A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação
ECR- Efficient Consumer Response Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

2 Efficient Consumer Response
Histórico: Surgiu nos EUA em 1993. Conceito: O ECR é uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor. Foco: Construção de uma cadeia de distribuição mais ágil e eficiente na transmissão de informações entre seus componentes e nos processos logísticos responsáveis pelo fluxo das mercadorias no canal. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

3 Cadeia de Distribuição Interligada:
Fluxo de Informação preciso e sem papel Fornecedor Distribuidor Varejista Consumidor Objetivos: Maior qualidade e agilidade nos processos da cadeia de distribuição; Redução de custos; Atendimento às demandas dos consumidores com maior eficiência; Maior satisfação do cliente/consumidor final. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

4 Estrutura do Movimento ECR no Brasil
Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) Dirigida por um Comitê Executivo; Conduz pesquisas em tópicos referentes ao ECR; Oferece programas, atividades e palestras; Oferece soluções tecnológicas de base para construção do ECR. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

5 Estratégias de Implementação do ECR
1. Efficient Store Assortment: Sortimento Eficiente de Loja Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor. Visa determinar o nível de oferta ótima de um produto, para atingir a satisfação do consumidor e melhorar os resultados dos negócios. Principal Ferramenta : Gerenciamento de Categoria - procura reduzir o espaço que não adiciona valor (escritório e depósito). Fornecedor e distribuidor cruzam informações sobre determinado produto para poderem ofertá-lo ao cliente de determinada loja. Aumenta o número de vendas e rotação do estoque. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

6 Estratégias de Implementação do ECR
2. Efficient Replenishment Reposição Eficiente O objetivo desta estratégia é o de proporcionar o produto certo, no local certo, na hora certa, na quantidade certa e da maneira mais eficiente possível. São necessários 4 elementos chave: 1. Leitura precisa das informações dos produtos. 2. Recebimento eletrônico na loja. 3. Sistema Perpétuo de Controle de Estoque. 4. Pedido Assistido por Computador. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

7 Estratégias de Implementação do ECR
3. Efficient Promotion Promoção Eficiente Lida com as ineficiências derivadas das práticas de promoção ao cliente (Do fornecedor para o varejista ou revendedor), onde se concentram as maiores perdas. Simplifica todos os acordos promocionais e, para parceiros dentro do ECR, negociando um preço chamado de desconto contínuo (repartir os ganhos derivados da simplificação e da redução de gestão das promoções de parceiros). Quanto maior a eficiência obtida pelos parceiros, maior poderá ser o desconto contínuo. Aqueles que forem mais agressivos na implementação do ECR tendem a obter melhores acordos. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

8 Estratégias de Implementação do ECR
4. Efficient Product Introduction Introdução Eficiente de Produtos novos produtos novos produtos O fornecedor e o distribuidor reúnem-se regularmente para revisar as tendências de consumo e fazem pesquisas para identificar oportunidades. Então, em conjunto, é preparado um teste, implementado e avaliado. A partir dos resultados o produto é ou não colocado no mercado. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

9 Ferramentas do ECR / EAN Brasil
CRP - Continuous Replenishment Program Conjunto de práticas de trabalho entre fabricante e distribuidor, que permite que o processo de reabastecimento de produtos se realize com base na saída real do armazém ou da loja. CPFR -Collaborative Planning Forecasting and Replenishment Sistema de reprovisionamento integrado “até a prateleira” que se baseia em dados de venda reais e se apóia numa colaboração estreita entre a área Comercial e a cadeia de abastecimento. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

10 Ferramentas do ECR/ EAN Brasil
E- catalogs Catálogos eletrônicos de produtos que contém informações padronizadas, dados técnicos, código de barras correspondentes, dados logísticos, galeria de produtos, especificações técnicas e de segurança. E-CRM na área de supply Seguimento de pedidos, faturas e notas de crédito relacionadas com atividades comerciais, gestão de reclamações e informação. EDI - Eletronic Data Interchange Transferência de dados entre empresas utilizando redes como a internet. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

11 Ferramentas do ECR/ EAN Brasil
EAN Brasil - Associação Brasileira de Automação Proporcionar assistência completa à implementação do Sistema EAN.UCC, administrar prefixos, proporcionar treinamento sobre numeração, codificação por barras e Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), e fornecer informações sobre os padrões e a evolução do sistema. Sistema EAN. UCC Conjunto de padrões que permite o gerenciamento eficiente de cadeias de abastecimento globais e multi-industriais através da identificação inequívoca de produtos, unidades de despacho, ativos, localidades e serviços, facilitando o processo de comércio eletrônico incluindo completa rastreabilidade. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

12 Ferramentas do ECR/ EAN Brasil
Benefícios do Sistema EAN.UCC Padrão utilizado internacionalmente em 94 países. Cada identificação de mercadoria é única no mundo. Decodificação rápida do símbolo. Linguagem comum no intercâmbio de informações. Vantagens para a Indústria Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado. Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes. Organização interna. Padronização nas exportações. Possibilita a utilização do EDI. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

13 Ferramentas do ECR/ EAN Brasil
Vantagens para o Comércio Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Atende às mudanças rápidas dos hábitos de consumo. Estabelece linguagem comum com os fornecedores. Possibilita a utilização do EDI. Vantagens para o Consumidor Cupom fiscal detalhado. Passagem rápida pelo check-out. Eliminação de erros. Linhas de produtos à venda de composição mais adequada ao perfil da clientela. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

14 Considerações Finais Sobre ECR
Papéis e responsabilidades para implantar: Entidades: Divulgar conceitos Definir padrões Divulgar tecn. e ferramentas Promover capacitação Garantir linguagem comum Criar um canal de comunicação e negociação com o governo Empresas: Estar comprometidas Focar consumidor Assimilar conceitos Mudar cultura Investir e Adotar novas tecnologias Fortalecer parcerias Adotar indicadores de desempenho Planejar e implantar ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

15 Considerações Finais Sobre ECR
Fluxo dos Produtos: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

16 Considerações Finais Sobre ECR
Fluxo das Informações: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

17 Considerações Finais Sobre ECR
Aspectos Comerciais: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

18 Considerações Finais Sobre ECR
Fluxo Financeiro: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

19 Considerações Finais Sobre ECR
Variáveis Chave do ECR: Redução dos níveis de estoque; Redução das perdas de venda por stock out; Otimização na distribuição dos produtos; Redução do tempo de recebimento fiscal; Aumento de vendas; Aumento da margem bruta; Retorno das promoções sobre os investimentos; Diminuição dos lançamentos falidos. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

20 Considerações Finais Sobre ECR
Dicas e Conclusões: Os benefícios potenciais do ECR justificam os esforços para alcançá-los; Atender os benefícios demanda um trabalho conjuntos ; Alcançar os benefícios requer mudanças nas empresas; Aplicar aspectos técnicos será mais fácil que administrar a mudança comportamental; A vantagem competitiva de hoje rapidamente transformar-se a no requerimento de amanhã; Gestão da Informação x ECR. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

21 http://www.ecrbrasil.com.br/ ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor
Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google