A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Aula 24 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

2 Organizações de Normas
Internacionais: ISO – International Standardization Organization; ISOC – Internet Society; ITU – International Telecommunications Union; IEEE – Institute of Electric and Electronic Engineers. Nacionais: ANSI – American National Standards Institute; BSI – British Standards Institute; NP – Norma Portuguesa.

3 A necessidade de Normas
HWs (e SWs) de diferentes fabricantes não funcionam entre si (compatibilidade); Redes de diferentes não podem ser interligadas; Aumento do número de redes com implementações proprietárias: Muitas LANs e poucas WANs.

4 O modelo de referência OSI
Desenvolvido pela ISO – International Standards Organization; Nome completo: International Standards Organization Open Systems Interconnection 7 Layer Reference Model; Foi aprovado em 1984 como norma internacional para arquitectura de comunicações; Principal objectivo: Fornecer um enquadramento lógico para o desenvolvimento de protocolos.

5 O modelo de referência OSI (2)
Para que as comunicações em rede possam ser realizadas, existem centenas ou até milhares questões que precisam de resposta, por exemplo: Que tipo de cabo ou meio de TX deve ser usado? Como devem ser transmitidos os dados através do meio? Como é que cada nó numa rede sabe quando transmitir? Como é que cada nó sabe a quantidade de dados que pode transmitir de cada vez? Como podem computadores com SOs diferentes comunicar? Etc… Tentar trabalhar com tantas variáveis ao mesmo tempo é praticamente impossível.

6 Separação em Camadas – Positivo
No modelo OSI as perguntas encontram-se agrupadas em sete grupos de questões relacionadas. Estes grupos são chamados de camadas; Benefícios da divisão em camadas: Compreender as partes é mais fácil que compreender a interacção do todo; A divisão do problema permite que cada parte possa ser analisada por especialistas das diferentes áreas (e.g. construção de uma casa); A alteração numa das camadas não implica a alteração de todo o conjunto. Interfaces simples entre camadas permitem desenvolvimentos internos. Assim em vez de termos centenas de questões para responder, temos um modelo de referência;

7 Separação em Camadas – Negativo
Aspectos negativos da divisão em camadas: A camada N tem de, simultaneamente: Recolher dados das camadas N-1 e N+1; Fornecer dados às camadas N-1 e N+1. Isso resulta numa performance inferior devido ao maior overhead na comunicação. As normas não definem como passar os dados de uma camada para a outra;

8 Modelo OSI – As camadas Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede
Ligação Física Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Ligação Física Meio físico

9 As camadas - Encapsulamento
Envio de uma carta do Tibúrcio para o Manel Tibúrcio 20 folhas Divisão Envelope01 5 folhas Embalagem Registo c/AR Controle Morada Endereçamento Camião Envio De seguida coloca mais 5 folhas no envelope02; Cada envelope poderá ir em camiões diferentes até à filial da transportadora relativa ao local onde mora o Manel.

10 As camadas - Encapsulamento
Recepção das cartas pelo Manel Manel -- folhas Divisão Envelope01 5 folhas Embalagem Registo c/AR Controle Morada Endereçamento Camião Envio O processo agora é inverso; Como os envelopes são numerados, é possível ao Manel organizar as cartas; A devolução do AR não precisa subir nas camadas (comunicação de pares – peers).

11 Modelo OSI – Encapsulamento
No modelo OSI o encapsulamento funciona de maneira similar: Cada camada acrescenta aos dados, informação importante para o tratamento dos mesmos a esse nível. Essa informação acrescentada em cada camada é chamada de Header (cabeçallho) Dados Nível 7 H6 Nível 6 H5 Nível 5 H4 Nível 4 H3 Nível 3 H2 Nível 2 Nível 1

12 O modelo OSI – Síntese É um protocolo?
Não! Apenas faz recomendações para a implementação das diversas tarefas associadas à comunicação de redes, ou seja, é uma base para a criação de protocolos; Resumidamente: O modelo OSI, por agrupar questões relacionadas, divide o problema de passar informação de um computador para outro noutra rede, em sete problemas mais simples; Então, se o modelo OSI consiste em grupos de questões, o que são as respostas? São os conjuntos de protocolos (e.g. IPX/SPX (S.O. Novell), AppleTalk (MacOS), TCP/IP)


Carregar ppt "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google