A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTIGO. DEFINIÇÃO GRAMATICAL Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTIGO. DEFINIÇÃO GRAMATICAL Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo."— Transcrição da apresentação:

1 ARTIGO

2 DEFINIÇÃO GRAMATICAL Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo. É o que se nota no contraste entre: Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo. É o que se nota no contraste entre: um cidadão / o cidadão um animal/o animal

3 Em função da sua capacidade de generalizar ou particularizar o sentido do substantivo com que se relaciona, o artigo é classificado em definido e indefinido. Gosto muito de animais: queria ter um cachorro, uma gata, uns tucanos e umas araras. Meu vizinho gosta muito de animais: você precisa ver o cachorro, a gata, os tucanos e as araras que ele tem em casa.

4 Caçador é atacado por onça O lavrador Emílio C. M., 54 anos, que mora no município de Jacundá, por muita sorte não foi morto por uma onça. A fera, com cerca de um metro e oitenta centímetros de comprimento, atacou-o quando ele estava fazendo uma caçada na mata. Emílio, que realizava a caçada acompanhado do seu cão, conseguiu matar a onça, porém está na iminência de ficar cego do olho esquerdo. Ele também teve as duas mãos dilaceradas pelo animal. (O Liberal, Belém)

5 Observe que as palavras onça e caçada aparecem mais de uma vez no texto, ambas acompanhadas de artigos diferentes: Observe que as palavras onça e caçada aparecem mais de uma vez no texto, ambas acompanhadas de artigos diferentes:... por muita sorte não foi morto por uma onça...., conseguiu matar a onça, porém está na iminência......, atacou-o quando ele estava fazendo uma caçada na mata. Emílio, que realizava a caçada acompanhado do seu cão,...

6 ARTIGO INDEFINIDO: um, uma, uns e umas GENERALIZA – INFORMAÇÃO NOVA Eu vi um homem correndo da polícia. ARTIGO DEFINIDO: a, o, as e os PARTICULARIZA – INFORMAÇÃO VELHA O homem que vi era um bandido.

7 A anteposição de artigo definido a míopes e carecas não alteraria o significado original dessas palavras no período a seguir: Desde que os primeiros hominídeos se juntaram numa tribo e decretaram que míopes e carecas não entravam, a diferença é tudo aquilo (...). A anteposição de artigo definido a míopes e carecas não alteraria o significado original dessas palavras no período a seguir: Desde que os primeiros hominídeos se juntaram numa tribo e decretaram que míopes e carecas não entravam, a diferença é tudo aquilo (...). Leia as frases abaixo e analise se a presença de artigo definido em O diferenciado indica que se faz referência a todos os iguais: Contradição insolúvel? É aí que entra o diferenciado. O diferenciado é o melhor dos iguais, o diferente que deu certo o diferente que, sendo um de nós, ganha mais dinheiro do que nós. Leia as frases abaixo e analise se a presença de artigo definido em O diferenciado indica que se faz referência a todos os iguais: Contradição insolúvel? É aí que entra o diferenciado. O diferenciado é o melhor dos iguais, o diferente que deu certo o diferente que, sendo um de nós, ganha mais dinheiro do que nós. Na frase Ninguém seria louco de dizer que a bicha do quinto andar é um cara diferenciado, o artigo definido na expressão a bicha poderia ser substituído por um indefinido sem alteração do significado. Na frase Ninguém seria louco de dizer que a bicha do quinto andar é um cara diferenciado, o artigo definido na expressão a bicha poderia ser substituído por um indefinido sem alteração do significado.

8 - A notícia saiu no "The Wall Street Journal": a "ansiedade superou a depressão como problema de saúde mental predominante nos EUA". Para justificar o absurdo, o autor da matéria recorre a um psicoterapeuta e a um sociólogo. O primeiro descreve "ansiedade como condição dos privilegiados - Caso tivéssemos uma condição em vez de condição (l. 03) haveria alteração no sentido global da frase.

9 Sem meias palavras, os peritos dizem algo mais ou menos assim: os americanos estão nadando em riqueza e, como não têm do que se queixar, adquiriram o costume neurótico de desentocar medos irracionais para projetá-los no admirável mundo novo ao redor. Sem meias palavras, os peritos dizem algo mais ou menos assim: os americanos estão nadando em riqueza e, como não têm do que se queixar, adquiriram o costume neurótico de desentocar medos irracionais para projetá-los no admirável mundo novo ao redor. II - O artigo indefinido uns poderia substituir o definido os na linha 07, sem que houvesse alteração no sentido da frase em questão.

10 - Os candidatos à ansiedade são, assim, bem mais numerosos e bem menos ociosos do que pensam o psicoterapeuta e o sociólogo. III - As duas ocorrências do artigo definido o anteposto às palavras psicoterapeuta e sociólogo (l. 21) poderiam ser substituídas por um indefinido sem mudar o sentido da frase.

11 PREPOSIÇÃO PREPOSIÇÃO x ARTIGO

12 Preposição é a palavra invariável que atua como conectivo entre palavras ou orações, estabelecendo sempre uma relação de subordinação. casa de alvenaria Saul com Vanderlei

13 O artigo sempre acompanha um substantivo. O artigo feminino A só pode existir, portanto, antes de um substantivo feminino singular. Portanto, nos demais casos, o A será preposição. O artigo sempre acompanha um substantivo. O artigo feminino A só pode existir, portanto, antes de um substantivo feminino singular. Portanto, nos demais casos, o A será preposição. Emprestei a folha a ela, que se pôs a ler. artigo preposição preposição artigo preposição preposição

14 IMPORTANTE : O a pode ser pronome oblíquo Eu a vi. Eu a encontrei ontem. Nós a compramos com dificuldade.

15 a) A casa está localizada a três milhas daqui. b) Eles devem entregar a mercadoria a qualquer um. c) Entreguei a ela a capa e a bota. d) Dei um presente a esta senhora carente. e) A menina começou a gritar e a mãe nada fez. f) Eu comprei um carro a álcool.

16 Quais são as seis preposições exigidas pelos verbos da língua portuguesa: Quais são as seis preposições exigidas pelos verbos da língua portuguesa: PARA – DE – COM – POR – EM – A


Carregar ppt "ARTIGO. DEFINIÇÃO GRAMATICAL Artigo é palavra que acompanha o substantivo, servindo basicamente para generalizar ou particularizar o sentido desse substantivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google