A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO INTERFÁSICO. O núcleo interfásico dos eucariontes é constituído pela carioteca – membrana nuclear, nucleoplasma, cromatina (cromossomos) e nucléolo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO INTERFÁSICO. O núcleo interfásico dos eucariontes é constituído pela carioteca – membrana nuclear, nucleoplasma, cromatina (cromossomos) e nucléolo."— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO INTERFÁSICO

2

3 O núcleo interfásico dos eucariontes é constituído pela carioteca – membrana nuclear, nucleoplasma, cromatina (cromossomos) e nucléolo. Embora a maioria das células eucarióticas sejam nucleadas, existem alguns tipos de células especializadas, no corpo de alguns organismos multicelulares em que o núcleo desaparece durante o período de maturação dessas células, dando origem a células anucleadas. É o caso das hemácias humanas, que são células anucleadas do sangue.

4 Essas células provêm principalmente de células nucleadas da medula óssea vermelha que, durante o processo de diferenciação em hemácias, perdem o núcleo. As células anucleadas têm curto período de vida, havendo necessidade de serem constantemente produzidas e repostas. A presença do núcleo é, portanto, indispensável à maturação da vida. O núcleo, através dos cromossomos, coordena e comanda todas as funções vitais da célula.

5 A interfase é um período de intenso metabolismo, pois a célula está preparando-se para iniciar a divisão. Nesta fase ocorre a multiplicação das organelas e a duplicação do material genético.

6

7 A intérfase é a fase mais longa do ciclo celular. Caracteriza-se pela intensa atividade metabólica da célula e é dividida em três subfases: G1, S e G2. Nos períodos G1 e G2, há produção de RNA e proteínas e no período S ocorre a síntese DNA. É importante considerar que a intérfase é fundamental para a divisão celular, pois possibilita a duplicação do material genético, antes de cada divisão celular, fator importante na transferência da carga gênica de uma célula-mãe para as células- filhas.

8

9 O ciclo celular pára em determinados pontos e só avança se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada por ciclinas e por quinases ciclino-dependentes. Certas células, como os neurônios, param de se dividir quando o eucarioto atinge o estado adulto, mantendo- se durante o resto da vida do indivíduo na fase G0.

10

11

12

13


Carregar ppt "PERÍODO INTERFÁSICO. O núcleo interfásico dos eucariontes é constituído pela carioteca – membrana nuclear, nucleoplasma, cromatina (cromossomos) e nucléolo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google