A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO III AS LEIS MORAIS CAPÍTULO I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO III AS LEIS MORAIS CAPÍTULO I."— Transcrição da apresentação:

1 LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO III AS LEIS MORAIS CAPÍTULO I

2 AS LEIS DIVINAS OU NATURAIS

3 I – CARACTERERÍSTICAS DA LEI NATURAL O QUE SERIA A LEI NATURAL?

4 AS LEIS NATURAIS SÃO AS LEIS DIVINAS, ONDE ENCONTRAMOS AS LEIS FÍSICAS QUE PERTENCEM AS CIÊNCIA, AS LEIS BIOLÓGICAS QUE REGEM O FENÓMENO DA MATÉRIA.. AS LEIS MORAIS REGEM OS FENÔNENOS DO ESPÍRITO, ONDE PODEMOS VER OS VEGETAIS, OS MINERAIS, OS ANIMAIS E HOMINAIS

5 AS LEIS SÃO AS AS LEIS SÃO AS MESMAS EM TODOS OS PLANETAS ?

6 AS LEIS NÃO SÃO IGUAIS EM TODOS OS PLANETAS, SÃO APROPRIADAS AO ORBE ONDE VIVEM OUTROS SERES, DE ACORDO COM O GRAU DE EVOLUÇÃO. AS LEIS DE DEUS ESTÃO ESCRITAS EM NOSSA CONSCIÊNCIA, EM ESTADO LATENTE, ASSIM COMO A ASSINATURA DE UM PINTOR ESTÁ PRESENTE EM SUA TELA. DE TEMPOS EM TEMPOS DEUS DÁ OPORTUNIDADE DE CONHECERMOS SUAS LEIS ATRÁVES DE ALGUNS MISSIONÁRIOS QUE DEUS MANDA PARA A TERRA. SÃO ESPÍRITOS EVOLUÍDOS QUE ENCARNAM COM O O BJETIVO DE AJUDAR A HUMANIDADE A PROGREDIR, SÃO ALAVANÇAS PARA O NOSSO PROGRASSO MORAL E INTELECTUAL. ESTE EXEMPLIFICA O QUE PREGA. O MAIOR DELES FOI JESUS. A VERDADE NÃO É COLOCADA AO ALCANCE DE TODOS PORQUE O CONHECI MENTO VEM DE ACORDO COM O TEMPO DE CADA UM.

7 COMO A EVOLUÇÃO SE DÁ A PASSOS LENTOS, UMA ÚNICA EXISTÊNCIA SERIA INSUFICINETE PARA LEVAR AO ENCARNADO O APRENDIZADO QUE NECESSITA PARA SEU PROGRESSO INTELECTUAL, O SEU APRIMORAMENTO MORAL, NEM EVOLUÇÃO ESPIRITUAL NECESSÁRIO SE FAZ QUE O ENCARNADO PERCORRA ESSA JORNADA. QUANDO PREPARADO, TENDO PASSADOS POR TODAS AS EXPERIÊNCIAS QUE SE FAZEM NECESSÁRIAS, ELE ENTÃO É PROMOVIDO, OU SEJA, PASSA PARA OUTRO PLANO, PARA OUTRO ORBE. SUA EVOLUÇÃO É UM PROCESSO CONSTANTE,. NÃO EXISTE UM TEMPO LIMITADO PARA ESSA EVOLUÃO, UMA VEZ QUE DEPENDE DO ENCARNADO, ACELERAR OU RETARDAR O PROCESSO EVOLUTIVO.

