A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Júnior Oliveira. Até agora, estudamos as Orações Subordinadas utilizando uma lógica verbal finita, ou seja, verbos que dão uma ação delimitada no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Júnior Oliveira. Até agora, estudamos as Orações Subordinadas utilizando uma lógica verbal finita, ou seja, verbos que dão uma ação delimitada no."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Júnior Oliveira

2 Até agora, estudamos as Orações Subordinadas utilizando uma lógica verbal finita, ou seja, verbos que dão uma ação delimitada no tempo, no caso os tempos do Indicativo e do Infinitivo.

3 Desta feita, Orações Reduzidas são as orações que apresentam o verbo da oração subordinada com uma indefinição ou continuação temporal, sendo, assim, em alguma das três formas nominais do verbo, que são: Gerúndio, Infinitivo e Particípio.

4 Portanto, para cada oração subordinada, seja ela substantiva, adjetiva ou adverbial, teremos uma oração reduzida.

5 Para essa transformação, basta trocarmos o verbo da oração original (desenvolvida) por uma forma nominal do verbo e retirarmos a conjunção integrante ou o pronome relativo. Vejamos a seguir:

6 Marcos afirmou que conhecia bem a floresta Marcos afirmou conhecer bem a floresta SUJ. VTD Or. Sub. Subst. Objetiva Direta O.S.S. Obj. Direta Reduzida de Infinitivo Infinitivo

7 Orações Reduzidas de Infinitivo: São aquelas em que o verbo da oração subordinada é substituído por um no infinitivo(-r), que pode vir ou não regido de preposição. As infinitivas podem reduzir todo e qualquer tipo de oração subordinada substantiva e adjetiva e algumas adverbiais (Causais, Concessivas, Condicionais, Consecutivas, Finais e Temporais).

8 Ex.: Tudo dependeria de que ele voltasse para a sala Tudo dependeria de ele voltar para a sala SUJ.VTI Or. Sub. Subst. Objetiva Indireta O.S.S. Obj. Indireta Red de Infinitivo Infinitivo

9 Orações Reduzidas de Gerúndio: Neste caso, há a troca pela forma nominal no Gerúndio (-ndo). As reduzidas de gerúndio podem ser adjetivas ou adverbiais (temporais, causais, concessivas ou condicionais).

10 Ex.: Se ler este livro, você poderá mudar de opinião. Lendo este livro, você poderá mudar de opinião O.S. Adv. Condicional O.S.A. Condicional Red. de Gerúndio Gerúndio

11 Orações Reduzidas de Particípio: Por fim, há aqui a troca do verbo da oração subordinada pelo seu particípio (-ido/-ado). Assim como as reduzidas de gerúndio, as reduzidas de particípio podem ser adjetivas ou adverbiais (temporais, causais, concessivas ou condicionais).

12 Ex.: Assim que acabou a cerimônia, fomos para casa. Acabada a cerimônia, fomos para casa. O.S. Adv. Temporal O.S.A. Temporal Red. de Particípio Particípio


Carregar ppt "Prof. Júnior Oliveira. Até agora, estudamos as Orações Subordinadas utilizando uma lógica verbal finita, ou seja, verbos que dão uma ação delimitada no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google