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Gestão de Materiais Codificação de Materiais. 1 Conceito 1 Conceito A codificação de informações vem a solucionar a questão de agrupamentos de características.

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1 Gestão de Materiais Codificação de Materiais

2 1 Conceito 1 Conceito A codificação de informações vem a solucionar a questão de agrupamentos de características referentes a determinado material, pessoa ou mesmo informações de controle gerencial. A codificação de informações vem a solucionar a questão de agrupamentos de características referentes a determinado material, pessoa ou mesmo informações de controle gerencial. A codificação se ramificou pelo planeta de formas variáveis se adaptando a cada necessidade presente. Sua variação está inclusa entre codificações: numéricas, alfabéticas, alfa-numérica e mais contemporânea o famoso código de barras Codificação alfabética 1.1. Codificação alfabética Este processo representa os materiais por meio de letras, foi muito utilizado na codificação de livros ( Método Dewey), com a implementação da imprensa no mundo, o sistema agregou números a sua codificação, conseguindo com isto codificar a grande variedade de edições em suas categorias e classificações de assuntos, autores e áreas especificas. Codificação de Materiais

3 1.2 Codificação alfa-numérica Este processo agrupa números e letras, atualmente é um sistema muito utilizado na classificação de peças automotivas e na codificação de placas de automóveis. As quantidades de letras utilizadas e números, são definidos pelo órgão ou empresa a qual adotou o sistema, não havendo uma regra específica. Desta forma o sistema pode se adaptar a cada necessidade. Codificação de Materiais

4 1.3 Codificação numérica ou sistema Numérico ou Decimal A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização. A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização. A codificação segue normalmente ao adotado pelo Federal Supply Classification System, o qual foi elaborado para o controle de materiais no após segunda guerra mundial. A classificação e codificação dos materiais, segue ao FSC, porém com modificações provenientes de adequação necessária ao uso pela empresa pretendente. A classificação e codificação dos materiais, segue ao FSC, porém com modificações provenientes de adequação necessária ao uso pela empresa pretendente. Os códigos seguem então a uma regra, sendo: Codificação de Materiais

5 1.4 Código de barras 1.4 Código de barras A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, atualmente GSI recebeu a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº de e da Portaria nº 143 de do Ministério da Indústria e Comércio. A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, atualmente GSI recebeu a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº de e da Portaria nº 143 de do Ministério da Indústria e Comércio. Em 1986 foi estabelecido um acordo de cooperação entre a EAN Internacional e a UCC – Uniform Code Council Inc., entidade americana que administra o sistema UPC ( Código Universal de Produtos) de numeração e código de barras, utilizado nos Estados Unidos e no Canadá. Esta aliança promoveu uma maior colaboração, intercambio e suporte técnico entre os parceiros comerciais. Em 1986 foi estabelecido um acordo de cooperação entre a EAN Internacional e a UCC – Uniform Code Council Inc., entidade americana que administra o sistema UPC ( Código Universal de Produtos) de numeração e código de barras, utilizado nos Estados Unidos e no Canadá. Esta aliança promoveu uma maior colaboração, intercambio e suporte técnico entre os parceiros comerciais. Codificação de Materiais

6 Com o advento do código de barras, a interação entre atacadistas e varejistas passou a ser feita através deste controle mais eficaz, gerando uma velocidade rápida e precisa na troca de informações quanto aos aspectos de movimentação de venda e gestão dos estoques, garantindo assim uma melhor qualidade e produtividade dos sistemas gerenciais. Com o advento do código de barras, a interação entre atacadistas e varejistas passou a ser feita através deste controle mais eficaz, gerando uma velocidade rápida e precisa na troca de informações quanto aos aspectos de movimentação de venda e gestão dos estoques, garantindo assim uma melhor qualidade e produtividade dos sistemas gerenciais. As atribuições do sucesso do código de barras estão distribuídas entre as entidades que colaboraram entre si, sendo: UPC – Código Universal de Produtos UPC – Código Universal de Produtos UCC – Uniform Code Council UCC – Uniform Code Council EAN – European Article Numbering Association EAN – European Article Numbering Association EAN International EAN International Codificação de Materiais

