Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanna Espinola Alterado mais de 10 anos atrás
1
O PROBLEMA POLÍTICO O HOMEM É UM SER POLÍTICO
2
PARADOXOS DA POLÍTICA OS VÁRIOS USOS E SENTIDOS DA PALAVRA POLÍTICA
3
PARADOXOS DA POLÍTICA LUGAR DE ESTUDANTE É EM SALA DE AULA E NÃO NA RUA FAZENDO PASSEATA ESTUDANTE ESTUDA, NÃO FAZ POLÍTICA
4
PARADOXOS DA POLÍTICA OS ESTUDANTES ESTÃO ALIENADOS, NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA
5
PARADOXOS DA POLÍTICA 1º CASO - POLÍTICA ATIVIDADE PRÓPRIA DE CERTAS PESSOAS ENCARREGADAS DE FAZÊ-LA 1º CASO - POLÍTICA ATIVIDADE PRÓPRIA DE CERTAS PESSOAS ENCARREGADAS DE FAZÊ-LA POLÍTICOS PROFISSIONAIS POLÍTICOS PROFISSIONAIS
6
PARADOXOS DA POLÍTICA 2º CASO - POLÍTICA INTERESSE E OBRIGAÇÃO DE TODOS
7
PARADOXOS DA POLÍTICA ATIVIDADE ESPECÍFICA DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA SOCIEDADE OU CONCERNE A TODOS NÓS, PORQUE VIVEMOS EM SOCIEDADE?
8
AFINAL, O QUE É POLÍTICA? ATIVIDADE DE GOVERNO? ADMINISTRAÇÃO DO QUE É PÚBLICO? PROFISSÃO DE ALGUNS ESPECIALISTAS? AÇÃO COLETICA REFERIDA AOS GOVERNOS? TUDO O QUE SE REFERE À ORGANIZAÇÃO E À GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA?
9
POLÍTICA 03 SIGNIFICADOS 1 - SIGNIFICADO DE GOVERNO - DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PODER PÚBLICO, NA FORMA DO ESTADO
10
POLÍTICA 03 SIGNIFICADOS 2 - SIGNIFICADO DE ATIVIDADE REALIZADA POR ESPECIALISTAS (ADMINISTRADORES) E PROFISSIONAIS (POLÍTICOS), QUE DISPUTAM O DIREITO DE GOVERNAR, OCUPANDO CARGOS E POSTOS NO ESTADO
11
POLÍTICA 03 SIGNIFICADOS 3 - SIGNIFICADO (DERIVADO DO ANTERIOR) DE CONDUTA DUVIDOSA, NÃO MUITO CONFIÁVEL, UM TANTO SECRETA, CHEIA DE INTERESSES PARTICULARES E DISSIMULADOS E FREQÜENTEMENTE CONTRÁRIOS AOS INTERESSES GERAIS DA SOCIEDADE E OBTIDOS POR MEIOS ILÍCITOS OU ILEGÍTIMOS
12
PARADOXO DIVERGÊNCIA ENTRE O PRIMEIRO E O TERCEIRO SENTIDO DA PALAVRA 1º ALGO QUE CONCERNE A TODOS 3º AFASTA A POLÍTICA DO NOSSO ALCANCE DIVERGÊNCIA ENTRE O 1º E O 3º É PROVOCADO PELO 2º (POLÍTICA REDUZIDA A AÇÃO DE ESPECIALISTAS)
13
POLÍTICA Visão generalizada da política como algo maléfico, perverso, perigoso, distante de nós, faz com que seja sentida como algo secreto e desconhecido, uma conduta calculista e oportunista Visão generalizada da política como algo maléfico, perverso, perigoso, distante de nós, faz com que seja sentida como algo secreto e desconhecido, uma conduta calculista e oportunista...
14
POLÍTICA Imagem da política como um poder do qual somos vítimas tolerantes – paradoxal:
15
POLÍTICA I nventada pelos humanos como modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transforma-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco – como explicar que seja vista como algo maléfico, distante e violenta?
16
POLÍTICA Inventada como um modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum. Como explicar que seja entendida como algo que não nos concerne?
17
Que acontece a essa invenção humana para tornar-se um fardo de que gostaríamos de nos livrar? Explique.
18
As pessoas que, desgostosas e decepcionadas, não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter afinidades ou cunho políticos, afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando de que as coisas fiquem como estão e, portanto, que a política existente continue tal qual é. A apatia social é, pois, uma forma passiva de fazer política.
19
EXPLIQUE A apatia social é, pois, uma forma passiva de fazer política.
