A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Radio Frequency Identification Felipe Rodrigues Goebel Vinicius Almeida Rodrigues (1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Radio Frequency Identification Felipe Rodrigues Goebel Vinicius Almeida Rodrigues (1)"— Transcrição da apresentação:

1 Radio Frequency Identification Felipe Rodrigues Goebel Vinicius Almeida Rodrigues (1)

2 É uma tecnologia utilizada como um método de identificação de dispositivos através do uso de tags, podendo ser utilizada em diversas aplicações para monitoramento. (2)

3 Primeiro identificador passivo: sitema criado pelos alemães na 2º Guerra Mundial Primeiro identificador ativo: foi desenvolvido pelos ingleses, sendo batizado como IFF (Identify Friend or Foe). (3)

4 Em 1999, o Massachusetts Intitute of Technology iniciou o estudo de uma arquitetura de identificação automática que utilizava os recursos de transmissão por radiofrequência para servir como modelo no desenvolvimento de novas aplicações de rastreamento e localização de produtos. (4)

5 Comunicação entre dispositivo leitor e microchip (5)

6 Baseia-se na emissão e recepção de ondas de rádio entre tags (transponders) e leitores Onde: tags são dispositivos que contêm informações sobre um item a ser identificado e emitem estas informações através de antenas; leitores recebem o sinal em radiofrequência dos tags e encaminham os dados a um sistema externo. (6)

7 (7)

8 (8)

9 Tipos de tags: * somente leitura * leitura/escrita Não necessita de contato visual com a tag para ler os dados. É possível realizar a leitura simultânea de vários microchips. Distância de leitura: Ativo x Passivo Capacidade de armazenamento limitada (9)

10 Aumento de segurança em operações repetitivas Eliminação de erros humanos Melhor controle sobre o estoque Reutilização e alta durabilidade das etiquetas (10)

11 A tecnologia pode ser utilizada em qualquer área onde há um interesse em se fazer captura automática de dados. Exemplos: Pedágios Aplicações médicas Controle de estoque (transporte e armazenamento) Linhas de montagem Identificação Animal (11)

12 (12)

13 (13)

14 (14)

15 Interferência no funcionamento Custo Segurança (privacidade) Falta de padronização (15)

16 Criptografia baseada em chaves Uso de códigos Blindagem metálica (16)

17 es/sandra_santana/rfid_01.html Estudo Comparativo de Middlewares para RFID, Hubert Fonseca Identificação por Radiofreqüência: Aplicações e Vulnerabilidades da Tecnologia RFID; José M. S. Pinheiro 17


Carregar ppt "Radio Frequency Identification Felipe Rodrigues Goebel Vinicius Almeida Rodrigues (1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google