A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª. AULA PRÁTICA. Faça análise de variância e estime os parâmetros genéticos. Compare as médias dos acessos I- Análise univariada Considere a avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª. AULA PRÁTICA. Faça análise de variância e estime os parâmetros genéticos. Compare as médias dos acessos I- Análise univariada Considere a avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 1ª. AULA PRÁTICA

2 Faça análise de variância e estime os parâmetros genéticos. Compare as médias dos acessos I- Análise univariada Considere a avaliação de g acessos de uma determinada espécie, em experimento em blocos ao acaso com b repetições, em que foram mensuradas 6 características quantitativas. Grave os dados num arquivo: arq1.dat Sugestão para simulação:

3 Faça estudo da diversidade genética por meio dos métodos de agrupamento usando como medida de dissimilaridade a distância Euclidiana média padronizada e de Mahalanobis. Calcule a correlação entre as duas medidas. Faça a análise de agrupamento por meio de três métodos hierárquicos. Compare os resultados e comente sobre cada método. Faça a análise de agrupamento por meio do método de Tocher. Utilize a técnica da função discriminante para avaliar a eficácia do padrão de agrupamento obtido. Faça a análise da diversidade por meio das técnicas dos componentes principais e da projeção das distâncias (no plano ou no espaço). Compare e discuta os resultados. Faça estudo da diversidade genética pelos métodos dos componentes principais e variáveis canônicas. Discuta e compare os resultados. Faça estudo da importância das características adotando como critério a estatística Sj de Singh e os coeficientes obtidos pela técnica das variáveis canônicas. Verifique em qual situação há alteração no padrão de agrupamento e discuta os resultados. II- Diversidade Genética – Características de Distribuição Contínua Considere a avaliação de g acesso de uma determinada espécie em relação a 6 características quantitativas, cujos dados encontram-se no arquivo arq1.dat.

4 Faça estudo da diversidade genética por meio dos métodos de agrupamento usando como medida de dissimilaridade o complemento da coincidência simples. Faça a análise de agrupamento por meio de três métodos hierárquicos. Compare os resultados e comente sobre cada método. Faça a análise de agrupamento por meio do método de Tocher. Faça a análise da diversidade por da projeção das distâncias (no plano ou no espaço). Compare e discuta os resultados. Estime a correlação entre as matrizes de distância obtidas com o uso de variáveis quantitativas e de variáveis qualitativas III- Diversidade Genética – Características de Distribuição Discreta Considere a avaliação de g acesso de uma determinada espécie em relação a 6 características quantitativas, cujos dados encontram-se no arquivo arq1a.dat. Obtenha o arquivo de médias (arq1med.dat) e faça a transformação das variáveis quantitativas em qualitativas (use 4 classes) e grave o nome conjunto de dados no arquivo arq2.dat.

5 Faça estudo da análise discriminante pelos métodos dos componentes principais, função discriminante de Anderson e função discriminante de Fisher. IV- Análise Discriminante Considere a avaliação de 8 populações, com 100 indivíduos cada, em relação a 5 características quantitativas, cujos dados deverão ser simulados.

6 Qual o tamanho mínimo (n) da população para representar a média e a variância da variável 2? Certifique-se de que, com este tamanho mínimo, a distribuição dos dados da amostra e do banco de germoplasma são equivalentes. Calcule a distância euclidiana média entre os acessos Calcule a diversidade retida entre os acessos n acessos selecionados. Calcule a diversidade retida entre n acessos tomados aleatoriamente Calcule a diversidade retida entre n acessos mais divergentes na população V- Coleção Nuclear Considere os dados de acessos de um banco de germoplasma em que foram mensurados 10 descritores.


Carregar ppt "1ª. AULA PRÁTICA. Faça análise de variância e estime os parâmetros genéticos. Compare as médias dos acessos I- Análise univariada Considere a avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google