20
POLÍTICA Tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos
21
ETIMOLOGIA Palavra política – grega – ta politika, vinda de polis Polis – Cidade – comunidade organizada, formada pelos cidadãos (polítikos) – pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquetionáveis – isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não deve realizar) Ta política – negócios públicos dirigidos pelos cidadãos
22
POLÍTICA GREGO - PÓLIS (CIDADE) - UNIDADE DE VIDA SOCIAL E POLÍTICA AUTÔNOMA, DA QUAL OS CIDADÃOS PARTICIPAVAM ATIVAMENTE, DECIDINDO SOBRE OS DESTINOS DA CIDADE
23
NÃO GOSTO DE POLÍTICA
24
BERTOLD BRECHT O analfabeto político O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior dos bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio dos exploradores do povo. BERTOLD BRECHT
25
POLÍTICA HOJE ARTE DE GOVERNAR, DE ATUAR NA VIDA PÚBLICA E GERIR OS ASSUNTOS DE INTERESSE COMUM. NÃO SE RESTRINGE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO ESTADO, MAS FAZ PARTE DE NOSSA VIDA, PERMEIA TODAS AS FORMAS DE RELACIONAMENTO SOCIAL: NO TRABALHO, NA ESCOLA, NAS RUAS, NO LAZER E ATÉ NAS RELAÇÕES AFETIVAS
26
O PIOR CASTIGO PARA AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA É QUE SERÃO GOVERNADOS POR AQUELES QUE GOSTAM
27
ATIVIDADE TEXTO Sobre farinhas do mesmo e de outros sacos Questão: Por que não contribui para o bom funcionamento da democracia a idéia tão brasileira de que os políticos são todos iguais?
28
FILOSOFIA POLÍTICA Análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas
29
CONCEPÇÕES DE POLÍTICA AS TEORIAS POLÍTICAS ANTECEDEM E ORIENTAM A AÇÃO AS TEORIAS SÃO FECUNDADAS PELA PRÁTICA POLÍTICA, QUE AS DIRECIONA E AS TRANSFORMA.
30
POLÍTICA NA ANTIGUIDADE GRÉCIA ANTIGA A POLÍTICA NORMATIVA
31
POLÍTICA GREGA Parâmetros para o bom governo Teoria política de natureza descritiva (análise da política de fato) normativa e prescritiva – indica quais são as boas formas de governo Ligação entre ética e política – o bom governo, o regime justo, a cidade boa, depende da virtude do bom governante
32
GRÉCIA CIDADES-ESTADOS (PÓLEIS) ACRÓPOLE (TEMPLO) ÁGORA (PRAÇA) REFORMAS POLÍTICAS: DRÁCON, SÓLON, CLÍSTENES DEMOCRACIA - SÉC. V a. C. - apogeu com Péricles
34
DEMOCRACIA DÉMOI - OS CIDADÃOS DÉMOI - OS CIDADÃOS KRÁTOS - PODER KRÁTOS - PODER O PODER DOS CIDADÃOS FUNÇÃO SOBERANA NÃO CABE A ALGUÉM OU A ALGUNS, MAS À LEI FUNÇÃO SOBERANA NÃO CABE A ALGUÉM OU A ALGUNS, MAS À LEI
35
DEMOCRACIA GREGA NEM TODOS SÃO CIDADÃOS NEM TODOS SÃO CIDADÃOS DIRETA OU PARTICIPATIVA DIRETA OU PARTICIPATIVA 2 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DEFINEM A CIDADANIA: 2 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DEFINEM A CIDADANIA: A) ISONOMIA - IGUALDADE DE TODOS OS CIDADÃOS PERANTE A LEI A) ISONOMIA - IGUALDADE DE TODOS OS CIDADÃOS PERANTE A LEI B) ISEGORÍA - DIREITO DE TODO CIDADÃO DE EXPRIMIR EM PÚBLICO SUA OPINIÃO B) ISEGORÍA - DIREITO DE TODO CIDADÃO DE EXPRIMIR EM PÚBLICO SUA OPINIÃO
36
A INVENÇÃO DA POLÍTICA Gregos e romanos – desfizeram aquelas características da autoridade e do poder – despótico e patriarcal Conjunto de medidas foram tomadas pelos primeiros dirigentes – legisladores – para impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei, senhor de terra, da justiça e das armas, representante da divindade
37
SOFISTAS LEGITIMAÇÃO DO IDEAL DEMOCRÁTICO ARETÉ POLÍTICA MESTRES DA NOVA ARETÉ ENSINAVAM AOS JOVENS A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO MAL INTERPRETADOS
38
PLATÃO OBRAS: A REPÚBLICA, LEIS FASCÍNIO PELA POLÍTICA TENTOU IMPLEMENTAR SUAS TEORIAS POLÍTICAS DESCRÉDITO NA DEMOCRACIA SOFOCRACIA: PODER DOS SÁBIOS
40
OS MALES NÃO CESSARÃO PARA OS HUMANOS ANTES QUE A RAÇA DOS PUROS E AUTÊNTICOS FILÓSOFOS CHEGUE AO PODER, OU ANTES QUE OS CHEFES DAS CIDADES, POR UMA DIVINA GRAÇA, SE NÃO PONHAM A FILOSOFAR VERDADEIRAMENTE
41
A REPÚBLICA MITO DA CAVERNA FILÓSOFO - O QUE SE LIBERTA DAS CORRENTES DOXA (OPINIÃO) - EPISTEME (CIÊNCIA) AÇÃO POLÍTICA - TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS E DA SOCIEDADE A PARTIR DO MODELO IDEAL
42
ESTADO IDEAL EDUCAÇÃO A CARGO DO ESTADO EDUCAÇÃO COLETIVA FIM DA PROPRIEDADE E DA FAMÍLIA EUGENIA - CASAMENTO ENTRE OS MELHORES COMUNISMO
43
ESTADO IDEAL Segundo Platão, o estado ideal deveria ser dividido em classes sociais. Três são, pois, estas classes: a dos filósofos, a dos guerreiros, a dos produtores, as quais, no organismo do estado, corresponderiam respectivamente às almas racional, irascível e concupiscível no organismo humano.
