A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar."— Transcrição da apresentação:

1 A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender." Alexandre Herculano

2 O começo A Coordenação de Portais Institucionais da TIC/UFRJ iniciou seu trabalho devido à necessidade de produzir um padrão institucional para os diversos setores da universidade, garantindo a privacidade, a confiabilidade e a manutenção dos dados ali depositados.

3 Missão A idéia era utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que fosse, ao mesmo tempo, de fácil manuseio e seguro, para que pudéssemos atender satisfatoriamente um grande número de usuários de forma descentralizada e com independência administrativa.

4 A escolha A experiência começou com o CMS Joomla, que mostrou-se mais intuitivo ao usuário. A comunidade mantenedora sempre se mostrou muito ativa no desenvolvimento de versões cada vez mais aprimoradas da plataforma, bem como na colaboração para criar extensões e plugins (traduções, ferramentas de edição de texto, etc) que minimizam cada vez mais as falhas de segurança e tornam o ambiente mais confiável.

5 O refinamento técnico O primeiro passo foi dado no sentido de criar o Guia de Instanciação do Joomla, com controle de versão a cada alteração dos passos adotados. O documento orientava : ALOCAÇÃO NO SERVIDOR + PRIVILÉGIOS DE ACESSO + PERSONALIZAÇÃO DO CSS

6 As tecnologias CSS para personalização do template; Perfis de Administrador e Gestor para classificar privilégios na ferramenta; Proteção do servidor via Shell-script (LOCK-JOOMLA).

7 Blindagem do servidor As diretivas de proteção, impedem acesso à pasta raiz do site e toda a sua árvore (subpastas), bem como bloqueia a gravação em disco de quaisquer arquivos não autorizados. Para cada alteração física na instância, o lock-joomla precisa ser desativado e depois reativado manualmente. Isto não impede o CMS de manipular arquivos, criar e editar artigos, etc., uma vez que estes recursos já estavam previstos na configuração do bloqueio.

8 O JOOMTIC Áreas opcionais em vermelho; Uma, duas ou três colunas; Módulos facilmente reposicionados; Todos os portais desenvolvidos possuem a mesma característica (padrão), mas com sua identidade própria preservada.

9 A documentação Cada nova versão é disponibilizada em repositório para a equipe; O template, o guia de configuração de instanciação, componentes, extensões e o Joomla-Matriz estão sempre disponíveis em forma de subversions;

10 Exemplo

11 Outro exemplo

12 Pontos positivos Criação de template para Wordpress e blindagem com lock-wp; Substituição do Guia de Instanciação pelo Joomla-matriz, pacote pronto contendo a instância já pré-configurada; Criação do Curso no formato EAD de Joomla para Gerentes de Portais; Estudo de procedimentos de migração de outros CMS para Joomla.

13 Dificuldades Vários portais ainda na versão 1.0 do Joomla, cuja atualização é difícil e demorada e muitos componentes (de terceiros) foi descontinuada; Alguns portais com versões antigas foram invadidos; Equipe reduzida (7 pessoas); Portfolio de serviços oferecidos muito restrito; Falta de uma boa definição do escopo da equipe.

14 Estatísticas Aproximadamente 90 portais gerenciados; Experiência de 2 anos; 7 profissionais; 3 demandas de novos portais por semana; O desenvolvimento de um portal leva 2 semanas em média; Processo de desenvolvimento em forma de linha de produção.

15 Referências Padrões Abertos Referência de Migração para Software Livre Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG)

16 Agradecimento FIM Dennis Freitas -


Carregar ppt "A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google