A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nova República (1985 – 2011) Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 3ª ano – Maj Edmundo 09/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nova República (1985 – 2011) Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 3ª ano – Maj Edmundo 09/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Nova República (1985 – 2011) Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 3ª ano – Maj Edmundo 09/2011

2 José Sarney (1985 – 1990): Transição Democrática; Plano Cruzado do Ministro Dílson Funaro: - Extinção do cruzeiro - Congelamento dos preços e salários. Atuação da população na fiscalização de preços, através da SUNAB e desabastecimento. Gatilho Salarial:correção automática dos salários sempre que a inflação atingisse 20%; Plano Cruzado II, reajuste das tarifas públicas, do álcool, da gasolina e empréstimo compulsório para conter o consumo; Decretação de Moratória (crise das contas externas);

3 José Sarney (continuação)
Constituição de 1988 – A Constituição Cidadã – onde vários artigos faltam ser regulamentados e que vem sendo continuadamente reformada. Ulisses Guimarães = Presidente da Constituinte, do Congresso Nacional e do PMDB. Plano Bresser do Ministro Bresser Pereira (Cruzado III): -Novo congelamento de preços por dois meses; -Aumento de impostos e tarifas públicas; -Extinção do gatilho salarial. -Desgaste do governo e avanço da oposição nas eleições municipais: - a inflação dispara: atingia 30% ao mês.

4 José Sarney (continuação)
Prorrogação do mandato presidencial, pelo Congresso Nacional, por mais um ano, graças a “compra” de parlamentares através da distribuição de concessões de canais de rádio e TV; Plano Verão do Ministro Maílson da Nóbrega: Corte no gastos públicos, Criação do Cruzado Novo, Ajuda do FMI. Superinflação: 54% em dezembro de 1989 e 84% em fevereiro de 1990. Eleições Diretas para a Presidência da República: Fernando Collor de Melo Luis Inácio “Lula” da Silva (PRN) (PT)

5 Fernando Collor (1990 – 1992): Plano Collor ou Brasil Novo:
Instituição do Cruzeiro, Congelamento de preços e salários, Confisco das contas correntes, poupanças e aplicações do que excedesse 50 mil cruzeiros que seriam devolvidos em 18 meses. Início efetivo no Brasil do neoliberalismo: Livre negociação salarial. Abertura do mercado nacional aos produtos importados. Início da privatização de estatais, começando pela Usiminas. Corrupção – Caso PC Farias: Passeatas contra o governo: caras-pintadas. CPI e pedido de impeachment. Renúncia de Fernando Collor.

6 A NOVA REPÚBLICA: Itamar Franco (1992 – 1994):
Assumiu como vice-presidente; Recessão e aumento da inflação; Corrupção no Orçamento da União (Os Anões do Orçamento – João Alves): Uma CPI cassou o mandato de 18 parlamentares, sendo que nenhum foi preso. Plano Real do Ministro Fernando Henrique Cardoso: Instituição do Cruzeiro Real. Adoção da URV (Unidade Real de Valor). Criação do Real. Estabilidade Econômica. Realização do plebiscito (1993) sobre a Forma e o Sistema de Governo, sendo mantido respectivamente a República e o Presidencialismo; Eleições Presidenciais: sendo eleito Fernando Henrique Cardoso do PSDB em primeiro turno.

7 A NOVA REPÚBLICA: FHC (1995 – 2002):
Utilizando o Plano Real como política de campanha Fernando Henrique foi eleito e reeleito (pela primeira vez na História do Brasil), em primeiro turno presidente do país; Aumento dos juros, queda do consumo e baixa inflação; Aumento da violência no campo (MST) e nas cidades (crime organizado); Empréstimos externos e internos aumentando consideravelmente a dívida pública; Aceleramento das privatizações (auge do neoliberalismo), sob o argumento de estimular a modernização e saldar a dívida pública; Emenda da reeleição: presidente, governadores e prefeitos poderiam ser reeleitos; A dívida externa quadruplicou; Adoção do Câmbio Flutuante; Instituição da CPMF e da Lei de Responsabilidade Fiscal; Racionamento energético; Destaque internacional para o Programa Brasileiro de combate a AIDS (Min José Serra); Queda na popularidade do Presidente FHC;

8 A NOVA REPÚBLICA: FHC: Luís Inácio Lula da Silva (2003 - ...):
Eleições Presidenciais: José Serra Luís Inácio “Lula” da Silva (PSDB) (PT) Luís Inácio Lula da Silva ( ): Manutenção de juros altos e política monetária ortodoxa, através do Presidente do BC Henrique Meireles (ex-PSDB); Meireles é acusado de efetuar remessas de dólares para o exterior sem declarar a RF, pela CPI do Banestado, e recebe por Medida Provisória o status de Ministro; O Governo Lula, através de “favores e barganhas políticas” recebe o apoio do PMDB; Reforma Tributária e Previdenciária, recebendo críticas da extrema esquerda e do PFL e PSDB; Caso Valdomiro dos Santos, assessor do Ministro da Casa Civil José Dirceu, que é acusado de receber propinas e favorecer “empresários” da jogatina; Fome Zero (combate a subnutrição), sem nenhum, até agora, afeito prático.

9 Peça esta aula pelo email edmundoleo@ig.com.br
Fim Peça esta aula pelo


Carregar ppt "Nova República (1985 – 2011) Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 3ª ano – Maj Edmundo 09/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google