A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FICHA de IDENTIFICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FICHA de IDENTIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FICHA de IDENTIFICAÇÃO
SEMANA da LEITURA 2011 FICHA de IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Marquês de Pombal Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal Distrito: Leiria Concelho: Pombal Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários Pombal Telefone: Fax: Semana da Leitura: 2011/03/01 a 2011/04/15

2 Atividades da BE da escola sede, EB. 2,3 Marquês de Pombal
PROGRAMA Atividades Comuns a todas as escolas do 1.º CEB (que têm biblioteca escolar): Livro Aberto: história continuada página a página por cada turma. A história é iniciada por uma turma, sendo, continuadamente, lida pelas restantes. A história vai ficando em aberto, até ser concluída pela última turma. Assaltos de leitura às salas de aula: sem aviso prévio, os alunos entram nas salas de aula e leem para professores e colegas poemas, pequenas histórias, textos selecionados. Concurso de Poesia: comemorando o dia mundial da poesia. Outras atividades: Feiras do Livro BE da EB1/ JI de Almagreira- 28 de Fevereiro a 5 de Março; BE da EB1 de Pombal e Louriçal- 14 a 18 de Março. Promoção do livro e da leitura com os escritores António Mota/ Vanda Furtado Marques/ Sílvia Alves (com a atividade Caça ao Tesouro): BE da EB1 do Louriçal - 14 a 18 de Março; 29 de Março. BE da EB1/ JI da Machada e EB1 de Pelariga - 14 a 18 de Março; 24 de Março. BE da EB1/ JI de Almagreira - 23 de Março. BE do CE da Redinha; BE da EB1 de Pombal (auditório da Biblioteca Municipal); EB1 do Barrocal – 28 de Março. Atividades da BE da escola sede, EB. 2,3 Marquês de Pombal Lançamento 2011 do SOLAR (Serviço de Orientação à Leitura, Aconselhamento e Recomendação); Abertura do Posto de Leitura na sala de convívio dos alunos, no âmbito do projeto aLeR+ ; Implementação de novos postos de Leitura no Agrupamento (EB1 de Vicentes; JI das Castelhanas); Lançamento dos Projetos “Rostos de Leitura” e “Faces Book”; “Conta-nos uma história” (Podcast), com a história “A Pele de Piolho” (exposição dos materiais de conceção da história; ateliê de expressão plástica; leitura do conto original; visionamento do filme construído pelos alunos da EB1 de Pombal (Chitas Leitoras).

3 MATERIAIS/ MEIOS DE DIVULGAÇÃO
Cartazes; Convites; Flyers; Portal da Escola Portal da RBP Jornal “O Correio de Pombal”; Jornal “O Horizonte” – Almagreira; Jornais Escolares; Twitter Rádio Cardal; Agenda Municipal; Sítio RBE.

4 MATERIAIS PRODUZIDOS DVD DVD

5 ACTIVIDADES REALIZADAS
Atividade: “Livro Aberto” Breve descrição: história continuada página a página. A história é iniciada por uma turma, sendo, continuadamente, lida pelas restantes. A história vai ficando em aberto, até ser concluída pela última turma. Atividade: “Assaltos de leitura às salas de aula” Breve descrição: sem aviso prévio, os alunos entram nas salas de aula e leem para professores e colegas poemas, pequenas histórias, textos selecionados. Atividade: Lançamento dos Projetos “Rostos de Leitura” e “Faces Book” Breve descrição: O primeiro consistiu num trabalho fotográfico de apanhados de leitura que constituirá a base da construção de painéis/ posters que perpetuarão na escola o projeto aLeR+, sendo distribuídos e colocados nos diferentes edifícios da escola sede; o segundo referenciará a construção de um e-book, contendo muitos dos rostos de leitura do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal. O “Faces Book” será colocado on-line, no portal do agrupamento (em construção). Atividade: “Conta-nos uma história” (Podcast), com a história “A Pele de Piolho” Breve descrição: Exposição dos materiais de construção da história, pelos alunos da EB1 de Pombal, na BE da escola sede e respetivas visitas programadas; leitura da história original; visionamento e audição da história construída pelos alunos da EB1 de Pombal; breve explicação da conceção da história e dos recursos que envolveu; ateliê de construção de personagens/ cenários para professores e alunos, usando materiais encontrados na natureza (expressão plástica). Atividade: Fórum “Cantos e Contos em Família” Breve descrição: atividade da Rede de Bibliotecas de Pombal – 18 e 19 de Março -, visando a importância do acompanhamento dos pais e encarregados de educação na atividade leitora dos seus educandos e na partilha mútua de leituras. Espaço de leitura/ música/ preleção/ debate / partilha de ideias e boas práticas. Lançamento do Livro “versos Rimados, Poemas Sonhados!”

6 FOTOGRAFIAS LEGENDADAS
1 2 3 4 5 António Mota: Foto 1 - JI do Barrocal Fotos 2 e 6 - CE da Redinha Fotos 3 e 7 - EB1 do Louriçal Foto 4 - Auditório da CMP Foto 5 - EB1 Moita do Boi 6 7

7 Fórum “Cantos e Contos em Família” 18 e 19 de Março 2011

8 FOTOGRAFIAS LEGENDADAS Vanda Furtado Marques – EB1/ JI de Almagreira
Sílvia Alves – JI da Pelariga Sílvia Alves – EB1 da Machada Vanda Furtado Marques – EB1/ JI de Almagreira

9 FOTOGRAFIAS LEGENDADAS
Assaltos de Leitura Leituras Partilhadas

10 SOLAR/ ROSTOS DE LEITURA

11 ACTIVIDADES DE LEITURA

12 OUTRAS MENSAGENS - Dos Pais e Encarregados de Educação, o regozijo e a satisfação de poderem partilhar com os professores, educadores e, sobretudo, com os seus filhos momentos únicos no percurso da vida escolar dos mesmos; Dos Professores/ Educadores, o orgulho de viabilizarem e elegerem a promoção e a dinamização da leitura como fator primordial das aprendizagens dos seus alunos; Dos Assistentes Operacionais, a oportunidade de intervir, participar e colaborar nas atividades, mostrando-se vivos com o seu contributo diário para o bem estar desta “família” que é a escola; Da Direção do Agrupamento, o apoio, a aposta e o investimento nas Bibliotecas Escolares como espaços alternativos e complementares às salas de aula, bem como aos eventos que promovam “uma cultura integrada de leitura”, transversal e consolidada em todo o agrupamento; Da equipa de Professores Bibliotecários, o desejo de construir, a vontade de inovar; o desafio de concretizar e sedimentar práticas que visem a formação dos alunos na procura de informação e na construção do conhecimento, contribuindo para a criação de cidadãos responsáveis, autónomos e críticos na relação e interação com o mundo que os rodeia; - Dos alunos, a alegria, a ingenuidade e a autenticidade de folhear um livro, ler algumas linhas e esboçar um sorriso… ! ! !


Carregar ppt "FICHA de IDENTIFICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google