A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A circula ç ão geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superf í cie do solo. As diferen ç as de temperatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A circula ç ão geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superf í cie do solo. As diferen ç as de temperatura."— Transcrição da apresentação:

1

2 A circula ç ão geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superf í cie do solo. As diferen ç as de temperatura dos p ó los e do equador, da terra e do mar vão originar movimentos do ar que são muito importantes no tempo meteorol ó gico. À latitude 35 º graus norte e sul, a superf í cie da terra recebe maior radia ç ão do aquela que perde. J á nos p ó los a quantidade de radia ç ão absorvida é menor do que aquela que se perde. Se o calor não fosse transportado do equador para os p ó los, a zona equatorial tornava-se cada vez mais quente. Se o frio não fosse transportado das zonas polares para as quentes, as zonas polares tornavam-se mais frias.

3 Circulação do Ar nos Centros de Alta e Baixa Pressão Estados de Tempo Centro de Baixas Pressões ou Depressão Convergência e Ascendência do ar Efeito: Instabilidade Atmosférica Centro de Altas Pressões ou Anticiclone Subsidência e Divergência do ar Efeito: Estabilidade Atmosférica

4 Distribuição da Pressão Atmosférica com a Latitude

5 Células de Hadley, Ferrel e Polar

6 Ventos: Alíseos; Oeste; Leste

7 Circulação Geral da Atmosfera Alíseos Westerlies ou Ventos do Oeste Easterlies ou Ventos de Leste

8 Frentes: Quente, Fria, Oclusa, Estacionária

9 Carta Sinóptica frentes são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Estendem-se não só na horizontal mas também na vertical, intersectando a superfície daTerra.

10 Frente Fria

11 Frente Quente

12 Frente Oclusa

13 Sistema Frontal

14 Classificação das Chuvas em função da sua génese Orográficas Convectivas Frontais

15 Chuvas Orográficas Montanhas Concordantes e Discordantes Montanhas Concordantes O ar ascende, arrefece, aumenta a humidade relativa, diminui a capacidade higrométrica, ocorre a condensação do vapor de água e consequente precipitação


Carregar ppt "A circula ç ão geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superf í cie do solo. As diferen ç as de temperatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google