A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meteoro...3:00 http://www.youtube.com/watch?v=Vpw_cYacmeM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meteoro...3:00 http://www.youtube.com/watch?v=Vpw_cYacmeM."— Transcrição da apresentação:

1 Meteoro...3:00

2 É bom saber que meteoro é um dos corpos celestes que se encontra no espaço sideral. A ciência que estuda o Universo é a Astronomia, mas existem outras ciências que contribuem para o aprimoramento do conhecimento acerca do Universo. Em suma, existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteroides, cometas, estrelas, meteoros, meteoritos, planetas e satélites.

3 Proporções em imagens...1:58
Entre os maiores astros do Universo esta o VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra. Proporções em imagens...1:58

4 Na semana passada... Foi apenas uma coincidência... JN 15fev12...4:13
Mas fez muito estrago...JN 16fev12...2:55

5 Diferença entre os corpos celestes...1:45
Rep.Br. Diferença entre os corpos celestes...1:45 Foi Fantástico...2:27

6 Porém, no Brasil, existem fenômenos naturais que causam mais estragos
Até CGr...1:35

7 As desgraças estão aumentando... Jabour ...1:15

8 O tema desperta paixões religiosas... “explosão de sentimentos”...

9 Talvez esteja ocorrendo um atraso???
Não era para ser dezembro 2012??? ...1:19

10 Crenças e corpos celestes...
Já caiu no ENEM... Crenças e corpos celestes...

11 1. (Enem 2008) - A Ema O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu. Segundo o mito guarani, o Cut'uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupis-guaranis utilizam o Cut'uxu para se orientar e determinar a duração das noites e as estações do ano. A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepção indígena. A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaço estelar em que a Ema é vista.

12 Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras, avalie as seguintes afirmativas. I. A mitologia guarani relaciona a presença da Ema no firmamento às mudanças das estações do ano. II. Em culturas indígenas e não-indígenas, o Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu, funciona como parâmetro de orientação espacial. III. Na mitologia guarani, o Cut'uxu tem a importante função de segurar a Ema para que seja preservada a água da Terra. IV. As Três Maria, estrelas da constelação de Órion, compõem a figura da Ema. É correto apenas o que se afirma em: a) I. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. [D] A observação do céu no passado induziu o ser humano a imaginar formas conhecidas para nomear grupos de estrelas. A assertiva IV é falsa: o Cinturão de Orion está fora da figura da Ema.

13 2. (Enem 2010) Choque a km/h A faixa que vai de 160 quilômetros de altitude em volta da terra assemelha-se a uma avenida congestionada onde orbitam satélites ativos. Eles disputam espaço com fragmentos de artefatos lançados pela Terra e que se desmancharam – foguetes, satélites desativados e até ferramentas perdidas por astronautas. Com um tráfego celeste tão intenso, era questão de tempo para que acontecesse um acidente de grandes proporções, como o da semana passada. Na terça-feira, dois satélites em órbita desde os anos 90 colidiram em um ponto 790 quilômetros acima da Sibéria. A trombada dos satélites chama a atenção para os riscos que oferece a montanha de lixo espacial em órbita. Como os objetos viajam a grande velocidade, mesmo um pequeno fragmento de 10 centímetros poderia causar estragos consideráveis no telescópio Hubble ou na estação espacial Internacional — nesse caso pondo em risco a vida dos astronautas que lá trabalham. Revista Veja. 18 set (adaptado).

14 Levando-se em consideração os elementos constitutivos de um texto jornalístico, infere-se que o autor teve como objetivo a) exaltar o emprego da linguagem figurada. b) criar suspense e despertar temor no leitor. c) influenciar a opinião dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas de seu posicionamento. d) induzir o leitor a pensar que os satélites artificiais representam um grande perigo para toda a humanidade. e) exercitar a ironia ao empregar “avenida congestionada”; “trafego celeste tão intenso”; “montanha de lixo”. [C] O texto informa o leitor sobre os riscos do tráfego espacial de objetos. O exemplo de dois satélites que “colidiram em um ponto 790 quilômetros acima da Sibéria” permite inferir que “mesmo um pequeno fragmento de 10 centímetros poderia causar estragos consideráveis” e constitui corpo argumentativo para a tese enunciada.

15 1. (Enem 2012) TEXTO I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

16 TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”. GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

17 Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que a) eram baseadas nas ciências da natureza. b) refutavam as teorias de filósofos da religião. c) tinham origem nos mitos das civilizações antigas. d) postulavam um princípio originário para o mundo. e) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas. [D]

18 Anaxímenes de Mileto (585–528 a. C
Anaxímenes de Mileto (585–528 a.C.) é um filósofo pré-socrático preocupado com a cosmologia (ordem das coisas que compõem o mundo). X São Basílio Magno (329–379 d.C.) é um teólogo preocupado com a propagação da verdade revelada pela Bíblia, o livro que já oferece toda a ordem das coisas que compõem o mundo. Desse modo, Deus não é exatamente um princípio do qual se origina o mundo, mas sim o próprio criador desse mundo, o seu dono e conhecedor de todas as suas regras cosmológicas.

19 As divergências e debates sobre
o que acreditar e em quem acreditar, atualmente também começam a ceder espaço para como transmitir tais crenças dentro ou “fora da escola?”...5:08

20 Além dos fenômenos naturais....Seria o fim...

21 Profecias de São Malaquias são confirmadas com renúncia de Bento XVI e anunciam que o próximo papa será o anticristo. Mas há um erro crasso nessas 'profecias'. Elas falam do papa 112 e 113. Acontece que Bento XVI é o papa de número 265. Segundo a lista oficial da Igreja Católica os papas nos números referidos nas 'profecias' são os seguintes: 111º.- Bonifácio VI; Itália; 896 (1 mês). 112º.- Estevão VI; Itália; 896 – 897 113º.- Romano; Itália; 897 (4 meses).

22 Meteoro da paixão, Explosão de sentimentos Que eu não pude acreditar.


Carregar ppt "Meteoro...3:00 http://www.youtube.com/watch?v=Vpw_cYacmeM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google