A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie Profº: Ms Márcio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie Profº: Ms Márcio."— Transcrição da apresentação:

1 I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie Profº: Ms Márcio Antônio Veloso

2 CODIFICAÇÃO É... É a representação de todas as informações necessárias, suficientes e desejadas por meio de números e/ou letras, com base em toda a classificação obtida do material.

3 TIPOS DE CODIFICAÇÃO Alfabéticas; Numéricas; Alfa-numérica; E a mais contemporânea o famoso código de barras.

4 CODIFICAÇÃO ALFABÉTICA Este processo representa os materiais por meio de letras, Exemplo de aplicação do sistema alfabético: P – Pregos P/AA - Pregos 14 x /2 x 14 P/AB - Pregos 16 x /4 x 12 P/AC - Pregos 30 x /4 x 8

5 CODIFICAÇÃO NUMÉRICA OU SISTEMA NUMÉRICO OU DECIMAL A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização. Os códigos seguem então a uma regra, sendo:

6 CODIFICAÇÃO ALFA- NUMÉRICA Este processo agrupa números e letras.

7 EAN A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, recebeu a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº de e da Portaria nº 143 de do Ministério da Indústria e Comércio.

8 EAN 13

9 EAN 8

10 EAN 128 Permite a visualização de diversas informações O código EAN 13 Número do lote Número de série Data de validade Preço Etc.

11 C ÓDIGO DE B ARRAS É a representação de um pequeno conjunto de números e/ou letras, impressos de uma forma que o leitor óptico possa interpretar.

12 C ÓDIGO DE B ARRAS Pôr uma mera convenção, identificaremos o digito zero como uma seqüência de cinco barras: barra estreita, barra estreita, barra larga, barra larga e barra estreita, espaçadas por espaços em branco.

13 Barra Espaço Caracteres Separadores Dígito Verificador

14 RFID RFID ("Radio Frequency Identification" ou "Identificação por freqüência de rádio" é uma tecnologia criada para a identificação remota de objetos. Ex; Leitor de RFID Ex; Tecnologia RFID implantada por chip na orelha do animal Etiquetas com tecnologia RIFD

15 C ODIFICADOR E D ECODIFICADOR São equipamentos digitais podem processar somente os bits 1 e 0, sendo assim conversores de códigos que possuem necessidade de interpretação ou que converter a linguagem do usuário para a linguagem da máquina (codificadores); e, vice-versa: converter a linguagem da máquina para a linguagem do usuário decodificadores).

16 E XEMPLOS DE INSTRUMENTOS D ECODIFICADORES / C ODIFICADORES

17 V ANTAGENS PARA A INDÚSTRIA Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes; Organização interna, mediante a codificação de embalagens de despacho e da matéria prima; Controle de inventários e do estoque, expedição de mercadorias; Padronização nas exportações; Aproximação do consumidor ao produto (merchandising);

18 V ANTAGENS PARA O COMÉRCIO Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda: elimina erros de digitação, diminui o tempo das filas. Melhora o controle do estoque central. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Vende mais com maior lucro. Melhora o serviço ao cliente. Estabelece linguagem comum com fornecedor.

19 Cupom fiscal detalhado; Passagem rápida no check-out (caixa); Eliminação de erros de digitação em sua compra; Preço correto nas gôndolas; Linhas de produtos a venda de composição mais adequada ao perfil da clientela (pesquisa de marketing muito mais rápida e consistente). Vantagens para o consumidor

20 A NALISANDO E DESCOBRINDO D ÍGITO V ERIFICADOR...

21 E XEMPLOS DE ITENS C ODIFICADOS

22 CONCLUSÃO A codificação de material veio para facilitar e simplificar as operações dentro das empresas uma vez que com um único código podem ser identificadas as características do material, bem como todos os registros deste realizados na empresa. O código tornou-se tão mais necessário quanto maior for o universo da empresa e dos materiais.


Carregar ppt "I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie Profº: Ms Márcio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google