A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A característica da espiritualidade de Maria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A característica da espiritualidade de Maria"— Transcrição da apresentação:

1 A característica da espiritualidade de Maria

2 A característica da espiritualidade de Maria é a sua Absoluta e total adesão a Palavra de Deus. Ao anjo Gabriel que lhe anunciava o chamado de Deus, Maria aceita decididamente e diz: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra"(Lc 1, 38).  Firme e radical deve ser também a nossa fé em Deus.

3 Nossa atitude, generosa e lógica é de acolher o chamado de Deus, com alegria e gratidão, e vive-la com total adesão, assim como fez a Virgem Maria. A espiritualidade de Maria consiste na total intimidade com Jesus.

4 Intimidade biológica por ser mãe, dando-lhe uma vida física; intimidade afetiva porque Jesus foi seu supremo e absoluto amor desde a anunciação até o calvário; Intimidade Apostólica, porque unida a obra salvadora de Cristo, intercede ainda por toda a humanidade .

5 Estas características da intimidade de Maria com Jesus, sejam também as características fundamentais da nossa vida, que se realiza de modo único na Eucaristia: "Eu sou o pão da vida... Eu sou o pão descido do céu!” O próprio Cristo quer que esta misteriosa e sublime intimidade com Ele se realize através da Eucaristia.

6 Outra característica espiritual de Maria é a sua Consagração
Outra característica espiritual de Maria é a sua Consagração. Tendo-se doada totalmente a Deus e a Cristo, consagrou-se também aos apóstolos e aos discípulos, as pessoas necessitadas. Que a exemplo de Maria possamos, também nós, vivermos esta intimidade com Cristo.

7 Maria, modelo de Caridade  "Maria, solícita, partiu para a região montanhosa para visitar sua prima Isabel" ( Lc1, 39-40). Da fé e da esperança nasce o amor para com o próximo. Toda a existência humana tem seu valor pela qualidade deste amor. Considerando seu comportamento em casa de Isabel e em Caná, Maria é modelo do nosso olhar, dos nossos sentimentos e do nosso engajamento em favor do próximo.

8 Por isso, não podemos nos limitar aos nossos interesses e opiniões
Por isso, não podemos nos limitar aos nossos interesses e opiniões. Uma grande solidariedade deve nos comprometer com os familiares, vizinhos, conterrâneos e todos os que passam necessidades, pois a caridade não tem limites. Bem aventurados aqueles que acolhem uma criança desde a sua concepção, que acolhem os marginalizados e excluídos, os que sofrem no corpo e na alma e todos os esmagados em sua dignidade humana!

9 Portanto, que tenhamos um coração aberto para melhorar a situação dos homens no que diz respeito a vida e a dignidade humana, aos anseios de maior justiça, à comunhão dos bens, a fraternidade e a paz entre os povos. Assim como Maria, cabe a nós, a cada um de nós usar nossos talentos e dons para servir ao homem em todas as suas dimensões, tendo olhar fixo em Cristo, único modelo da existência humana.

10 Paulo VI disse: “Cremos que Maria Santíssima, que permaneceu sempre Virgem, tornou-se Mãe do Verbo Encarnado, nosso Deus e Salvador. Associada por um vínculo estreito e indissolúvel aos mistérios da Encarnação e da Redenção, a Santíssima Virgem Maria, depois de terminar o curso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, Mãe da Igreja, continua no céu a desempenhar seu ofício materno, em relação aos membros de Cristo, cooperando para gerar e desenvolver a vida divina em cada uma das almas dos homens que foram remidos.”

11 Texto – Internet – Música Ave Maria- J. Caccini– Imagens – Google
Formatação – Altair castro 22/12/2012


Carregar ppt "A característica da espiritualidade de Maria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google