A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Palácio do Azulejo Mal damos por ele, mas o certo é que o Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa, ali está desde há séculos, escondido por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Palácio do Azulejo Mal damos por ele, mas o certo é que o Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa, ali está desde há séculos, escondido por."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Palácio do Azulejo

3

4

5 Mal damos por ele, mas o certo é que o Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa, ali está desde há séculos, escondido por entre a vegetação da mata de Monsanto. O Palácio foi mandado construir no Ano de 1640, pelo primeiro marquês de Fronteira D. João de Mascarenhas e é inaugurado por volta de 1675, pelo então príncipe regente D. Pedro (filho de D. João IV e de Dª. Luísa de Gusmão). Mais tarde já no século XVIII, o Palácio é ampliado em estilo Rocaille, sendo de destacar a grande riqueza em azulejos que o adornam. Ao todo são mais de cinco hectares de múltiplos ambientes, destacando-se um enorme terraço, onde se pode admirar nove estátuas mitológicas de mármore e painéis de azulejos, em que são representadas alegorias aos Sentidos, às Artes e às Ciências.

6

7

8

9

10 Uma escadaria também decorada com azulejos, leva-nos do terraço ao Jardim de Vénus. Á sombra das frondosas árvores de jasmim, magnólias, estrelícias e jacarandás, encontra-se a Casa de Fresco, onde presume-se, os fidalgos do Palácio e respectivos convivas, se iam refrescar. Junto está um lago de cantaria, o Lago dos SS rodeado por bancos com paredes revestidas pelas chamadas Macacarias, azulejaria em tom sarcástico, na qual animais personificam o homem nos seus metiers e no dia-a-dia. Um pormenor sobre a Casa de Fresco, esta se encontra toda forrada com a louça que serviu o jantar ao Rei no dia da inauguração do Palácio e, conforme mandava a etiqueta e a tradição da época, louça onde já tivesse manjado o Rei, nunca mais utilizada seria. Assim, foi partido em milhares de cacos, o serviço Ming e os copos Mirafiori italianos e forradas as paredes desta casa.

11

12

13

14

15

16

17 Saindo deste recanto bucólico, fica-se com vista para um enorme lago limitado por uma parede azulejada, de composição figurativa, em que se pode ver doze cavaleiros a galope, intervalada por três grutas. Em tempos terão existido neste lago, barcos para dar passagem a uma destas três reentrâncias que irrompem parede dentro. A encimar o lago, acessível através das duas escadarias laterais, vislumbra-se um dos mais notórios conjuntos do jardim, a chamada Galeria dos Reis, onde se destaca em nichos, os bustos em pedra mármore de quinze reis de Portugal. O jardim recortado por sebes e com uma fonte central, está rodeado por um muro onde se pode admirar inúmeros painéis de azulejos da época, representando os planetas, os quatro elementos; a água, o fogo, a terra e o ar, os doze meses do ano e os doze signos do Zodíaco.

18

19

20

21

22

23

24

25 No interior do Palácio encontra-se salas de grande valor artístico, como o Salão das Batalhas, cujo friso de azulejos relata os triunfos do marquês, na Guerra da Restauração contra os espanhóis (1644 – 1667). Na capela que data dos finais do século XVI e que é a parte mais antiga do Palácio, destaca-se os painéis de azulejo e um presépio, cuja autoria é atribuída a Machado de Castro. O Palácio é ainda hoje, uma residência particular, lá habitando numa parte da casa que está restrita ao público, o actual e 12º marquês de Fronteira D. Fernando de Mascarenhas. No Ano de 1982, foi classificado como Monumento Nacional e parte do palácio e os jardins estão abertos ao público, podendo ser visitados. Faça uma visita !!!

26

27

28

29

30

31

32

33 Imagens: Google- ; Pesquisa texto: Formatação do Slide: Guida Pinto Música: Ernesto Cortazar - Chariots of Fire.


Carregar ppt "O Palácio do Azulejo Mal damos por ele, mas o certo é que o Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa, ali está desde há séculos, escondido por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google