A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cubismo 9° Ano 2° Bimestre. Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cubismo 9° Ano 2° Bimestre. Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Cubismo 9° Ano 2° Bimestre

2 Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.

3 Cubismo É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

4 Cubismo O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

5 Cubismo - Principais características: - geometrização das formas e volumes; - renúncia à perspectiva; - o claro-escuro perde sua função; - representação do volume colorido sobre superfícies planas; - sensação de pintura escultórica; - cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

6 Cubismo O cubismo se divide em duas fases: – Cubismo Analítico - (1909) – Cubismo Sintético - (1911)

7 Cubismo Analítico Caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

8 Picasso, Les Mademoiselles d'Avignon

9 Pablo Picasso – The Guitar Player, 1910

10 Cubismo Sintético Reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.

11 Braque, Le Jour

12 Pablo Picasso – Glass and Bottle of Suze, 1912

13 Cubistas e artistas com obras cubistas Pablo Picasso Georges Braque Juan Gris Kazimir Malevich Robert Delaunay Diego Rivera

14 Pablo Picasso ( ) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre , que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre , o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles dAvignon começa a elaborar a estética cubista.

15 Pablo Picasso - Le Gourmet, 1901 Pablo Picasso - La vie Life, 1903 Picasso – Fase Azul

16 Picasso – Fase Rosa Pablo Picasso - Harlequin Family, 1905 Pablo Picasso - The Girl with a Goat, 1906

17 Pablo Picasso Podemos destacar, também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.

18 Pablo Picasso Guernica – 1937

19 Georges Braque Georges Braque foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai.

20 Georges Braque Man with a Guitar – 1911 Georges Braque Houses at L'Estaque

21 Pintores Cubistas - Brasil Tarsila do Amaral - ( ). Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. Em 1923, a artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo.

22 Nessa fase, ligou-se a importantes artistas do modernismo europeu, tais como Fernand Léger, Picasso, De Chirico e Brancussi, entre outros. Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica. A ela pertence à tela Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa Antropófago. Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.

23 Tarsila do Amaral, Operários

24 Obras de Tarsila do Amaral

25 Rego Monteiro - ( ). Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou- se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus. Pintores Cubistas - Brasil

26 Vicente do Rego Monteiro - Deposição, 1966 Óleo s/ tela x 134 cm

27 Vicente do Rego Monteiro, "Os Calceteiros", 1924

28 Créditos: Texto: Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário


Carregar ppt "Cubismo 9° Ano 2° Bimestre. Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google