A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Processos de Fundição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Processos de Fundição"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Processos de Fundição
PUC Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 2 Processos de Fundição Referências bibliográficas CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II TORRE, J. Manual Prático de Fundição Telecurso Processos de Fabricação.

2 Fundição Processo que consiste em encher com metal fundido as cavidades de um molde no formato e tamanho da peça sólida desejada. Produz de lingotes a peças técnicas. É um processo inicial, ou seja, normalmente requer processos complementares para a finalização da peça. Entretanto, algumas peças podem ser finalizadas apenas com o processo de fundição.

3 Exemplos de peças fundidas

4 Síntese do processo O modelo tem o formato da pela a ser produzida.
As reentrâncias e furos são feitos com os machos adequadamente posicionados no modelo. No processo por gravidade, o conjunto é posicionados em caixa de moldagem bipartida na horizontal. Normalmente a caixa inferior recebe a maior parte da peça e a superior (ou tampa) o canal de vazamento do metal líquido, massalotes, machos de reentrâncias superiores e sobressaltos. Massalote é uma reserva de metal a repor na peça, a fim de se evitar a contração de volume com a solidificação.

5 Sequência de Operações da Fundição em Areia
Fonte: Chiaverini

6 Sequência de Operações da Fundição
Fonte: Chiaverini

7 Processos de Fundição Os processos de fundição são classificados de acordo com condições de preenchimento do molde e também pelo material do molde e tipo de modelagem, os mais comuns são: Fundição por gravidade Molde de areia verde Shell molding Molde metálico Fundição sob pressão, molde metálico Fundição por centrifugação, molde metálico

8 Fundição em Areia Verde (ou simplesmente Areia)
Processo de vazamento por gravidade, com molde feito em areia de fundição. A areia recebe adição de argila e água e, de acordo com a necessidade outros elementos. A mistura umedecida de areia e argila é compactada sobre o molde, numa caixa de moldagem. A compactação pode ser manual ou mecanizada. A granulação da areia deve ser fina o suficiente para promover bom acabamento, mas sem prejudicar a saída de gases produzidos durante o processo.

9 Fundição em Areia - Modelos
Os modelos têm o formato e o tamanho ligeiramente maior da peça, por causa da dilatação térmica e usinagens posteriores. Quando necessário, os modelos contém aberturas para alojamento de machos e massalote. São produzidos por usinagem de diversos materiais, de acordo com a aplicação, ou melhor, reaplicação: Madeira Alumínio Aço Material plástico

10 Fundição em Areia - Machos
Os machos também são de areia e são produzidos numa caixa de macho com dimensões ligeiramente menores que o furo ou reentrância desejada. A caixa de macho pode ser feita de madeira ou metal, por processo de usinagem. Macho Caixa de Macho

11 Caixas de Moldar São feitas de chapas de aço, com nervuras para suportar as pressões de compactação. Não possuem fundo: uma face (que fará divisa com a caixa complementar) é apoiada sobre a superfície de modelagem (uma tábua ou bancada) e a outra face recebe a compactação. Nas extremidades possuem garras para a fixação da parte superior com a inferior.

12 Caixas de Moldar

13 Processo mecanizado


Carregar ppt "Aula 2 Processos de Fundição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google