A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCALAS. Escalas Um mapa/carta/planta é uma representação esquemática da realidade, segundo proporções entre o desenho (mapa) e a medida real (distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCALAS. Escalas Um mapa/carta/planta é uma representação esquemática da realidade, segundo proporções entre o desenho (mapa) e a medida real (distância."— Transcrição da apresentação:

1 ESCALAS

2 Escalas Um mapa/carta/planta é uma representação esquemática da realidade, segundo proporções entre o desenho (mapa) e a medida real (distância real).

3 Tipos de Representação Carta –Representa parte da superfície terrestre, objecto da Geodesia, onde a forma da Terra é considerada. Planta –Representação de parte da superfície terrestre, objecto da Topografia, onde a forma da Terra não é considerada.

4 Noção de Escala Noção de Escala: Relação entre a distância no mapa (d ) e a correspondente distância real (D) DM 1 Escala (E) = = DR N d – Distância no mapa (DM). D – Distância Real (DR). E – Escala Numérica. N – é o denominador da escala.

5 Escala Gráfica As escalas gráficas são representações gráficas que, geralmente, vêm desenhadas nas margens das cartas geográficas e/ou plantas topográficas;

6 Escala Numérica É representada por uma fracção com o mesmo valor, e em que o numerador é igual à unidade. 1: Ex. fracção 1/N indicativa da escala numérica. 1: = 1000 m = 1 Km CM 1: Lê-se : 1 cm no Mapa corresponde a cm na realidade, que é igual a 1000 m e, por sua vez, igual a 1 Km.

7 Tipos de Escalas Numéricas Gráficas 1: / Km 0 2,5 5 Km m

8 Tipos de Escalas Numéricas Gráficas m Km Km : /

9 Principais Escalas e suas Aplicações COMPARAÇÃO ENTRE ESCALAS: Aplicação Área representadaTamanho da escala Nível de análise (nº e qualidade dos pormenores Quantidade de território representad o Planta da casa1:100/1:200 Grande escala (Escala igual ou superior a 1/ ) Nível de análise é maior (muitos pormenores) Reduzido (menor área representada ) escala descritiva Planta de arruamentos1:500/ Planta de bairros de cidades, aldeias. 1:1.000/1:2.000/1:5.000 Mapas de grandes propriedades (rurais ou industriais), província, região /1:25.000/1:50.000/ 1:75.000/1: Mapas de estados, países, continentes, Mundo 1: / 1: / / 1: Pequena escala (Escala inferior a 1/ ) Nível de análise é menor (poucos pormenores) Elevado (maior área representada )escala explicativa

10 Comparação de Mapas a Escalas Diferentes Aumenta a escala, aumenta o pormenor Diminui a escala, diminui o pormenor Áreas da Europa vistas em escalas diferentes

11 Conversão de Escalas Converter escalas numéricas em escalas gráficas Relembra: Medidas de comprimento:Kilómetro (km) ; Hectómetro (hm) ; Decâmetro (dam) ; Metro (m) Decímetro (dm) ; Centímetro (cm) ; Milímetro (mm) 1/N =1: = 1000 m = 1 Km CM Km - O Numerador e denominador têm que ter a mesma unidade de medida; - Quanto MAIOR for o denominador da relação1/N, MENOR será a escala. Observações:

12 Problemas de Escalas DM 1 Escala (E) = = DR N Relação: Os problemas de escala têm sempre três elementos: d – Distância no mapa (DM). D – Distância Real (DR). E – Escala Numérica. Conhecido N (módulo da escala ou denominador) e a DM, obtém-se DR; Conhecido N e DR, obtém-se DM; Conhecido DR e DM, obtém-se N

13 Cálculo de Distâncias Reais Enunciado: A distância medida no mapa entre Viseu e Beja é de 5 cm. Sabendo que a Escala do mapa é de 1/ , calcula a Distância Real. Resolução: DM (E) = DR

14 DM (E) = DR Cálculo de Distâncias no Mapa Enunciado: A distância real entre Lisboa e Madrid é de 600 Km. A que distância se encontram separadas estas duas cidades num mapa com Escala de 1/ ? Resolução:

15 Cálculo da Escala Enunciado: Sabendo que a distância real entre o Funchal (Madeira) e Lisboa é de 900 km, calcula a Escala do mapa onde a distância entre essas duas cidades é de 2 cm. Resolução: DM (E) = DR

16 Exemplo de Determinação de uma Escala para Desenho de um Terreno São dados: Resolu ç ão Escolha da escala para as dimensões horizontais: Escolha da escala para as dimensões verticais: 0,80 m 0,40 m 200 m 60 m –Dimensões do terreno: –Dimensões da folha de papel DM 0,80 1 (E) = = = DR DM 0,40 1 (E) = = = DR Escala escolhida: 1/250 (escala de menor valor entre as escalas vertical e horizontal)


Carregar ppt "ESCALAS. Escalas Um mapa/carta/planta é uma representação esquemática da realidade, segundo proporções entre o desenho (mapa) e a medida real (distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google