A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas. As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta (crusta) terrestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas. As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta (crusta) terrestre."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas

2 As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta (crusta) terrestre. Por vezes, embora raras, são constituídas por um só mineral. As rochas são agrupadas, de acordo com a sua formação, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas (ignis=fogo), metamórficas e sedimentares.

3 As rochas são agrupadas, de acordo com a sua formação, em três grandes classes: Magmáticas ou ígneas (ignis=fogo); Metamórficas; Sedimentares.

4 Ciclo das rochas

5 As rochas magmáticas Formam-se quando o magma em fusão arrefece e solidifica. Se arrefece rapidamente, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas vulcânicas. Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas plutónicas.

6 O Basalto Existe nas regiões da Estremadura, do Algarve e grande parte do subsolo de Lisboa é da natureza basáltica. Nos Açores e na Madeira os basaltos são utilizados na construção de casas, resultando uma arquitectura típica, onde contrasta o negro da lava com o branco da cal. Usa-se também na ornamentação de passeios. Exemplo de Rochas vulcânicas : É uma rocha dura e escura e com pequenos minerais cristalizados.

7 Granito Exemplo de Rochas plutónicas: É uma rocha dura, heterogénea, com minerais cristalizados visíveis à vista desarmada, com cores e tamanhos diferentes de quartzo, feldspato e, por vezes micas.

8 Rochas Sedimentares – formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos; A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.

9 As rochas sedimentares são caracterizados pela presença de estratificação - que resulta da formação de camadas paralelas e horizontais, pela deposição contínua de partículas no fundo de um oceano, de um lago, de um rio ou numa superfície continental.

10 Calcário - a coloração passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam. É utilizado na construção civil na pavimentação de passeios, estátuas, etc…

11 Rochas Metamórficas Há medida que novas camadas de rochas sedimentares vão sendo depositadas umas sobre as outras, as mais antigas são sujeitas à acção de temperaturas e pressões crescentes.

12 Mármore É utilizado no revestimento de paredes, escadas,… Existem também escultores que utilizam o mármore nas suas esculturas


Carregar ppt "Rochas. As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta (crusta) terrestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google