8 MORAL

9 MORAL O que seria Moral Tudo que está ligado aos bons costumes é Moral. Moral é a luz que conduz nossa consciência para que possamos distinguir o bem do mal A moral pertence ao domínio do Espírito e da inteligência

10 O BEM E O MAL BEM - É TUDO QUE ESTÁ DE ACORDO COM AS LEIS DE DEUS. O MAL, AO CONTRÁRIO – TUDO QUE CONTARIA AS LEIS DIVINAS INTERESSANTE KARDEC INTERROGAR OS ESPÍRITOS PORQUE DEUS NÃO. CRIOU A HUMANIDADE EM CONDIÇÕES MELHORES OU SEJA, SEM O MAL MORAL OS ESPÍRITOS RESPONDEM QUE DEUS CRIOU O HOMEM SEMPLES E IGNORANTE, E DEU-LHE A ESCOLHA DO CAMINHO, OU SEJA, O LIVRE ARBÍTRIO. O HOMEM NÃO VOLORIZARIA A FELICIDADE SE TUDO LHE FOSSE DADO DE GRAÇA. OU MELHOR, NEM SABERIA O QUE É A FELICIDADE.

11 POSIÇÕES SOCIAIS, UMA NECESSIDADE OU UMA INJUSTIÇA

12 É UMA NECESSIDADE. A HIERARQUIA DAS CLASSES SOCIAIS É IMPORTANTE PARA O AVANÇO DO PROGRESSO PLANETÁRIO. O QUE SERIA DOS ENGENHEIROS SE NÃO EXISTISSEM OS MESTRES DE OBRAS, OS SERVENTES... O PLANETA JAMAIS PROGREDIRIA SE TODOS QUISESSEM SER MÉDICOS, ENGENHEIROS, SEMPRE FOCADOS NUMA ALTA HIERARQUIA. É NECESSÁRIO POR A MÃO NA MASSA. ESTES HOMENS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, NECESSÁRIOS MESMO. SENÃO O PROGRESSO ESTANCARIA.

13 AQUELES QUE NÃO FAZEM O MAL, MAS SE APROVEITAM DELE.... SÃO TÃO CULPADOS COMO SE O TIVESSEM FEITO. EXEMPLOS – ALGUÉM ROUBA UM ANEL DE BRILHANTE, SEI QUE É ROUBADO, E ME APROVITO PARA COMPRÁ-LO A UM PREÇO BEM BAIXO, ORA, SOU TÃO CULPADO COMO SE EU TIVESSE COMETIDO O DELITO. QUANDO CONSIGO REPRIMIR O MAL NÃO HÁ CULPA, AO CONTRÁRIO, É UMA VIRTUDE, PORQUE RESISTIR AO DESEJO DO MAL TENDO TODAS AS CHANCES DE PRATICÁ-LO, SE REPRIMO, HÁ VIRTUDE. JÁ AQUELE QUE NÃO FAZ O MAL POR FALTA DE OPORTUNIDADE, É TÃO CULPADO COM SE O TIVESSE FEITO

14 MINHA POSIÇÃO SOCIAL NÃO ME PERMITE FAZER O BEM.... CORRETO? ERRADO! NÃO HÁ NINGUÉM POR MAIS POBRE QUE SEJA QUE NÃO POSSA FAZER ALGO POR SEU SEMELHANTE. SE NÃO FOR POSSÍVEL MATERIALMENTE, HÁ TANTO A FAZER: CONSOLANDO, OS DESVALIDOS, LEVANDO AMOR E VIBRAÇÕES POSITIVAS AOS ENFERMOS, VISITANDO ASILOS, ENTREGANDO AMOR, CARINHO. COM CERTEZA, O BEM MORAL QUE SE PODE FAZER MUITAS VEZES SUPERA O BEM MATERIAL

15 O MEIO FAZ O HOMEM... NEM SEMPRE. É NECESSÁRIO VER CASO POR CASO. INDIVÍDUOS PODEM NASCER EM UM MEIO PROMÍSCUO DE DELINQUENTES, PERVERTIDOS, MAS MANTER SE ÍNTEGRO. ELE ESTUDA EVOLUI, APRESENTANDO UM CARÁTER RETO. ESSE ESPÍRITO PODERÁ SER UM ENVIADO DO PLANO MAIOR PARA AJUDAR SEUS FAMILIARES A SAIREM DAS VICIAÇÕE, ASSIM COMO PODERÁ TAMBÉM SER UM ESPÍRITO QUE ESTÁ SENDO PROVADO COMO TESTE.

