenciação das empresas e vantagens competitivas Na nova economia, apoiada no conhecimento, no saber fazer e na diferenciação, os direitos de propriedade intelectual ocupam uma importância crescente no valor efectivo das empresas modernas. O valor das invenções/ inovações protegidas, marcam a diferenciação das empresas e estabelecem as respectivas vantagens competitivas. A inovação envolve conhecimetos não só num plano tecnológico mas também na área do marketing, no previsão e interpretação de necessidades, assim como na área da gestão das organizações.

5 Então: EMPRESA Competir pela Diferença Modelos e Desenhos INOVAR NO DESIGN Marcas INOVAR NO MARKETING Patentes e Modelos de Utilidade INOVAR NOS PROCESSOS E PRODUTOS Plano Tecnológico MarketingDiferença na Forma

6 O que é uma patente? Um contrato entre o inventor e a sociedade nos seguites termos: > em troca da revelação dos segredos contidos numa dada invenção, a sociedade concede ao inventor o direito de impedir terceiros de explorarem essa invenção.

7 O que é que se considera invenção? É considerada uma invenção: > uma solução técnica que não pertensa ao estado da arte; > com aplicação industrial; > que não seja obvio para um especialísta na matéria.

8 Protecção por Modelo de Utilidade > Invenções que não pertenção ao estado da arte; > que impliquem actividade inventiva com aplicação industrial; > que consistam em dar a um objecto, uma configuração, estrutura, mecanismo ou disposição da qual resulte o aumento da sua utilidade ou a melhoria do seu aproveitamento.

9 Base de dados sobre patentes: http://www.european-patent-office.org/espacenet/info/acess.htm US5999171 – possibilidade de detecção de posição por sensor ópticoUS4813682 – Uso unicamente de software para captação de posição Tecnologias existentes: Bluetooth; USB; Rato sem fios.

10 Base de dados sobre patentes: http://www.european-patent-office.org/espacenet/info/acess.htm Patente US5926168 – pointeiros de controlo remoto para televisões interactivas. Diferença na tecnologia. US 6275214 – Câmera exterior. Patentes semelhantes

11 Pedido de registo de desenho ou modelo Concilia as funcionalidades do ponteiro-laser com as do rato, tais como apontar, seleccionar, "scroll", aciona o cursor no écran por transmição laser sem recorrer a ecrans especiais, o posicionamento do rato é detectado por uma câmara receptora. xxx xx

12 Como se obtém uma patente? Via Nacional INPI Portugal Exame (INPI) RecusaConcessão Via Europeia OEB FR DE IT GB PT Em território Nacional OEB Através do INPI FR DE IT GB PT Após concessão Exame (OEB) USJP Office US Office JP Concessão ou Recusa Concessão ou Recusa OEB: Entidade afecta ao Instituto Europeu de Patentes

13 Como definir desenhos industriais? Figuras, pinturas, fotografias, gravuras ou qualquer combinação de linhas ou cores ornamentais ou não, aplicadas a um produto, com fim comercial, por qualquer processo manual, mecânico ou químico. O desenho industrial não altera a forma ou configuração exterior do objecto em que é aplicado, mas decora-o de maneira a torna-lo esteticamente mais atraente.

14 Como definir modelos industriais? Formas, padrões, relevos, matrizes e demais objectos que sirvam de tipo na fabricação de um produto industrial, definindo-lhe a forma, as dimensões, a estrutura ou a ornamentação.

15 Condições de protecção de um desenho ou modelo industrial. São objecto de registo quando desenhos ou modelos obedecem às seguintes condições: > Novidade; > ou os que não sendo inteiramente novos, realizem combinações novas de elementos já conhecidos, ou disposições diferentes de elementos já usados, que dêem aos respectivos objectos aspecto geral distinto.

16 Botão direito do rato Roda scroll laser Botão esquerdo do rato Botão que acciona o ponteiro laser

17 O que é a Marca? > É o sinal ou meio que permite a uma pessoa singular ou colectiva destinguir os produtos / serviços dos seus concorrentes. > Podem ser nominativas (formadas por palavras), figurativos (constituídas em exclusivo por desenhos ou figuras) ou mistos.

18


Carregar ppt "Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google