A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico da Realidade do Programa Acompanhante de Idosos na CRS CO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico da Realidade do Programa Acompanhante de Idosos na CRS CO"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico da Realidade do Programa Acompanhante de Idosos na CRS CO
COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE CENTRO-OESTE COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA ACOMPANHANTE DE IDOSOS Diagnóstico da Realidade do Programa Acompanhante de Idosos na CRS CO Bom dia todos. Em comemoração ao dia internacional do idoso irei apresentar neste seminário o diagnóstico da realidade do Programa Acompanhante de Idosos da região centro oeste

2 DELIMITAÇÃO DO TERRITÓRIO
Subprefeituras/Supervisões Butantã STS Butantã Lapa STS Lapa - Pinheiros Pinheiros Sé STS Sé DELIMITAÇÃO DO TERRITÓRIO 1 2 3 4 CRS Centro Oeste Temos em 1 (verde) a sts Butantã (verde), 2 e 3 (amarelo e azul) Lapa e Pinheiros 4 Sé A região centro oeste é a região mais antiga, onde a cidade começou, no páteo do colégio. Embora seja a menor coordenadoria da cidade, ela é caracterizada por grandes contrastes e desigualdades sociais. Apesar de termos os distritos com o maior IDH, temos áreas com grande concentração de moradores em situação de rua, idosos e favelas ao lado de regiões com alto poder aquisitivo, como no morumbi.

3 Características da CRS CO
4 Subprefeituras: Butantã, Lapa, Pinheiros, Sé 3 de Saúde: Butantã, Lapa – Pinheiros, Sé População Total (2011): hab Moradores em situação de rua: aprox pessoas População CRS CO usuária exclusivamente do SUS 2011 População CRS CO 2011 População faixa etária CRS CO 2011 População de 1470 milhão (9% da população da cidade) Juntando as subprefeituras de Lapa e de Pinheiros temos a região com maior população 600 mil, butuantã e sé em torno de 430 mi. Dividindo a população por faixa etária, um percentual de 16,5% de idosos, que é o maior percentual de idosos da cidade. Fonte: PMSP/SMS/CEInfo, tabwin Prodam - acesso 16/08/2011 POPULAÇÃO 2011: IBGE e Fundação SEADE - PMSP/SMS/CEInfo tabwin acesso 16/08/2011

4 População Segundo Ciclo de Vida
Neste gráfico de pizza, comparando são paulo com a região centrooeste temos uma concentração de idosos (área violeta) e adultos (área verde) No gráfico de coluna, observamos que os idosos, coluna violeta, se concentra principalmente nas supervisões de sé e lapa pinheiros, motivo de iniciarmos a ampliação do programa nestas duas supervisões, em 2008. Fonte primária: IBGE, Censos 2000 e 2010. Elaboração: CEInfo/Gisa, 2011.

5 Pirâmide etária – CRS Centro Oeste – Censo 2010
Na pirâmide etária da centro oeste, do lado direito em azul o sexo masculino e do lado esquerdo feminino a divisão por faixa etária de 5 em 5 anos a gente observa uma larga faixa de adultos, base estreita com menor número de crianças e adolescentes de na faixa de idosos, no pico da pirâmide, uma maior quantidade de idosos acima de 80 anos principalmente por causa das mulheres. Estou com 50 anos, em 10 anos entrarei na faixa etária dos idosos e provavelmente, com aumento da sobrevida dos idosos de 60 e 70 anos, viveremos um período com muito mais necessidade de cuidados, alargando o pico da pirâmide, com muitos octogenários, nonagenários e até centenários.

6 Pirâmide etária – CRS Centro Oeste – Censo 2010
STS Sé STS Lapa/Pinheiros STS Butantâ Pirâmide etária – CRS Centro Oeste – Censo 2010 Aqui vemos as pirâmides por supervisão. Uma base muito estreita na sé e lapa pinheiros, com grande sobrevida de idosos acima de 80 anos principalmente de mulheres e na sts butantã, uma base um pouco mais larga, mas com um afunilamento mais acentuado e ainda poucos idosos acima de 80 anos. Estes padrões acompanha os padrões vulnerabilidade social, sendo a área de lapapinheiros com a menor vulnerabilidade com baixo indice de natalidade e grande número de idosos acima de 80 anos. A sé em segundo lugar,e em terceiro, o butantã, com uma base menos estreita e ainda com poucos idosos acima de 80 anos.

