A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento do Escopo: principais conceitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento do Escopo: principais conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 5

2 Escopo do Projeto vs Escopo do Produto
Escopo do projeto: trabalho que precisa ser realizado para entregar o produto, serviço ou resultado com características e especificações. Escopo do produto: as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado gerado pelo projeto.

3 ATENÇÃO! O gerenciamento de escopo é responsável pela organização de todas as atividades a ser executado no projeto, sendo o documento único na qual indicará a definição e o controle do que está contido ou não no projeto. A definição do escopo inadequada é a causa mais frequente da insatisfação entre clientes e empresas contratadas para Gerenciar o Projeto.

4 Visão geral do gerenciamento de escopo

5 comercial, avanços tecnológicos, necessidades legais ou sociais.
A iniciação de um projeto pode surgir a partir de diversas necessidades de uma empresa/organização, seja por uma oportunidade de mercado, necessidade comercial, avanços tecnológicos, necessidades legais ou sociais.

6 Planejamento Ferramenta que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, verificar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto. O planejamento inicia-se pela análise das informações contidas no termo de abertura do projeto (project charter), na qual reune as informações necessárias a compor essa fase.

7 Modelo de um Termo de Abertura do Projeto

8 As principais entradas colhidas da empresa para o planejamento são:
Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Termo de abertura do projeto Declaração do escopo do projeto Plano de gerenciamento do projeto. PLANEJAMENTO DO ESCOPO

9 Modelo de uma Declaração do Escopo

10 A Declaração do Escopo é uma referência para:
Acordar, com os principais stakeholders, sobre o propósito e os objetivos do projeto. Confirmar ou criar um entendimento comum sobre o escopo do projeto entre os stakeholders. Controlar mudanças de escopo. Tomar decisões futuras para o projeto.

11 Plano de Gerenciamento do Projeto
Define, coordena e integra todos os planos auxiliares em um documento único; Será revisado e atualizado por meio do processo Controle de Mudanças do Escopo; Define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado;

12 Verificação do Escopo Tem como característica principal a aceitação por parte do cliente e o fornecedor das atividades descritas para execução. O processo de verificação analisa os seguintes fatores que compõe o escopo: planejamento, documentação dos requisitos e as entregas validadas.

13 Documentação dos Requisitos
Os requisitos incluem as necessidades quantificadas e documentadas, e as expectativas do patrocinador, cliente e outras partes interessadas.

14 Controle de Mudanças de Escopo
Processo que assegura todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas que são realizadas através de um controle integrado. O controle do escopo baseia-se nas informações contidas no plano de gerenciamento do projeto. Baseado na coleta das informações e tratamento das mesmas surgem documentações com especificações das mudanças, onde, quando e porquê ocorreram, não perdendo o foco do trabalho a ser realizado.

15 Gerenciamento do Escopo: o pontapé inicial do projeto
Disciplina ADM 080- Gestão de Projetos Unidade II – Semana 6

16 OBJETIVOS Nesta semana daremos continuidade a área gerenciamento de escopo, iniciada na semana passada complementando as informações fornecidas anteriormente.

17 AFINAL, COMO ELABORAR O PROJETO ? FASES DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

18 GERENCIAMENTO DO ESCOPO INTEGRAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO
O gerenciamento de escopo é o pontapé inicial na execução do projeto, contendo todas as informações necessárias para a sua execução e a importância de cada uma. INTEGRAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO

19 PROJECT CHARTER É a certidão de nascimento do projeto, reconhecendo a necessidade de execução do projeto para a empresa e sua existência, através de uma autorização formal do setor responsável pelos custos do projeto.

20 Empresas menores não dispõe de tantos projetos para escolha.
SELEÇÃO DE PROJETOS Antes de iniciar qualquer projeto, é feito a escolha de um projeto levando em consideração diversos fatores, algumas empresas possuem diversos projetos sendo necessário a escolha. Empresas menores não dispõe de tantos projetos para escolha.

21 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO
EAP/WBS A estrutura analítica do projeto, subdivide as entregas e o trabalho em tarefas menores, para facilitar o controle e o gerenciamento. A EAP segundo a definição do PMBOK, organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O PMBOK define EAP como uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executada pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas.

22 VANTAGENS DO EAP Decompõe o projeto em partes menores, fornecendo um dos principais métodos de gerenciamento de projetos; Auxilia no planejamento e definição das responsabilidades; Define os recursos necessários para a execução das tarefas; Facilita a montagem de uma representação gráfica de escopo do projeto visualizando as tarefas a serem executadas; e Fornece uma ligação entre o escopo e os envolvidos no projeto.

23 MODELOS DE EAP

24 MODELOS DE EAP

25 DICIONÁRIO DO EAP O dicionário de EAP, é um documento formal baseado na EAP com a descrição mais detalhada dos constante na mesma, detalhando a descrição das tarefas, organização responsável pela execução, recursos necessários, estimativa de custos, informações do contrato dentre outros, fornecendo uma documentação técnica para cada elemento.

26 DEFINIÇÃO DOS PRODUTOS DO PROJETO
De acordo com a definição de projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, antes de iniciar qualquer projeto é necessário a definição do produto ou serviço na qual será empreendido um conjunto de ações e esforços com o objetivo de criar um resultado exclusivo. Baseado na escolha do produto/serviço a ser produzido para o cliente, será montado um equipe para a execução do projeto seguindo o fluxo já visto para a elaboração de um projeto.

27 COMO DESCOBRIR OS ERROS DO ESCOPO DO PROJETO ?
DÚVIDAS E RISCOS DO ESCOPO DO PROJETO A colaboração entre os reais usuários e a equipe é primordial para o sucesso do projeto. Isso é defendido em todas as metodologias de desenvolvimento de projetos. Essa comunicação deve ser constante e não deve ter barreiras entre os desenvolvedores e os especialistas do negócio. COMO DESCOBRIR OS ERROS DO ESCOPO DO PROJETO ?

28 FILME : A IMPORTÂNCIA DO ESCOPO DO PROJETO
PARTE 1 E PARTE 2 Baseado no filme podemos observar os erros cometidos durante o Escopo de um Projeto : Vaidade dos profissionais Falta de Comunicação Distração Projeto sem revisão Arquivos desatualizados Falta de controle Falta de Integração

29 OBSERVAÇÃO SOBRE OS ERROS E RISCOS NO ESCOPO DO PROJETO
Estimativas erradas e incompletas. Projeto é baseado em dados insuficientes, ou inadequados. O sistema de controle é inadequado. O projeto não teve um gerente de projeto, ou teve vários, criando círculos de poder paralelo aos previamente estabelecidos.

30 CONCLUSÃO SOBRE OS ERROS E RISCOS NO ESCOPO DO PROJETO
Fracassou a integração dos elementos-chave do escopo do projeto. Cliente/projeto tinham expectativas distintas e, muitas vezes, opostas. Não se conheciam os pontos-chave do projeto.

31 CONCLUSÃO DE COMO ELABORAR O ESCOPO DO PROJETO


Carregar ppt "Gerenciamento do Escopo: principais conceitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google