16 LEIS NATURAIS

17 ALÉM DA LEI DO AMOR A LEI NATURAL DEVER SER APLICADA A TODAS CIRCUSTÂNCIAS. VEJAMOS: LEI DE ADORAÇÃO LEI DO TRABALHO LEIS NATURAIS LEI DE ADORAÇÃO LEI DO TRABALHO LEI DA REPRODUÇÃO LEI DA CONSERVAÇÃO LEI DA DESTRUIÇÃO LEI DE SOCIEDADE LEI DO PROGRESSO LEI DE IGUALDADE LEI DE LIBERDADE LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE E OUTRAS LEIS QUE O HOMEM PRECISA COMPREENDER E APLICÁ-LAS PARA SER CHAMADO DE HOMEM INTEGRAL, PLENA MENTE EVOLUÍDO.

18 LEIS NATURAIS AS MAIS IMPORTANTES: AMOR E CARIDADE

19 CAPITULO II LEI DE ADORAÇÃO A adoração não é um ensinamento, mas um sentimento inato, É um sentimento intuitivo de algo superior existe além dele. Muitos dão nomes difentes a Deus, mas isso não importa, dependendo da nação o indivíduo adora a Deus, conforme seu entendimento. ADORAÇÃO EXTERIOR Não há necessidade da manifestação exterior da adoração a Deus. Quando feita para dar bons exemplos, é útil, mas quando mistificada pela intenção vaidosa, é um mal, uma vez que a piedade é apenas aparente. Lembremos do Óbolo da Viúva e das manifestações vaidosas dos fariseus, do publicano e do fariseu. Não existe regras para adorar a Deus, é a voz silente do coração. Há aqueles que fazem da adoração a Deus uma profissão. Serão punidos duramente. São os que têm a religião nos lábios e moedas no coração.

20 ADORAÇÃO COLETIVA É VÁLIDA ? Sem dúvida, de grande valor, pois são vários pensamentos de amor, conectando-se com Deus, aumentando, assim, o poder dos nossos Irmãos do Plano Superior ajudar mais ostensivamente. São vibrações Que emanam amor a todos os necessitados,m tanto do plano físico, como espiritual.

21 A VIDA COMPLEMPLATIVA Tem algum valor? De forma nenhuma. O Homem precisa conviver com a sociedade, portanto é um animal social. Viver solitariamente não traz EVOLUÇÃO

22 A PRECE Leon Denis diz que a prece pode ser lida, sem problemas, mas tem que vir do fundo do coração, mantendo sempre sintonia com Deus. Mas a que agrada mais a Deus é aquela proferida com todo amor, palavras pronunciadas com humildade, revelando a Deus nossas fraquezas, pedindo ajuda com sinceridade, com Fé, Confiança e Amor. Em comunhão com Deus, o homem sempre recebe inspiração dos amigos superiores e ajudam-no nos momentos de provas, de testes a aceitar com resignação, ou a resolver seus problemas.

23 É válido pedir a Deus para perdoar nossas faltas, contudo é necessário que perdoemos Também as faltas dos nossos irmãos. AS BOAS AÇÕES SÃO AS MELHORES PRECES, PORQUE OS ATOS VALEM MAIS DO QUE AS PALAVRAS. PEDRO: - O AMOR É CAPAZ DE APAGAR UMA MULTIDÃO DE PECADOS É valido orar por outras pessoas e pelos Espíritos. É um ato de caridade lembrarmos dos nossos irmãos que passam necessidades. Para os Espíritos. A prece é um bálsamo de Luz, pois os livra muitas vezes do sofrimento.

