A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANDO OCORREU: 1835 A 1840 ONDE OCORREU: PARÁ OU GRÃO PARÁ LÍDER: FÉLIX ANTÔNIO E FRANCISCO PEDRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANDO OCORREU: 1835 A 1840 ONDE OCORREU: PARÁ OU GRÃO PARÁ LÍDER: FÉLIX ANTÔNIO E FRANCISCO PEDRO."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUANDO OCORREU: 1835 A 1840 ONDE OCORREU: PARÁ OU GRÃO PARÁ LÍDER: FÉLIX ANTÔNIO E FRANCISCO PEDRO

3 MOTIVOS: ERAM CONTRA A NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA BERNARDO LOBO E SOUZA,QUE CONTRARIAVA A POPULAÇÃO PARAENSE. CONSEQUÊNCIAS: OS CABANOS CRIARAM UM REPÚBLICA QUE SE SEPAROU DO IMPÉRIO ATÉ 1840,FORAM APOIADOS PELA INGLATERRA. PARA ACABAR COM A REVOLTA AS TROPAS IMPERIAIS FORAM AJUDADAS PELOS GRANDES PROPRIETÁRIOS DA REGIÃO.

4 QUANDO OCORREU: 1835 ONDE OCORREU: BAHIA LÍDER: ESCRAVOS

5 MOTIVOS: ERAM TRATADOS COM DESPREZO E NÃO CONSEGUIAM ASCENSÃO SOCIAL; TAMBÉM QUERIAM O FIM DA ESCRAVIDÃO E LIBERDADE RELIGIOSA. CONSEQUÊNCIAS: A REBELIÃO FOI CONTIDA PELAS TROPAS E OS ESCRAVOS SOFRERAM CASTIGOS,TRABALHOS FORÇADOS E CONDENAÇÃO AOS ESCRAVOS LIVRES. FORAM PROIBIDOS DE PRATICAR SUAS FESTAS E FAZER BATUQUES.

6 QUANDO OCORREU: 1837 A 1838 ONDE OCORREU: SALVADOR (BA) LÍDER: FRANCISCO SABINO

7 MOTIVOS: IMPLANTAR UMA REPÚBLICA BAHIENSE QUE DEIXARIA DE EXISTIR QUANDO D.PEDRO II ASSUMISSE O PODER. TAMBÉM DEVIDO A INSATISFAÇÃO COM O GOVERNO REGENCIAL E A CONVOCAÇÃO DO BAIANOS PARA COMBATER OS FARROUPILHAS NO RIO GRANDE DO SUL.

8 CONSEQUÊNCIAS: REPRESSÃO RÁPIDA E A CIDADE DE SALVADOR FOI BLOQUEADA POR TERRA E MAR. AS TROPAS IMPERIAIS DERROTARAM OS REVOLTOSOS E FOI ESTABELECIDA A ORDEM.

9 QUANDO OCORREU: 1838 A 1841 ONDE OCORREU: MARANHÃO LÍDER: MANUEL FRANCISCO DOS ANJOS; O NEGRO COSME BENTO E O VAQUEIRO RAIMUNDO GOMES JATAÍ.

10 MOTIVOS: DELICADA SITUAÇÃO ECONÔMICA DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO,DECORRENTE DA CRISE QUE ABALOU A LAVOURA ALGODOEIRA. INSTABILIDADE POLÍTICA. CONSEQUÊNCIAS: EM 1840 OBTEVE A RENDIÇÃO DOS REBELDES QUE MARCOU O INÍCIO DA CHAMADA PACIFICAÇÃO POR MEIO DA QUAL LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA DEBELOU AS FREQUENTES AGITAÇÕES OCORIDAS NAQUELA ÉPOCA.

11 QUANDO OCORREU: 1835 A 1845 ONDE OCORREU: RIO GRANDE DO SUL LÍDER: BENTO GONÇALVES; GIUSSEPPE GARIBALDI DAVI CANABARRO

12 MOTIVOS: NÃO ACEITAVAM O PRESIDENTE DA PROVÍNCIA ANTÔNIO RODRIGUES FERNANDES BRAGA,INDICADO POR FEIJÓ E CONSIDERADO INIMIGOS DO FARRAPOS. ALTOS IMPOSTOS E TAXAS(25%) COBRADOS PELO GOVERNO SOBRE AS EXPORTAÇÕES GAÚCHAS O QUE DEIXAVA OS PRODUTOS MAIS CAROS E FAZIAM COM QUE OS FAZENDEIROS COMPRASSEM CHARQUE NA ARGENTINA E URUGUAI.

13 MOTIVOS: TAXAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES RURAIS; EXPERIÊNCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DEVIDO A SUA FRONTEIRA QUE LHE DEU GRANDES CARACTERÍSTICAS MILITARES, DEVIDO A EXPERIÊNCIAS NOS CONFLITOS NAQUELA REGIÃO.

14 CONSEQUÊNCIAS: FUNDARAM EM LAGUNA A REPÚBLICA CATARINENSE OU JULIANA, PORÉM LOGO DEPOIS FOI RECUPERADA PELAS TROPAS LEGAIS. PERDERAM FORÇA, POIS NÃO CONTAVAM COM APOIO DA POPULAÇÃO E A ECONOMIA DEPENDIA DE OUTROS ESTADOS.

15 CONSEQUÊNCIAS: ACORDO DE PAZ COM OS REBELDES; CONSAGRAÇÃO DO GRANDE CHEFE MILITAR E PACIFICADOR DO IMPÉRIO: CAXIAS.

16 1. AO ASSUMIR O PODER D.PEDRO II CRIA O MINISTÉRIO DA MAIORIDADE. QUE PARTIDO POLÍTICO COMPÔS ESSE MINISTÉRIO? 2. POR QUE AS ELEIÇÕES DE 1840 FICOU CONHECIDA COMO ELEIÇÕES DO CACETE? 3. QUAIS REFORMAS FORAM CRIADAS PELO GABINETE CONSERVADOR 1841?

17 4. EM 1853 FOI CRIADO O MINISTÉRIO DA CONCILIAÇÃO. QUAIS RESULTADOS OBTIDOS COM ESSE MINISTÉRIO PARA O PAÍS? 5. EXPLIQUE COMO FUNCIONAVA O PARLAMENTARISMO BRASILEIRO NO SEGUNDO REINADO.


Carregar ppt "QUANDO OCORREU: 1835 A 1840 ONDE OCORREU: PARÁ OU GRÃO PARÁ LÍDER: FÉLIX ANTÔNIO E FRANCISCO PEDRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google