A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Sílvia C. Matos Soares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Sílvia C. Matos Soares"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Sílvia C. Matos Soares
Banco de Dados I Análise de Sistemas Professora: Sílvia C. Matos Soares

2 2. Modelagem 2.1 Modelo Entidade Relacionamento
MER Serve para a representação das estruturas de informação. Tem por base a percepção do mundo real como um conjunto de objetos básicos (entidades) e do relacionamento entre eles.

3 2.1 Modelo Entidade Relacionamento
É uma representação abstrata de um “objeto” do mundo real (um ser, um fato, uma coisa, um organismo social, etc...) Entidade Ex: funcionário, material, departamento Conjuntos de entidades: Funcionários Datas Livros Departamentos Todos os funcs da empresa Todos os deptos da empresa Todas as datas Todos os livros da biblioteca

4 É um conjunto de valores
2.1 Modelo Entidade Relacionamento É um conjunto de valores do conjunto de entidades Atributos Nome Endereço Sexo Salário Ex: funcionário Código Nome Descrição Ex: departamento

5 2.1 Modelo Entidade Relacionamento
Simples Compostos Multivalorados Monovalorados Nulos Determinantes Atributos funcionário * * rg nome num dependentes telefone pré-nome sobrenome

6 2.1 Modelo Entidade Relacionamento
Identificar as entidades, seus respectivos atributos e classificação: Empresa real : um Banco O cliente João, que possui o RG , mora na rua Amanda em Campinas, fez um empréstimo de número E1 e possui a conta corrente no banco. Seu saldo é de R$20.000,00 e a agência é a 0155, c/ nome Brasil, na cidade de Campinas.

7 2.1 Modelo Entidade Relacionamento
Relacionamentos Entidade1 Entidade2 Cursam Alunos Disciplinas * ra código nome nome telefone

8 2.1 Modelo Entidade Relacionamento Relacionamentos
Identificar as entidades, seus respectivos atributos e classificação: Empresa real : um Banco O funcionário José da Silva, RG está lotado no departamento (código D33) de Vendas da empresa onde trabalha, e possui 3 filhos. Nesta empresa um departamento é gerenciado, no máximo, por um funcionário, que possui o cargo de Gerente. Um funcionário gerencia, no máximo, um departamento.

9 2.1 Modelo Entidade Relacionamento Relacionamentos
Identificar as entidades e seus respectivos atributos: Os funcionários estão associados a projetos. Um funcionário pode participar de vários projetos, e um projeto pode ter a participação de vários funcionários. Um projeto sempre será identificado pelo seu código e deverá ter sua descrição, custo e prazo.

10 2.1 Modelo Entidade Relacionamento Relacionamentos
Identificar as entidades, seus respectivos atributos e criar o relacionamento: Os alunos de uma universidade cursam disciplinas, identificadas pelo código, nome, ementa e professor. No momento da matrícula, recebem sua identificação (RA) e fornecem seus dados (nome, rg, endereço, telefone, data nascimento).


Carregar ppt "Professora: Sílvia C. Matos Soares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google