A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento do Escopo: principais conceitos Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento do Escopo: principais conceitos Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 5."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento do Escopo: principais conceitos Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 5

2 Escopo do Projeto vs Escopo do Produto Escopo do projeto: trabalho que precisa ser realizado para entregar o produto, serviço ou resultado com características e especificações. Escopo do produto: as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado gerado pelo projeto.

3 ATENÇÃO! O gerenciamento de escopo é responsável pela organização de todas as atividades a ser executado no projeto, sendo o documento único na qual indicará a denição e o controle do que está contido ou não no projeto. A denição do escopo inadequada é a causa mais frequente da insatisfação entre clientes e empresas contratadas para Gerenciar o Projeto.

4 Visão geral do gerenciamento de escopo

5 A iniciação de um projeto pode surgir a partir de diversas necessidades de uma empresa/organização, seja por uma oportunidade de mercado, necessidade comercial, avanços tecnológicos, necessidades legais ou sociais.

6 Planejamento Ferramenta que descreve como a equipe irá denir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, denir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, vericar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto. O planejamento inicia-se pela análise das informações contidas no termo de abertura do projeto (project charter), na qual reune as informações necessárias a compor essa fase.

7 Modelo de um Termo de Abertura do Projeto

8 As principais entradas colhidas da empresa para o planejamento são: Fatores ambientais da empresaAtivos de processos organizacionais Termo de abertura do projetoDeclaração do escopo do projeto Plano de gerenciamento do projetoPlano de gerenciamento do projeto. PLANEJAMENTO DO ESCOPO

9 Modelo de uma Declaração do Escopo

10 A Declaração do Escopo é uma referência para: Acordar, com os principais stakeholders, sobre o propósito e os objetivos do projeto. Confirmar ou criar um entendimento comum sobre o escopo do projeto entre os stakeholders. Controlar mudanças de escopo. Tomar decisões futuras para o projeto.

11 Plano de Gerenciamento do Projeto Define, coordena e integra todos os planos auxiliares em um documento único; Será revisado e atualizado por meio do processo Controle de Mudanças do Escopo; Define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado;

12 Verificação do Escopo Tem como característica principal a aceitação por parte do cliente e o fornecedor das atividades descritas para execução. O processo de vericação analisa os seguintes fatores que compõe o escopo: planejamento, documentação dos requisitos e as entregas validadas.

13 Documentação dos Requisitos Os requisitos incluem as necessidades quantificadas e documentadas, e as expectativas do patrocinador, cliente e outras partes interessadas.

14 Controle de Mudanças de Escopo Processo que assegura todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas que são realizadas através de um controle integrado. O controle do escopo baseia-se nas informações contidas no plano de gerenciamento do projeto. Baseado na coleta das informações e tratamento das mesmas surgem documentações com especicações das mudanças, onde, quando e porquê ocorreram, não perdendo o foco do trabalho a ser realizado.

15 Gerenciamento do Escopo: o pontapé inicial do projeto Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 6

16 Nesta semana daremos continuidade a área gerenciamento de escopo, iniciada na semana passada complementando as informações fornecidas anteriormente. OBJETIVOS

17 AFINAL, COMO ELABORAR O PROJETO ? FASES DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

18 O gerenciamento de escopo é o pontapé inicial na execução do projeto, contendo todas as informações necessárias para a sua execução e a importância de cada uma. GERENCIAMENTO DO ESCOPO INTEGRAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO

19 É a certidão de nascimento do projeto, reconhecendo a necessidade de execução do projeto para a empresa e sua existência, através de uma autorização formal do setor responsável pelos custos do projeto. PROJECT CHARTER

20 Antes de iniciar qualquer projeto, é feito a escolha de um projeto levando em consideração diversos fatores, algumas empresas possuem diversos projetos sendo necessário a escolha. Empresas menores não dispõe de tantos projetos para escolha. SELEÇÃO DE PROJETOS

21 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO EAP/WBS A estrutura analítica do projeto, subdivide as entregas e o trabalho em tarefas menores, para facilitar o controle e o gerenciamento. A EAP segundo a definição do PMBOK, organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O PMBOK define EAP como uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executada pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas.

22 Decompõe o projeto em partes menores, fornecendo um dos principais métodos de gerenciamento de projetos; Auxilia no planejamento e definição das responsabilidades; Define os recursos necessários para a execução das tarefas; Facilita a montagem de uma representação gráfica de escopo do projeto visualizando as tarefas a serem executadas; e Fornece uma ligação entre o escopo e os envolvidos no projeto. VANTAGENS DO EAP

23 MODELOS DE EAP

24

25 DICIONÁRIO DO EAP O dicionário de EAP, é um documento formal baseado na EAP com a descrição mais detalhada dos constante na mesma, detalhando a descrição das tarefas, organização responsável pela execução, recursos necessários, estimativa de custos, informações do contrato dentre outros, fornecendo uma documentação técnica para cada elemento.

26 De acordo com a definição de projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, antes de iniciar qualquer projeto é necessário a definição do produto ou serviço na qual será empreendido um conjunto de ações e esforços com o objetivo de criar um resultado exclusivo. DEFINIÇÃO DOS PRODUTOS DO PROJETO Baseado na escolha do produto/serviço a ser produzido para o cliente, será montado um equipe para a execução do projeto seguindo o fluxo já visto para a elaboração de um projeto.

27 DÚVIDAS E RISCOS DO ESCOPO DO PROJETO A colaboração entre os reais usuários e a equipe é primordial para o sucesso do projeto. Isso é defendido em todas as metodologias de desenvolvimento de projetos. Essa comunicação deve ser constante e não deve ter barreiras entre os desenvolvedores e os especialistas do negócio. COMO DESCOBRIR OS ERROS DO ESCOPO DO PROJETO ?

28 ESCOPO DO PROJETO FILME : A IMPORTÂNCIA DO ESCOPO DO PROJETO PARTE 1 E PARTE 2 Vaidade dos profissionais Falta de Comunicação Distração Projeto sem revisão Arquivos desatualizados Falta de controle Falta de Integração Baseado no filme podemos observar os erros cometidos durante o Escopo de um Projeto :

29 Estimativas erradas e incompletas. Projeto é baseado em dados insuficientes, ou inadequados. O sistema de controle é inadequado. O projeto não teve um gerente de projeto, ou teve vários, criando círculos de poder paralelo aos previamente estabelecidos. OBSERVAÇÃO SOBRE OS ERROS E RISCOS NO ESCOPO DO PROJETO

30 Fracassou a integração dos elementos-chave do escopo do projeto. Cliente/projeto tinham expectativas distintas e, muitas vezes, opostas. Não se conheciam os pontos-chave do projeto. CONCLUSÃO SOBRE OS ERROS E RISCOS NO ESCOPO DO PROJETO

31 CONCLUSÃO DE COMO ELABORAR O ESCOPO DO PROJETO


Carregar ppt "Gerenciamento do Escopo: principais conceitos Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google