A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÓDIGO DE BARRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÓDIGO DE BARRAS."— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE BARRAS

2 ALEXANDRA P. ALBAREDA ELISABETH K
ALEXANDRA P. ALBAREDA ELISABETH K. TESKE EVERALDO DA CONCEIÇÃO JOCILENE CRISTINE G. DA SILVA JOSILAINE DE JESUS NORDES ROSELI JORGE DA COSTA

3 Referências Código de barras. Disponível em <www.seal.com.br>. Acessado em 08/05/2007. Código de barras. Disponível em <http://pt.wikpedia.org/w/index.php?title=C%C3%B3digo_de_barras&action=edit>. Acessado em 23/04/2007. Código de barras. Disponível em <http://www.macoratti.net/cod_bar.htm>. Acessado em 05/05/2007. GS1 Brasil. Disponível em <www.gs1brasil.org.br>. Acessado em 04/05/2007. ROCHA, Luiz Cláudio C. V. da. Código de barras sem mistérios. Revista Fórum Access. N°57. Setembro/Outubro de 2003. SEIDEMAN, Tony. Barcodes sweep the world. Disponível em <www.barcoding.com>. Acessado em 24/04/2007. Tipos de códigos de barras. Disponível em <http://www.linhabase.com.br/codigodebarras/codigodebaraas.asp>. Acessado em 23/04/2007. VIANNA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Introdução ao trabalho
A captura automática de dados é um dos meios mais rápidos, seguros e confiáveis de alimentar um sistema de informações. Entre as principais tecnologias disponíveis para realizar o processo de captura de dados está o código de barras. É sobre essa tecnologia tão utilizada e difundida no mundo todo que este trabalho tratará.

5 Histórico do código de barras
A necessidade de uma tecnologia que ajudasse os comerciantes; Bernard Silver e Norman Joseph Woodland; Primeiro sistema para codificação automática de produtos; Universal Product Code; A primeira compra.

6 Código de barras Conceito; Estrutura: Módulo; Barra; Espaço;
Caractere; Caractere inicial e final; Margem de silêncio; Sinal de enquadramento; Flag; Dígito verificador.

7 Código de barras Estrutura:

8 Tipos de códigos 2 de 5 intercalado:

9 3 de 9:

10 128 (A, B e C):

11 EAN 8:

12 EAN 13:

13 EAN 14:

14 EAN 128:

15 UPC A:

16 ISBN:

17 Tipos de códigos EAN 13: O código mais utilizado;
Composição do EAN 13; Formato: 789FFFFPPPPPV.

18 Órgão regulador Decreto n°90595 de 29 de novembro de 1984;
Sistema de Codificação Nacional de Produtos; Portaria n° 143 de 12 de dezembro de 1984.

19 Vantagens do código de barras
Maior rapidez e segurança na coleta de dados; Economia de tempo entre a entrada de dados, processamento e disponibilização da informação; Redução de custos em relação à coleta manual de dados; Redução de erros; Aumento das vendas devido aos melhores serviços oferecidos aos clientes (mais difícil de mensurar); Dispensa de etiquetação e reetiquetação de cada produto com o preço.

20 Cuidados com o código de barras
Erros de impressão: Códigos borrados; Códigos com falhas.

21 Cuidados com o código de barras
Outros problemas: Contraste; Códigos muito densos; Ausência das margens de silêncio.

22 Considerações finais Este trabalho mostrou que a criação do código de barras trouxe imensos benefícios e facilidades para os comerciantes do mundo inteiro. Sem esse avanço na automação comercial não seria possível oferecer tanta agilidade e segurança aos clientes em suas aquisições, sem contar na segurança que os próprios comerciantes têm quanto ao seu inventário e na redução de custos que isso representou para eles em comparação à antiga coleta manual de dados. Apesar de ainda pequenos comércios poderem se dar ao luxo de utilizar o recurso manual, estabelecimentos de grandes porte não conseguem nem sonhar mais com um mundo sem o código de barras. O código de barras representou, enfim, uma revolução de proporções mundiais.

23 Curiosidades Cálculo do DV do EAN:
Exemplo de código: X Primeiramente some os números que estiverem na posição ímpar do código de barras multiplicados por 3 (da esquerda para a direita): 0(x3)+2(x3)+0(x3)+5(x3)+1(x3)+8(x3)= =48

24 Curiosidades Depois faça a soma dos números da posição par:
=27 Agora some tudo: 48+27=75 O DV é a diferença para o próximo múltiplo de 10: Para o próximo múltiplo de 10 faltam 5, então o DV é 5.

25 Curiosidades Diga adeus ao código de barras:
Os códigos de barras serão substituídos por um dispositivo baseado num microchip que armazena dados e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho de leitura.


Carregar ppt "CÓDIGO DE BARRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google