A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo:Objetivo: A melhoria contínua de uma atividade, através da eliminação das perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço com um mínimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo:Objetivo: A melhoria contínua de uma atividade, através da eliminação das perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço com um mínimo."— Transcrição da apresentação:

1 Objetivo:Objetivo: A melhoria contínua de uma atividade, através da eliminação das perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço com um mínimo de investimento. O que é KAIZEN ? É uma palavra de origem japonesa cujo significado é mudar para melhor continuamente. Mudar;MelhorarBom;Melhor;Melhoria; Mudar p/melhor Kaizen: Melhoria Contínua

2 O Kaizen é projetado para melhorar continuamente, de forma que novos problemas sejam visíveis. A Dinâmica do Kaizen

3 sempre podem ser melhoradasKaizen depende do entendimento de que as coisas sempre podem ser melhoradas; motivação pequenos ganhosKaizen depende da motivação para colher mesmo os pequenos ganhos decorrentes de mudanças incrementais; processoKaizen enfoca processo, não produto; pensar a longo prazoKaizen depende da habilidade de pensar a longo prazo. Características Associadas à Filosofia e às Pessoas

4 trabalharemem grupoKaizen depende da habilidade das pessoas trabalharem eficientemente em grupo; participaçãoenvolvimento todosKaizen depende da participação e envolvimento de todos; vontade de melhorarKaizen depende da vontade de melhorar as coisas para todos; comprometimentoesforço contínuoKaizen depende de comprometimento e esforço contínuo; Características Associadas à Filosofia e às Pessoas

5 Características Associadas aos Métodos avaliação contínuaKaizen depende de avaliação contínua; disciplinaKaizen depende de disciplina; PDCAKaizen utiliza o ciclo de Shewart (PDCA); documentaçãoKaizen enfatiza o uso de documentação; padronização melhoria do padrãoKaizen depende da padronização da melhor solução e subseqüente melhoria do padrão; gerenciamento visualKaizen utiliza o gerenciamento visual.

6 Kaizen + Padrões = Melhoria Estável Melhoria sem padrões = Instabilidade Estabilização e Padronização Execução do Kaizen Melhoria Contínua e Padronização

7 Manutenção dos Padrões Melhoria dos Padrões Padrão DC A Padrão DC A Plano DC A MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Manutenção e Melhoria dos Padrões

8 Necessário para promover mudanças radicais nos produtos e processos existentes. Esse procedimento é utilizado quando o gerenciamento das melhorias da qualidade não é mais capaz de promover mudanças que possam levar ao alcance das metas propostas. Kaikaku: Melhoria Radical ou Inovação

9 Melhoria Radical –melhoria baseada em inovações –mudança grande e dramática na forma como a operação trabalha. Exemplos: –Introdução de um novo equipamento/processo, automação industrial, informatização; –Implica em: grandes investimentos no curto prazo ; ruptura do modo de operação; saltos de melhoria. Kaikaku: Melhoria Radical

10 Nível do resultado Tempo A S C D A P C D A P C D Kaizen Kaikaku Processo existente Novo processo Kaizen + Kaikaku

11 A3 (Plano de Melhoria/Mudança) 5 Por quês (Five Why´s) Diagrama de Ishikawa (causa-e-efeito) Gráfico de Pareto Brainstorming Kaizen: Ferramentas

12 A3 para Solução de Problemas - Componentes Básicos

13 5 Por quês (Five Why´s) Kaizen: Ferramentas

14 Problema Diagrama de Ishikawa (causa-e-efeito) Mão-de-ObraMáquinaMaterial MétodoMeio AmbienteMedição Possíveis Causas Efeito Kaizen: Ferramentas

15 Gráfico de Pareto Item freqüência ABCDEFGH Kaizen: Ferramentas Ordenação decrescente das causas/fatores de acordo com sua freqüência de ocorrência

16 Brainstorming (tempestade de idéias ) Geração de idéias de forma aleatória com a finalidade de listar todas as possíveis soluções aplicáveis à um determinado problema. 1º Passo: O líder do time identifica o problema a ser solucionado; 2º Passo: O grupo forma um círculo, e cada membro do time, sucessivamente, apresenta uma idéia, que é registrada no quadro. O processo repete-se até que todas as idéias tenham se esgotado. 3º Passo: O time analisa cada uma das idéias do ponto de vista de viabilidade de aplicação até selecionar, consensualmente, a melhor alternativa. Kaizen: Ferramentas

17 Análise Impacto Esforço Impacto Esforço Soluções de Alto Impacto e Alto Esforço Soluções de Alto Impacto e Baixo Esforço Soluções de Baixo Impacto e Alto Esforço Soluções de Baixo Impacto e Baixo Esforço Estas são as melhores soluções !!! Ninguém quer implementar soluções deste tipo !!! Kaizen: Ferramentas


Carregar ppt "Objetivo:Objetivo: A melhoria contínua de uma atividade, através da eliminação das perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço com um mínimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google