24 Os sacrifícios físicos nunca agradam a Deus, como o holocausto, auto-flagelo, promessas que sangram o corpo físico e tantos outros sacrifícios religiosos que duraram séculos, como as várias guerras religiosas. Os sacrifícios físicos nunca agradam a Deus, como o holocausto, auto-flagelo, promessas que sangram o corpo físico e tantos outros sacrifícios religiosos que duraram séculos, como as várias guerras religiosas. O sacrifício do animal também é uma barbárie, como queimá-los diante do altar e em outros lugares. O sacrifício do animal também é uma barbárie, como queimá-los diante do altar e em outros lugares.

25 CAPÍTULO III A LEI DO TRABALHO

26 A IMPORTANCIA DO TRABALHO Este garante o sustento e a sobrevivência. Obterás o pão com o suor de teu rosto – Jesus O trabalho ajuda no desenvolvimento da inteligência, por mais simples que seja O TRABALHO É O MAIOR RESPONSÁVEL PELO PROGRESSO DO NOSSO PLANETA. Entende-se por trabalho as ocupações não somente físicas, do plano dos encarnados, mas também no plano dos Espíritos, porque lá eles também trabalham, estudam, escrevem, Desenvolvem trabalhos tecnológicos e outros, às vezes, bem superiores aos nossos da Terra.

27 Por que o homem trabalha? Para o homem é uma expiação, um meio de aperfeiçoar sua inteligência NOS MUNDOS MAIS APERFEIÇOADOS HÁ TAMBÉM O TRABALHO, MAS A NATUREZA DO TRABALHO É RELATIVA A NATUREZA DAS NECESSIDADES. QUANTO MENOS NECESSIDADES MATERIAIS, MENOS MATERIAL É O TRABALHO DOS EXTRA TERRESTRES. Nada existe sem trabalho. Nunca haverá ociosidade Que seria um suplício, e não um benefício. Nestes mundos ninguém passa necessidades. O mais forte ajuda o mais fraco

28 TRABALHO DOS ANIMAIS Apesar dos animais trabalharem, não há progresso, seu trabalho é limitado a sua conservação (espécie). Mas um veterinário e espírita, dono de um Centro onde curam animais contam-nos que muitos animais se suicidam por desprezo e depressão. ESTA É A MAIOR PROVA QUE PODEMOS TER QUE O AMOR É O MAIOR TESOURO DO UNIVERSO.

29 LIMITE DO TRABALHO O REPOUSO É UMA LEI DA NATUREZA Há um limite para o trabalho. O homem deve saber quando parar, ou seja se sentir que já não tem mais energias vitais para continuar trabalhando. A aposentadoria não é só uma Lei Humana, mas também Divina. Se o mais forte, o superior obrigar o mais fraco a continuar trabalhando, escravizando-o, mesmo na velhice terá que pagar muito caro. Mas o que fará o velho que precisa trabalhar para viver e não pode? O forte deve trabalhar para o fraco: na falta da família, a sociedade deve ampará-lo: é a lei da caridade.

30 E AQUELE QUE APESAR DE IDOSO, CONTINUA TRABALHANDO PARA AUMENTAR SEUS RECUESOS FINANCEIROS - AMBIÇÃO ESTE ESTARÁ AGINDO CONTRA A LEI DA NATUREZA, PORQUE SERÁ VÍTIMA DE DOEÇAS NÃO PROGRAMADAS NO PRETÉRITO, MAS PRODUZIDAS PELO PRÓPRIO INDIVÍDUO. SERÁ RESPONSÁVEL PELO MAL QUE ACOMETE A SI MESMO, DEVIDO SUA AMBIÇÃO. SE ELE TIVESSE QUE DESENCARNAR COM 85 ANOS, E DESENCARNA COM 75, TERÁ QUE PRESTAR CONTAS PELOS 10 ANOS QUE ADIANTOU NO SEU DESENCARNE. (MORTE PREMATURA)

31 MUITA PAZ A TODOS !!!

32 LIVRO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC LIVRO III – CAPÍTULOS DE I A III IMAGENS – INTERNET FORMATAÇÃO – SUELY DOS ANJOS


Carregar ppt "LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO III AS LEIS MORAIS CAPÍTULO I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google