7 Atualmente mais de empresas em todo mundo utilizam o sistema EAN, atendendo as empresas em mais de 150 países. Atualmente mais de empresas em todo mundo utilizam o sistema EAN, atendendo as empresas em mais de 150 países. O sistema EAN é constituído de: O sistema EAN é constituído de: Um sistema para numerar itens ( produtos de consumo e serviços, unidades de transporte, localizações, e outros ramos,...) permitindo que sejam identificados; Um sistema para numerar itens ( produtos de consumo e serviços, unidades de transporte, localizações, e outros ramos,...) permitindo que sejam identificados; Um sistema para representar informações suplementares; Um sistema para representar informações suplementares; Código de barras padronizados para representar qualquer tipo de informação que possa ser lida facilmente por scaners; Código de barras padronizados para representar qualquer tipo de informação que possa ser lida facilmente por scaners; Um conjunto de mensagens EANCOM para transações pelo Intercambio Eletrônico de documentos ( EDI). Um conjunto de mensagens EANCOM para transações pelo Intercambio Eletrônico de documentos ( EDI). Dentro do processo, foram padronizados sistemas de EAN, sendo: Dentro do processo, foram padronizados sistemas de EAN, sendo: EAN 13 – utilizado para identificar unidade de consumo. EAN 13 – utilizado para identificar unidade de consumo. EAN 08 – utilizado para identificar unidade de consumo, quando a embalagem não tem espaço físico para marcar o EAN13. EAN 08 – utilizado para identificar unidade de consumo, quando a embalagem não tem espaço físico para marcar o EAN13. Codificação de Materiais

8 EAN/DUN14 – utilizado para identificar caixas de papelão, fardos e unidades de despacho em geral. EAN/DUN14 – utilizado para identificar caixas de papelão, fardos e unidades de despacho em geral. UCC/EAN128 – aplicado em unidades de distribuição, permitindo identificação de número de lote, série, data de fabricação, validade, textos livres e outros dados. UCC/EAN128 – aplicado em unidades de distribuição, permitindo identificação de número de lote, série, data de fabricação, validade, textos livres e outros dados. ISBN – utilizado para identificar livros. ISBN – utilizado para identificar livros. ISSN – utilizado para identificar publicações periódicas. ISSN – utilizado para identificar publicações periódicas Razões de utilização Razões de utilização Dentre muitos se apresentam: 1.Padrão utilizado internacionalmente em mais de 150 países; 2. Cada identificação de mercadoria é única no mundo; 3. Decodificações rápidas do símbolo, gerando informações instantâneas; 4. Linguagem comum no intercambio de informações entre parceiros comerciais. 4. Linguagem comum no intercambio de informações entre parceiros comerciais. Codificação de Materiais

9 1.4.2 Vantagens para a indústria Vantagens para a indústria Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes; Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes; Organização interna, mediante a codificação de embalagens de despacho e da matéria prima; Organização interna, mediante a codificação de embalagens de despacho e da matéria prima; Controle de inventários e do estoque, expedição de mercadorias; Controle de inventários e do estoque, expedição de mercadorias; Padronização nas exportações; Padronização nas exportações; Aproximação do consumidor ao produto (merchandising); Aproximação do consumidor ao produto (merchandising); Possibilidade de utilizar o Intercambio eletrônico de Documentos (EDI). Possibilidade de utilizar o Intercambio eletrônico de Documentos (EDI). Codificação de Materiais

10 1.4.3 Vantagens para o comércio Vantagens para o comércio Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda: elimina erros de digitação, diminui o tempo das filas. Aumenta a eficiência no ponto de venda: elimina erros de digitação, diminui o tempo das filas. Otimiza a gestão de preços e de crédito. Otimiza a gestão de preços e de crédito. Melhora o controle do estoque central. Melhora o controle do estoque central. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Vende mais com maior lucro. Vende mais com maior lucro. Atende as mudanças rápidas dos hábitos de consumo. Atende as mudanças rápidas dos hábitos de consumo. Melhora o serviço ao cliente. Melhora o serviço ao cliente. Estabelece linguagem comum com fornecedor. Estabelece linguagem comum com fornecedor. Codificação de Materiais

11 1.4.4 Vantagens para o consumidor Vantagens para o consumidor Cupom fiscal detalhado; Cupom fiscal detalhado; Passagem rápida no check-out (caixa); Passagem rápida no check-out (caixa); Eliminação de erros de digitação em sua compra; Eliminação de erros de digitação em sua compra; Preço correto nas gôndolas; Preço correto nas gôndolas; Linhas de produtos a venda de composição mais adequada ao perfil da clientela (pesquisa de marketing muito mais rápida e consistente). Linhas de produtos a venda de composição mais adequada ao perfil da clientela (pesquisa de marketing muito mais rápida e consistente). Codificação de Materiais


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