7 Apoio Institucional Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto Temos então as tres supervisões, com 34 UBS e 23 UBS com ESF(mistas e exclusivas), AMA, AMA esp, programas diversos (NASF, PAVS, ESF POP RUA, Residências Terapêuticas que são desenvovidos com as 5 parceiras da região (ASF, Fundação Fac Med, Siro Libanes, Santa Casa e Bom Parto). Configurando um mosaico complexo de gerência, coordenação de programas e atividades, tornando um desafio a integração de todos os equipamentos, serviços, programas e unidades da região.

8 3 OS, 2 AE, 34 UBS 23 ESF 4 DSTAIDS, 20USM, 2CRST UMT, NIR NISA URSI
Unidades com programa acopanhante de idoso 3 OS, 2 AE, 34 UBS 23 ESF 4 DSTAIDS, 20USM, 2CRST UMT, NIR NISA URSI Nas setas verdes, indicando onde as equipes foram instaladas, sendo 7 no total, todas gerenciadas pela ASF, 3 na sé, 3 na lapapinheiros e um no butantã.

9 EQUIPES DO PROGRAMA STS SÉ -URSI Santa Cecília (2005)
STS SÉ-UBS Nossa Sra do Brasil (2008) STS SÉ -UBS Boracea (2008) STS LAPA PINHEIROS -UBS Dr. José de Barros Magaldi (2008) STS LAPA PINHEIROS -UBS Vila Romana (2008) STS LAPA PINHEIROS -UBS Jardim Vera Cruz (2012) STS BUTANTÃ -UBS Butantã (2012) URSI Santa Cecília: onde a idéia surgiu, como uma experiência exitosa da unidade, para dar conta de muitos idosos com dependência funcional para AVD que a URSI atendia, estabelecendo como parceira a ASF, cobrindo as áreas de sé santa cecilia e santana na zona norte (“Anjos Urbanos”) UBS N Sra Do Brasil, Boracea e Magalgi e Vila Romana implantados em 2008 (Acompanhante de Idosos) UBS JD Vera Cruz e UBS Butantã (2012)

10 INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA - REDES
Condições: Depende dos profissionais dos diferentes setores e serviços Necessário confiança, respeito e reciprocidade Ambiente favorável para a comunicação/interação Conhecimento dos recursos existentes Disposição para a cooperação mais do que competição Integrar é formar uma rede da complexidade. Serviços, equipamentos públicos e privados, instituições e programas são integrados em rede pelos diferentes profissionais que trabalham nos diversos setores. Para que esta integração ocorra são necessários as condições.

11 INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA - REDES
Desafios da integração: -Com a UBS onde está sediado -Entre UBS de mesma área de abrangência -Com os outros equipamentos e serviços da CRS -Com os outros equipamentos e serviços da região Com a rede de atenção da pessoa idosa da região Com a rede de suporte social da região

12 INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA - REDES
Estratégias de integração: -compartilhar mesmo público-alvo -discussão de casos entre equipes -reuniões entre equipes reuniões em conjunto nas supervisões e CRS CO fluxos de encaminhamentos planejamento de ações conjuntas compartilhamento de recursos materiais

13 ÊXITO DESAFIO SUS integralidade da atenção ao idoso
integrar equipes e serviços SUS

14 UBS V ROMANA

15 UBS V ROMANA

16 UBS Dr J B MAGALDI

17 UBS Dr J B MAGALDI

18 UBS Jd VERA CRUZ

19 UBS BUTANTÃ

20 UBS BUTANTÃ

21 URSI STA CECÍLIA

22 URSI STA CECÍLIA

23 UBS BORACEA

24 UBS BORACEA

25 UBS N Sra BRASIL

26 UBS N Sra BRASIL

27 ACOMPANHANTE DE IDOSOS
COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE CENTRO-OESTE COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA ACOMPANHANTE DE IDOSOS OBRIGADO!


Carregar ppt "Diagnóstico da Realidade do Programa Acompanhante de Idosos na CRS CO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google