A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia e vida Professoras: Alessandra Guimarães e Danielle Lira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia e vida Professoras: Alessandra Guimarães e Danielle Lira."— Transcrição da apresentação:

1 Energia e vida Professoras: Alessandra Guimarães e Danielle Lira.

2 Matéria Matéria é tudo o que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume. Ex.: madeira, ferro, água, areia, ar, ouro e tudo o mais que imaginemos, dentro da definição acima. Obs.: a ausência total de matéria é o vácuo.

3 Estados físicos da matéria Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são: Sólido: a forma e o volume não mudam. Por exemplo, uma bola de boliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.

4 Estados físicos da matéria Líquido: volume fixo, forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.

5 Estados físicos da matéria Gasoso: forma e volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.

6 Temperatura ambiente 25 graus Celsius, temperatura considerada padrão para a realização de muitos experimentos comuns. Anders Celsius (27 de Novembro de de Abril de 1744) foi um astrônomo sueco.

7 Classificação da materia Orgânica: refere-se a todos os seres vivos,ao que deles sai, como fezes e urina, e aos seus restos, quando morrem e se decompõem. Inorgânica: refere- se a tudo que não tem e nunca teve vida. Ex: o ar, a água, os minerais.

8 Energia Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação". A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos. O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica).

9 Algumas formas de produção de energia Energia hidrelétrica A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio de níveis naturais, queda d'água ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Energia química: Obtida através de reações químicas. As reações químicas geralmente produzem também calor: um fogo a arder é um exemplo.

10 Formas de produção de energia Energia mecânica É a energia que pode ser transferida por meio de força. Energia eólica É a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

11 Formas de energia


Carregar ppt "Energia e vida Professoras: Alessandra Guimarães e Danielle Lira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google