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Encontros de Comércio Exterior Encomex Recife, 14 de julho de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.

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1 Encontros de Comércio Exterior Encomex Recife, 14 de julho de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos

2 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos AS POTENCIALIDADES DO MERCADO ASIÁTICO Gustavo Westmann Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores

3 Departamento de Promoção Comercial e Investimentos POR QUE O MUNDO ESTÁ VOLTANDO-SE PARA A ÁSIA? A Ásia representa o maior mercado consumidor do mundo Compreende mais de 30 países Cerca de 50% da população mundial em uma área total de, aproximadamente, 30 milhões de km 2

4 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA crescimento econômico rápida industrialização reduções tarifárias progressivas avanços regulatórios

5 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Papel protagônico na atual recuperação econômica em curso (FMI) As compras externas asiáticas são determinantes para apuração de tendências (FMI)

6 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos PIB de países asiáticos selecionados PIB de países selecionados da Ásia PaísesPIB - US$ bilhões Japão5.078 China4.870 Índia1.285 Austrália960 República da Coréia837 Indonésia526 Taiwan379 Tailândia256 Hong Kong209 Malásia195 Cingapura172 Paquistão167 Filipinas160 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

7 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Perspectivas de crescimento do PIB de blocos e países selecionados Comportamento do PIB de blocos e países selecionados Discriminação *2011* EUA0,4%-2,5%2,7%2,4% Zona do Euro0,6%-3,9%1,0%1,6% Japão-1,2%-5,3%1,7%2,2% China9,6%8,7%10,0%9,7% Índia7,3%5,6%7,7%7,8% Asean**4,7%1,3%4,7%5,3% Brasil5,1%-0,2%3,5%- 4,2%?3,5% Fonte : FMI - World Economic Outlook, janeiro de *Estimativas **A Associação de Nações do Sudeste Asiático é uma organização regional constituída em 1967, cujos principais objetivos são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. São membros da ASEAN: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja e Papua-Nova Guiné e Timor-Leste como membros observadores.

8 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MODALIDADES DE INSERÇÃO EM NOVOS MERCADOS E DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA EXPORTAÇÕES INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

9 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA - IMPORTAÇÕES Importações de mercadorias de países selecionados da Ásia PaísesUS$ bilhões China954 Japão499 Hong Kong357 República da Coréia318 Índia251 Cingapura241 Taiwan178 Austrália162 Tailândia122 Malásia120 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

10 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS Principais blocos econômicos para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) Ásia ,325,8 América Latina e Caribe ,423,3 União Européia ,622,2 Estados Unidos ,110,3 África ,55,7 Oriente Médio ,24,9 Fonte: Secex/Mdic.

11 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS POR PAÍS DE DESTINO Principais países de destino para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) China ,113,2 Estados Unidos ,110,2 Argentina ,48,4 Países Baixos ,35,3 Alemanha ,24,0 Japão ,22,8 Reino Unido ,72,4 Venezuela ,92,4 Índia ,82,2 Bélgica ,02,1 Fonte: Mdic/Secex.

12 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Evolução do intercâmbio comercial entre o Brasil e a Ásia - US$ milhões Discriminação Exportação brasileira Variação (%)27,412,220,549,25,3 Part. no total (%)15,715,115,618,925,8 Importação brasileira Variação (%)37,435,734,253,4-23,3 Part. no total (%)22,925,125,527,228,3 Saldo do comércio Corrente de Comércio Fonte: Mdic/Secex.

13 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA produtos básicos (64%) os produtos manufaturados (22%) principais grupos de produtos exportados pelo Brasil para a Ásia

14 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Exportações brasileiras para a Ásia – Por produto Minérios, escórias e cinzas Sementes e frutos oleaginosos; grãos Ferro fundido, ferro e aço Combustíveis minerais, óleos minerais e ceras minerais Açúcares e produtos de confeitaria Carnes e miudezas, comestíveis Pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas Resíduos e desperdícios das indústrias alimentares Gorduras e óleos animais ou vegetais Fumo (tabaco) e seus sucedâneos manufaturados Aeronaves e aparelhos espaciais, e suas partes Algodão Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros Alumínio e suas obras Cereais Plásticos e suas obras 2009 QuantidadeKg LíquidoValor US$ Descrição do Capítulo NCM Fonte SECEX/MDIC

15 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS 10 grupos de produtos brasileiros que apresentam maior potencial para exportação

16 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Comércio Exterior Brasileiro por Estado IMPORTAÇÕES UF 2008 (US$)2009 (US$) SAO PAULO RIO DE JANEIRO PARANA RIO GRANDE DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARINA AMAZONAS ESPIRITO SANTO BAHIA GOIAS MATO GROSSO DO SUL MARANHAO PERNAMBUCO CEARA DISTRITO FEDERAL PARA MATO GROSSO PARAIBA RONDONIA SERGIPE RIO GRANDE DO NORTE TOCANTINS ALAGOAS NAO DECLARADA PIAUI AMAPA RORAIMA ACRE

17 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Comércio Exterior Brasileiro por Estado EXPORTAÇÕES UF 2008 (US$)2009 (US$) SAO PAULO MINAS GERAIS RIO GRANDE DO SUL RIO DE JANEIRO PARANA MATO GROSSO PARA BAHIA ESPIRITO SANTO SANTA CATARINA GOIAS MATO GROSSO DO SUL MARANHAO CEARA AMAZONAS ALAGOAS PERNAMBUCO REEXPORTACAO RONDONIA TOCANTINS RIO GRANDE DO NORTE AMAPA PIAUI PARAIBA DISTRITO FEDERAL SERGIPE ACRE RORAIMA

18 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos POTENCIALIDADES PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO PAUTA DE EXPORTAÇÕES DO ESTADO EM 2009 Descrição do Capítulo NCM Açúcares e produtos de confeitaria Plásticos e suas obras Frutas; cascas de cítricos e de melões Máquinas, aparelhos e materiais elétricos Outros Borracha e suas obras Obras diversas de metais comuns Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres Preparações de produtos hortícolas, de frutas Alumínio e suas obras Caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos Ferro fundido, ferro e aço Gorduras e óleos animais ou vegetais Combustíveis minerais, óleos minerais e ceras minerais Produtos cerâmicos Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Calçados, polainas e artefatos semelhantes, e suas partes Produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos, comestíveis Algodão Sal; enxofre; terras e pedras; gesso, cal e cimento Instrumentos e aparelhos de óptica, fotografia ou cinematografia Vidro e suas obras Obras de ferro fundido, ferro ou aço Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros Carnes e miudezas, comestíveis Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Móveis; mobiliário médico-cirúrgico; colchões

19 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO NORDESTE Captação de investimentos e transferência de tecnologia Incorporar pequenas e médias empresas

20 Muito obrigado! Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos


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