A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morfologia – processos morfológicos de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morfologia – processos morfológicos de"— Transcrição da apresentação:

1 Morfologia – processos morfológicos de
Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras PROCESSOS REGULARES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS 1. DERIVAÇÃO Processo morfológico de formação de palavras por: afixação: adição de um afixo derivacional (prefixo e/ou sufixo) a uma forma de base (radical ou palavra); conversão e derivação não afixal: não adição de constituintes morfológicos.

2 Morfologia – processos morfológicos de
Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Processos que envolvem adição de constituintes morfológicos AFIXAÇÃO Prefixação Adição de um prefixo derivacional a uma forma de base. Ex.: antirrugas; desfazer Sufixação Adição de um sufixo derivacional a uma forma de base. florista; felizmente Parassíntese Adição simultânea de um prefixo e de um sufixo derivacionais a uma forma de base. A palavra resultante não permite a adição de apenas um dos afixos. Amanhecer; engordar; apodrecer

3 Morfologia – processos morfológicos de
Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Processos que não envolvem adição de constituintes morfológicos CONVERSÃO Integra uma unidade lexical numa nova classe de palavras, sem qualquer alteração formal. Ex.: olhar (verbo) > olhar (nome) DERIVAÇÃO NÃO AFIXAL Forma nomes a partir de verbos. troc- > troca, troco; abraç- > abraça, abraço

4 Morfologia – processos morfológicos de
Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras 2. COMPOSIÇÃO Processo morfológico de formação de palavras que recorre à associação de duas ou mais formas de base.

5 Morfologia – processos morfológicos de
Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Composição morfológica Associa um radical a outro(s) radical(is) ou a uma ou mais palavras. Normalmente, surge uma vogal de ligação entre os radicais e a palavra. Ex.: [agr] + [cultura] – agricultura [luso] + [descendente] – lusodescendente (compostos morfológicos) Composição morfossintática Associa duas ou mais palavras. A estrutura destes compostos depende da relação sintática entre os seus elementos, o que tem consequências na forma como são flexionados em número. guarda-chuva palavra-chave (compostos morfossintáticos)


Carregar ppt "Morfologia – processos morfológicos de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google