A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR. MITOCÔNDRIA Formada por 2 membranas. Membrana externa é lisa e controla a entrada/saída de substâncias da organela. Membrana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR. MITOCÔNDRIA Formada por 2 membranas. Membrana externa é lisa e controla a entrada/saída de substâncias da organela. Membrana."— Transcrição da apresentação:

1 MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR

2 MITOCÔNDRIA

3 Formada por 2 membranas. Membrana externa é lisa e controla a entrada/saída de substâncias da organela. Membrana interna contém inúmeras pregas chamadas cristas mitocondriais, onde ocorre a cadeia transportadora de elétrons. Cavidade interna é preenchida por uma matriz viscosa, onde podemos encontrar várias enzimas envolvidas com a respiração celular, DNA, RNA e pequenos ribossomos. É nessa matriz mitocondrial que ocorre o ciclo de Krebs.

4 MITOCÔNDRIA Função: Produção de energia Respiração celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória

5 MITOCÔNDRIA Nas ligações fosfato da molécula de ATP.

6 MITOCÔNDRIA ATP = Adenosina tri-fosfato Armazena nas suas ligações fosfatos a energia liberada na quebra da glicose. Quando a célula precisa de energia para realizar alguma reação química, as ligações entre os fosfatos são quebradas, energia é liberada e utilizada no metabolismo celular.

7 MITOCÔNDRIA Essa molécula é formada pela união de uma adenina e uma ribose aderida a três radicais fosfato Aceptores intermediários de H NAD e FAD são aceptores intermediários de hidrogênio, ligando-se a prótons H+ produzidos durante as etapas da respiração e cedendo-os para o oxigênio, que é p aceptor final de hidrogênios

8 MITOCÔNDRIA Aeróbios: ocorre com a participação do oxigênio. Ele é o aceptor final de elétrons e hidrogênios. Anaeróbios: Também chamado de FERMENTAÇÃO. Acontece sem a utilização de oxigênio. Os aceptores finais dependem do tipo de fermentação. Processos de liberação de energia :

9 MITOCÔNDRIA É o processo de degradação incompleta de substancias orgânicas com liberação de energia e realizada principalmente por fungos e bactérias. Existem diversos tipos de fermentação, que variam quanto ao produto final. No processo de fermentação o aceptor final de hidrogênios é o produto final. Fermentação

10 MITOCÔNDRIA Pode ser de dois tipos: Fermentação Alcóolica Fermentação Láctica Fermentação

11 MITOCÔNDRIA Produtos Finais: etanol, CO2 e 2 ATPs Realizada por leveduras que é utilizada na produção pouco eficaz no que diz respeito à liberação de energia, pois uma molécula de glicose só rende 2 ATPs Fermentação Alcóolica

12 MITOCÔNDRIA – FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA Utilização pelo homem :

13 MITOCÔNDRIA – FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

14

15 MITOCÕNDRIA – FERMENTAÇÃO LACTICA Realizada por bactérias do leite que é empregada na preparação de iogurtes e queijos. Também ocorre em nossos músculos em situações de grande esforço físico. Também rende 2 ATPs por molécula de glicose.

16 MITCÔNDRIA = FERMENTAÇÃO LÁCTICA Produção queijos e iogurtes Utilização pelo homem:

17 MITCÔNDRIA = FERMENTAÇÃO LÁCTICA

18 RESPIRAÇÃO AERÓBICA processo pelo qual a glicose é degradada em CO2 e H2O na presença de oxigênio. Rendimento - é maior do que na fermentação - 38 ATPs por molécula de glicose quebrada.

19 RESPIRAÇÃO AERÓBICA Fases: Anaeróbia (glicólise): não necessita de oxigênio para ocorrer e é realizada no citoplasma. Aeróbia (ciclo de Krebs e cadeira transportadora de elétrons): requer e presença de oxigênio e ocorre dentro das mitocôndrias

20 RESPIRAÇÃO AERÓBICA C6H12O6 + 6O CO2 + 6H2O + 38 ATP Equação geral:

21 GLICÓLISE Quebra da glicose em duas moléculas de piruvato + NADH + ATP

22 Após a formação dos ácidos pirúvicos eles entram na mitocôndria, sendo atacados então por desidrogenases e descarboxilases. Logo, são liberados CO2, que são liberados pela célula e hidrogênios que são capturados pelo NAD. O acetil formado combina-se com a Co-enzima A (Co-A) e a nova molécula (Acetil-CoA) começa o ciclo de Krebs

23 CICLO DE KREBS Ocorre na matriz mitocondrial. Todo carbono responsável pela formação do acetil é degradado em CO2 que é então liberado pela célula, caindo na corrente sanguínea.

24 CICLO DE KREBS Ciclo de Krebs São liberados vários hidrogênios, que são então capturados pelos NAD e FAD, transformando-se em NADH2 e FADH2. Ocorre também liberação de energia resultando na formação de ATP

25 CICLO DE KREBS

26 CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS Ocorre nas cristas mitocondriais. Também chamado de Fosforilação Oxidativa. É um sistema de transferência de elétrons provenientes do NADH2 e FADH2 até a molécula de oxigênio.

27 CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS Os elétrons são passados de molécula para molécula presente nas cristas mitocondriais chamados CITOCROMOS. Quando o elétron pula de um citocromo para outro até chegar no aceptor final (o oxigênio), ocorre liberação de energia que é convertida em ATP.

28 CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS

29 RESUMINDO... Glicólise: 2 ATPs + 2 NADH Formação do Acetil-CoA: 2 NADH + 2 CO2 Ciclo de Krebs: 6 NADH + 2FADH + 2 ATPs + 2 CO2 Cadeia Transportadora de Eletrons:

30 Cadeia Transportadora de Eletróns: NADH - 3 ATPs FADH - 2 ATPs 10 NADH - 30 ATPs 2 FADH - 4 ATPs - 4 ATPs


Carregar ppt "MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR. MITOCÔNDRIA Formada por 2 membranas. Membrana externa é lisa e controla a entrada/saída de substâncias da organela. Membrana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google