A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

2 PROJETO DE PESQUISA - ELABORAÇÃO
# Anteriormente à formatação de um projeto, relatório final de pesquisa, monografia, dissertação ou tese, é necessária a aprendizagem da forma de redação de textos científicos. # Serão demonstradas aqui algumas regras usuais e outras normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a redação de textos. # A forma de redação deve ser simples e clara, obedecendo apenas a determinadas regras (para aumentar a probabilidade de o leitor compreender o que foi escrito, a simplicidade deve ser o principal objetivo).

3 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# Evitar a utilização das primeiras pessoas do singular (eu) e do plural (nós). ... desenvolvi um produto inovador ... ... foi desenvolvido um produto inovador ... ... desenvolvemos um sistema elétrico ... ... desenvolveu-se um sistema elétrico ... ... podemos refazer o sistema mecânico ... ... pode-se refazer o sistema mecânico ... ... coloquei uma engrenagem adicional ... ... foi colocada uma engrenagem adicional ...

4 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# Não se deve utilizar palavras ou expressões coloquiais (empregadas no cotidiano) em um texto científico. ... o cliente foi colocado cara a cara com o produto ... ... foi apresentado o produto ao cliente ... ... o gerente ficou enlouquecido com o resultado ... ... o cliente demonstrou satisfação com os resultados ... ... e o programa rodou e ficou bem legal ... ... os testes de software foram bem-sucedidos ... ... a máquina não travou nunca na empresa... ... o microcomputador não apresentou deficiências operacionais ... ... o cara não gostou do programa porque deu pau ... ... o usuário manifestou insatisfação devido à falha do software ... ... a máquina é só para 110 volts ... ... a máquina não é adaptável a tensões diferentes de 110 volts ...

5 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# Evite utilizar em demasia palavras repetidas ou com a mesma sonoridade. ... a apresentação do software na palestra foi apresentada por ... ... a apresentação do software na palestra foi realizada por ... ... o sistema, que foi concebido como um sistema ... ... o sistema, que foi concebido como uma ferramenta ... # Todas palavras em língua estrangeira devem, em um texto científico, ser em itálico. ... o software tem por finalidade otimizar o sistema ... ... o link de transmissão de dados estava ativado ...

6 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# Quando se elabora um texto científico é usual a utilização de citações. # Partes retiradas de textos de outros autores tornam-se fundamentais porque embasam ou reforçam o posicionamento do autor do novo texto. # Auxilia na fundamentação teórica, bem como proporciona uma ferramenta para construção de novos textos. # Fornecimento de fontes alternativas de consulta para os leitores (visa o esclarecimento ao assunto em discussão ou reforço à ideia do autor). # Seu uso não deve ser feito em demasia (recurso para mencionar as fontes de informações obtidas e indicar a documentação que serviu de base à pesquisa).

7 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
1. Os voltímetros são instrumentos destinados a medida da tensão elétrica, em circuitos de corrente contínua ou alternada. A utilização destes instrumentos se dá pela conexão em paralelo ao circuito, no ponto onde se deseja medir a tensão, portanto, Kushnir refere que “Há grande variedade de voltímetro que são empregados em medidas conforme a aplicação necessária, mas basicamente são divididos em duas classes, os voltímetros de bobina móvel e os de indicação numérica” (1978, p. 40). 2. Os voltímetros são instrumentos destinados a medida da tensão elétrica, em circuitos de corrente contínua ou alternada. A utilização destes instrumentos se dá pela conexão em paralelo ao circuito, no ponto onde se deseja medir a tensão, portanto. “Há grande variedade de voltímetro que são empregados em medidas conforme a aplicação necessária, mas basicamente são divididos em duas classes, os voltímetros de bobina móvel e os de indicação numérica” (KUSHNIR, 1978, p. 40).

8 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# A regra básica para indicar-se a autoria de uma citação direta consiste na indicação do sobrenome do autor seguido do ano de publicação da obra e a página de que foi retirada. # Quando o sobrenome do autor é referido dentro do parágrafo, a menção é feita com a primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo acrescidas do ano de publicação e página entre parênteses. Bezerra Filho (1990, p.45) # Quando não for realizada menção do autor dentro do parágrafo, a citação deve ser feita com o sobrenome do autor totalmente em maiúsculas entre parênteses seguido do ano de publicação da página. (KUSHNIR, 1978, p.40)

9 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (1) Citações longas (com mais de 3 linhas) devem obedecer às seguintes regras: Deve ser feito um recuo de 4cm da margem esquerda (para todo texto da citação) mantendo-se o recuo do parágrafo no texto da citação. Antes e após o texto citado deve-se deixar dois espaços duplos. Utiliza-se espaço simples entre as linhas. O texto não deve estar entre aspas duplas. O tamanho da fonte deve ser menor do que está sendo utilizado no texto principal. Quando ocorrer a necessidade de suprimir-se trechos dentro do texto citado, deve-se fazer a indicação com reticências entre colchetes.

