A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Daniel de Andrade Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Daniel de Andrade Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização Química e Estrutural de Produtos de Incrustação em Dutos
Aluno: Daniel de Andrade Lima Orientadores: Prof. Dr. Djalma Ribeiro da Silva (UFRN) Co-orientador: Prof. Dr. José Marcos Sasaki (UFC)

2 Revisão Bibliográfica Caracterização das amostras
Cronograma de Trabalho Atividade mar/08 abr/08 mai/08 jun/08 jul/08 ago/08 set/08 Out/08 Nov/08 Dez/08 Jan/09 Fev/09 PET0002(1) PET0001(2) PET0003(3) PET0506(4) PET4052(5) DEQ4031(6) PET0502 (7) PET0505 (8) Revisão Bibliográfica 1° relatório semestral Estudo de amostragem Caracterização das amostras 2° relatório semestral (1): Sistema de Produção Petrolífera (Disciplina da PGCEP) (2): Introdução a Ciência e Engenharia de Petróleo (Disciplina da PGCEP) (3): Métodos Matemáticos Aplicados (Disciplina da PGCEP) (4): Poluição Química da Indústria do Petróleo (Disciplina da PGCEP) (5): Fundamentos e Aplicações de Fotoquímica (Disciplina da PGEQ) (6): Seminários em Petróleo e Gás Natural (Disciplina da PGEQ) (7): Planejamento e Otimização Experimental (Disciplina da PGCEP) (8): Geoquímica de Petróleo (Disciplina da PGCEP)

3 Objetivo Aplicar uma metodologia para quantificação dos produtos de incrustações pela técnica de DRX, como ferramenta o Método Rietveld. Caracterização química utilizando a técnica de espectroscopia de fluorescência de Raios X. Normalizar e Validar o Método Rietveld na quantificação das fases cristalinas dos produtos de incrustação.

4 Introdução Incrustação
Deposição e acúmulo de partículas inorgânicas não desejadas nas superfícies dos equipamentos. Mecanismos: Nucleação, supersaturação e precipitação.

5 Introdução Principais incrustação

6 Introdução O Fenômeno da Difração: “Quando um feixe de raios-x incide sobre um material cristalino, esses raios são difratados pelos planos dos átomos ou íons que formam o cristal”. Mg/L

7 Método Rietveld É um método de refinamento estrutural;
Consiste em ajustar os parâmetros de uma amostra com padrões já catalogados, o que nos permite extrair informações detalhadas da sua estrutura cristalina (So; a-b-c; α-ß-γ). Permite realizar, simultaneamente, refinamento da cela unitária, refinamento de estrutura cristalina, análise de microestrutura, análise quantitativa de fases, tamanho da partícula e microdeformação.

8 Justificativa A incrustação de dutos é um dos principais problemas associados a necessidade de manutenção; Causa diminuição ou mesmo a obstrução total do fluxo de produção; Pode até tornar o poço inativo tampando os poros da formação.

9 Materiais e Método Extratômetro Moinho de Bolas

10 Materiais e Método DRX FRX MEV
Método de quantificação de fases cristalinas:Rietveld

11 Agradecimentos


Carregar ppt "Aluno: Daniel de Andrade Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google