44
ESTADO IDEAL À classe dos filósofos cabe dirigir a república. Com efeito, contemplam eles o mundo das idéias, conhecem a realidade das coisas, a ordem ideal do mundo e, por conseguinte, a ordem da sociedade humana, e estão, portanto, à altura de orientar racionalmente o homem e a sociedade para o fim verdadeiro. Tal atividade política constitui um dever para o filósofo, não, porém, o fim supremo, pois este fim supremo é unicamente a contemplação das idéias.
45
ESTADO IDEAL À classe dos guerreiros cabe a defesa interna e externa do estado, de conformidade com a ordem estabelecida pelos filósofos, dos quais e juntamente com os quais, os guerreiros receberam a educação. Os guerreiros representam a força a serviço do direito, representado pelos filósofos.
46
ESTADO IDEAL À classe dos produtores, enfim, - agricultores e artesãos - submetida às duas precedentes, cabe a conservação econômica do estado, e, consequentemente, também das outras duas classes, inteiramente entregues à conservação moral e física do estado. Na hierarquia das classes, a dos trabalhadores ocupa o ínfimo lugar, pelo desprezo com que era considerado por Platão - e pelos gregos em geral - o trabalho material.
47
A RELAÇÃO ENTRE OS SENTIMENTOS E OS REGIMES POLÍTICOS Gosto pela ordem, pela hierarquia e tradição Monarquia Tendência de pertencer a um grupo e a ele favorecer Oligarquia Egoísmo, exclusivismo, gosto pela riqueza Timocracia Fraternidade, igualdade, solidariedade Democracia Cólera, raiva, fúria Tirania
48
FORMAS DE GOVERNO CRITICA A POLÍTICA DE SEU TEMPO E RECUSA AS FORMAS DE PODER DEGENERADAS
49
FORMAS DE GOVERNO ARISTOCRACIA GOVERNO DOS MELHORES TIMOCRACIA CULTO DA VIRTUDE SUBSTITUÍDA PELO IMPULSO GUERREIRO
50
FORMAS DE GOVERNO OLIGARQUIA EXERCÍCIO DO PODER É DESTINADO AOS MAIS RICOS
51
FORMAS DE GOVERNO DEMOCRACIA O POVO É INCAPAZ DE ADQUIRIR A CIÊNCIA POLÍTICA E QUANDO O PODER LHE PERTENCE PREVALECE A DEMAGOGIA (O QUE CONDUZ O POVO)
52
FORMAS DE GOVERNO DEMOCRACIA TIRANIA PIOR FORMA DE GOVERNO EXERCIDA PELA FORÇA DE UM SÓ E SEM TER POR OBJETIVO O BEM COMUM ANTÍTESE DO MAGISTRADO-FILÓSOFO
53
ARISTÓTELES CRITICOU A UTOPIA PLATÔNICA IMPRATICÁVEL E NÃO-HUMANA SOFOCRACIA - ATRIBUI PODER ILIMITADO A UMA PARTE APENAS DO CORPO SOCIAL AMIZADE E JUSTIÇA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: JUSTO É AQUELE QUE SE APODERA DE PARTE QUE LHE CABE, É O QUE DISTRIBUI O QUE É DEVIDO A CADA UM
55
CIDADÃO BOM GOVERNANTE - VIRTUDE DA PRUDÊNCIA POLÍTICA (PHRONESIS) CAPACIDADE DE AGIR VISANDO O BEM COMUM EXCLUI DA CIDADANIA: ARTESÃOS, COMERCIANTES E TRABALHADORES BRAÇAIS EM GERAL SEM ÓCIO NECESSÁRIA PARA PARTICIPAR DO GOVERNO
56
TIPOLOGIA DAS FORMAS DE GOVERNO
57
CRITÉRIO DA QUANTIDADE: MONARQUIA (GOVERNO DE UM SÓ) ARISTOCRACIA (GOVERNO DE UM PEQUENO GRUPO) POLITÉIA (GOVERNO DA MAIORIA)
58
TIPOLOGIA DAS FORMAS DE GOVERNO CRITÉRIO AXIOLÓGICO (VALOR) FORMAS BOAS VISAM O INTERESSE COMUM FORMAS MÁS VISAM O INTERESSE PARTICULAR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.