10 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (2) Ao ser necessário suprimir trechos ou palavras no início ou final do texto citado, também se deve utilizar reticências entre colchetes anteriormente à palavra inicial ou final da citação.

11 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (3) O autor do novo texto pode, também, fazer acréscimos ou comentários dentro da própria citação para esclarecer, complementar ou adjetivar a ideia do autor citado, para isto devendo-se utilizar o texto adicionado entre colchetes.

12 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (4) Se for importante o realce de alguma parte do texto da citação para uma melhor compreensão por parte do leitor pode-se efetuá-lo indicando-se “grifo nosso” após os dados da obra.

13 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (5) Se existir algum realce que foi realizado pelo autor do texto original a ser citado deve-se referir isto como “grifo do autor”, após a indicação dos dados da citação.

14 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (6) Quando se quer citar informações obtidas em palestras, seminários ou congressos, o procedimento é colocar entre parênteses a expressão (informação verbal), referindo-se à fonte em uma nota de rodapé.

15 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (7) Há casos onde se faz necessária a indicação de que o texto de uma obra foi traduzido pelo pesquisador. Para tanto deve-se incluir após a chamada da citação a expressão: tradução nossa, entre parênteses.

16 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (8) CITAÇÃO INDIRETA – é promovida uma transcrição não literal de palavras ou trechos de uma obra (mantendo-se fielmente as ideias do autor), mas escritas em outras palavras. 1. Quando estiver no corpo do texto Silva (2003) 2. Quando estiver fora do texto (SILVA, 2003)

17 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# (9) Apesar de parecer simples, na verdade, este recurso exige muita reflexão e raciocínio construtivo para ser empregado. # Ao construir-se uma citação indireta deve-se ter por base as ideias de outros autores e enriquecê-las com outros argumentos que as tornem mais aproveitáveis para a compreensão do leitor (substituindo ou acrescentando novos elementos ao texto original). # O texto não deve estar entre aspas duplas, somente sendo feita a indicação do sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

18 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# Muitas vezes o pesquisador não tem acesso a determinadas obras importantes (devido a tais obras estarem esgotadas ou por ser difícil a visitação de bibliotecas que as possuam. # É possível utilizar-se partes dos textos constantes nestas obras apesar de não se tê-las fisicamente para consulta. # Basta que determinado autor tenha citado estes textos no decorrer da obra. # (10) CITAÇÃO DE CITAÇÃO – permite a transcrição de trechos de textos (a que não se teve acesso direto), e que foram citados em outras obras.

19 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# CASOS ESPECIAIS QUE ENVOLVEM CITAÇÕES – existem situações que podem ocorrer durante a formatação de um texto, e que podem representar um problema de diferenciação entre autores e obras. Havendo mais de uma obra do mesmo autor que foi publicada no mesmo ano, e que deverá ser indicada em uma citação, deve-se indicar uma letra após a data. (ROMANO, 1997a) (ROMANO, 1997b)

20 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
2. Se houver coincidência de sobrenomes pode-se utilizar a inicial do prenome dos autores a serem citados. (CASTELLI, A., 1998) (CASTELLI, C., 1998) 3. Ocorrendo, ainda, coincidência em relação à inicial do prenome dos autores, indica-se o prenome por extenso. (WILKER, Eduardo, 2000) (WILKER, Elídio, 2000) 4. Citações indiretas de diversas obras da mesma autoria, publicados em anos diferentes e referidos simultaneamente, têm as datas separadas por vírgula. (KARL, 1997, 1999, 2002) (SILVA; JURAN; COSTA; 1977, 1999, 2000)

21 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# NOTAS DE RODAPÉ – recurso utilizado para oferecer ao leitor maior conforto e acesso imediato a informações complementares ao texto. # No final de cada página poderão ser disponibilizadas diversas informações que auxiliarão o autor a explicar ou esclarecer pontos e trechos que são secundários (porém indispensáveis à compreensão por parte do leitor. Notas de referência – indicam as fontes (bibliográficas e documentais) utilizadas no texto (ou que podem sugerir ao leitor a busca por maiores informações através de consultas adicionais). Notas explicativas – constituem-se de explicações, observações, comentários, esclarecimentos sobre siglas utilizadas no texto) # As notas de rodapé devem estar separadas do texto por um traço de 3cm a partir da margem esquerda

22 REGRAS USUAIS PARA TEXTOS CIENTÍFICOS
# ILUSTRAÇÕES – elementos que têm por finalidade auxiliar o autor a fundamentar o texto através da apresentação sistematizada de dados e parâmetros. # Oportuniza uma maior compreensão daquilo que está sendo demonstrado no texto. Tabela – deve ser numerada consecutivamente com algarismos arábicos colocados posteriormente à palavra tabela.


Carregar ppt "NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google