A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIP – Universidade paulista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIP – Universidade paulista"— Transcrição da apresentação:

1 UNIP – Universidade paulista
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Revisão Bibliográfica, Citações e Referências Bibliográficas

2 Aspectos Gerais: Pesquisa & Monografia
Aula Anterior: Tema e problema; Introdução; Objetivos; Justificativa; Próximo Passo: Revisão Bibliográfica Normas para citações (NBR :2002) – Citações em documentos – Apresentação. Referências Bibliográficas (NBR6023:2002) – Referências – Apresentação.

3 Revisão Bibliográfica: Pesquisa & Monografia
Fundamentos da Revisão Bibliográfica: Deve possuir consistência em relação ao tema escolhido; Não se trata de um rol de citações; Deve-se fazer uma ligação entre a bibliografia pesquisada e o problema estudado; Aspectos Importantes da Revisão Bibliográfica: Em relação ao Tema escolhido, o que já foi feito por outros autores? Em relação ao problema proposto, o que já foi realizado por outros autores? Em que o seu trabalho difere dos outros?

4 Revisão Bibliográfica: Pesquisa & Monografia
Aspectos Importantes da Revisão Bibliográfica : Qual a contribuição que seu trabalho dará ao tema e problema propostos? Usar citações recentes (até 10 anos atrás) a menos que seja um trabalho clássico e imprescindível de ser citado; A revisão bibliográfica é contínua, só termina com a defesa do trabalho; Aspectos Importantes da Revisão Bibliográfica: É um dos itens mais discutidos (juntamente com a metodologia empregada, resultados obtidos e conclusões) nas defesas de pós- graduação e trabalhos de conclusão de curso; Possui geralmente uma extensão mínima de 20 páginas dependendo da titulação requerida;

5 Normas para Citações: Pesquisa & Monografia
Citação: Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002, p.1), citação é a “menção no texto de uma informação extraída de outra fonte”; Pode ser uma citação direta, citação indireta ou citação de citação, de fonte escrita ou oral; A NBR 10520:2002 define os parâmetros para a apresentação de citações em documentos; Tipos de Citação: Citação Direta: É quando transcreve-se o texto utilizando as próprias palavras do autor. A transcrição literal virá entre “aspas”. Exemplo Segundo Vieira (1998) o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

6 Normas para Citações: Pesquisa & Monografia
Tipos de Citação : Citação Indireta: É a reprodução de idéias do autor. É uma citação livre, usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto. Contudo, a idéia expressa continua sendo de autoria do autor consultado. Exemplo O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA, 1998). Tipos de Citação: Citação de Citação: É a menção de um texto ao qual não houve acesso, mas que tomou conhecimento por citação em um outro trabalho. Usa-se a expressão latina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. Exemplo Porter (apud CARVALHO e SOUZA, 1999) considera que “a vantagem competitiva ...”.

7 Normas para Citações: Pesquisa & Monografia
Citação no Texto: Até 3 linhas: Aparece normalmente como parte do texto. Mais de 3 linhas: recuo de 4 cm para todas as linhas, a partir da margem esquerda, com letra menor (fonte 10) que a do texto utilizado e sem aspas. Observação: caso haja mais que 3 autores usar a expressão et al. no texto (por exemplo, Drucker et al. (2001). Citação no Texto: Exemplo Drucker (1997) chama a nova sociedade de sociedade capitalista. Nesta nova sociedade: O recurso econômico básico – os meios de produção, para usar uma expressão dos economistas – não é mais...

8 Normas para Citações: Pesquisa & Monografia
Sistemas de Chamada das Citações: Sistema numérico: quando é utilizado o número ao invés da data. Essa numeração deve ser única e consecutiva para todo o documento ou por capítulos. Exemplo Segundo Stewart, “o capital humano é a capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais...”5 Sistemas de Chamada das Citações: Sistema autor-data: quando é utilizado o sobrenome do autor acompanhado da data do documento. Exemplo Conforme Stewart (1997) “o capital humano é a capacidade, conhecimento, habilidade...”.

9 Normas para Citações: Pesquisa & Monografia
Sistemas de Chamada das Citações: No sistema autor-data deve ser observado, segundo a ABNT: Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; Exemplo Segundo Cintra, O. (1998)... Conforme Cintra, A. (1998)... Sistemas de Chamada das Citações: As citações de diversos documentos e o mesmo autor, publicados no mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espaço; Exemplo Na concepção teórica de estratégias de leitura apresentada em análise documentária... (CINTRA, 1987a). O domínio da estrutura textual... (CINTRA, 1987b).

10 Referências Bibliográficas: Pesquisa & Monografia
É o conjunto de elementos que permitem a identificação da citação feita ao longo do texto de monografia. Observação Importante: Toda citação no texto deve ser acompanhada da respectiva referência (ideal ao escrever a citação escrever a referência); Referências Bibliográficas: A NBR6023:2002 define os parâmetros para a apresentação das referências bibliográficas. Informações Indispensáveis (na sequência): Autor Título Edição Local de Publicação Editora Data de Publicação

11 Referências Bibliográficas: Pesquisa & Monografia
Modelos de Referências: Livro como um todo: COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Avaliação de empresas. São Paulo: Makron Books, 2000. Modelos de Referências: Capítulo de Livro sem Autoria Especial (Autor do Livro é o mesmo Autor do Capítulo): DRAGOO, Boo. Uma nova visão dos negócios. In: ___. Guia da Ernest & Young para gerenciar o lucro em tempo real. Rio de Janeiro: Record, cap.10, p.93–100.

12 Referências Bibliográficas: Pesquisa & Monografia
Modelos de Referências: Capítulo de Livro com Autoria Especial (Autor do Livro não é o mesmo Autor do Capítulo): ROY, Bernard. The outranking approach and the foundations of electric methods. In: COSTA, C. A. Reading in multiple decision aid. Berlim: Springer-Verlag, p Modelos de Referências: Trabalho Apresentado em Congresso: PATON, Claudecir. O uso do scorecard como um sistema de gestão estratégica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 6., 1999, São Paulo. Anais... São Paulo: FIPECAFI, CD. Observação: Nos sobrenomes que acompanham “filho”, “neto”, “sobrinho” esses devem ser grafados junto aos sobrenomes (ex: COSTA NETO, Francisco.)


Carregar ppt "UNIP – Universidade paulista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google