A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização Química e Estrutural de Produtos de Incrustação em Dutos Aluno: Daniel de Andrade Lima Orientadores: Prof. Dr. Djalma Ribeiro da Silva (UFRN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização Química e Estrutural de Produtos de Incrustação em Dutos Aluno: Daniel de Andrade Lima Orientadores: Prof. Dr. Djalma Ribeiro da Silva (UFRN)"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização Química e Estrutural de Produtos de Incrustação em Dutos Aluno: Daniel de Andrade Lima Orientadores: Prof. Dr. Djalma Ribeiro da Silva (UFRN) Co-orientador: Prof. Dr. José Marcos Sasaki (UFC)

2 Cronograma de Trabalho (1) : Sistema de Produção Petrolífera (Disciplina da PGCEP) (2) : Introdução a Ciência e Engenharia de Petróleo (Disciplina da PGCEP) (3) : Métodos Matemáticos Aplicados (Disciplina da PGCEP) (4) : Poluição Química da Indústria do Petróleo (Disciplina da PGCEP) (5) : Fundamentos e Aplicações de Fotoquímica (Disciplina da PGEQ) (6) : Seminários em Petróleo e Gás Natural (Disciplina da PGEQ) (7) : Planejamento e Otimização Experimental (Disciplina da PGCEP) (8) : Geoquímica de Petróleo (Disciplina da PGCEP) Atividade mar/08abr/08mai/08jun/08jul/08ago/08set/08Out/08Nov/08Dez/08Jan/09Fev/09 PET0002 (1) PET0001 (2) PET0003 (3) PET0506 (4) PET4052 (5) DEQ4031 (6) PET0502 (7) PET0505 (8) Revisão Bibliográfica 1° relatório semestral Estudo de amostragem Caracterização das amostras 2° relatório semestral

3 Objetivo Aplicar uma metodologia para quantificação dos produtos de incrustações pela técnica de DRX, como ferramenta o Método Rietveld. Caracterização química utilizando a técnica de espectroscopia de fluorescência de Raios X. Normalizar e Validar o Método Rietveld na quantificação das fases cristalinas dos produtos de incrustação.

4 Incrustação Deposição e acúmulo de partículas inorgânicas não desejadas nas superfícies dos equipamentos. Mecanismos: Nucleação, supersaturação e precipitação. Introdução

5 Principais incrustação Introdução

6 Introdução Mg/L O Fenômeno da Difração: Quando um feixe de raios-x incide sobre um material cristalino, esses raios são difratados pelos planos dos átomos ou íons que formam o cristal.

7 Método Rietveld É um método de refinamento estrutural; Consiste em ajustar os parâmetros de uma amostra com padrões já catalogados, o que nos permite extrair informações detalhadas da sua estrutura cristalina (So; a-b-c; α-ß-γ). Permite realizar, simultaneamente, refinamento da cela unitária, refinamento de estrutura cristalina, análise de microestrutura, análise quantitativa de fases, tamanho da partícula e microdeformação.

8 Justificativa A incrustação de dutos é um dos principais problemas associados a necessidade de manutenção; Causa diminuição ou mesmo a obstrução total do fluxo de produção; Pode até tornar o poço inativo tampando os poros da formação.

9 Materiais e Método Moinho de Bolas Extratômetro

10 Materiais e Método Método de quantificação de fases cristalinas: Rietveld DRX FRXMEV

11 Agradecimentos


Carregar ppt "Caracterização Química e Estrutural de Produtos de Incrustação em Dutos Aluno: Daniel de Andrade Lima Orientadores: Prof. Dr. Djalma Ribeiro da Silva (UFRN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google