A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor – de – hortelão (Galium aparine) Planta anual trepadora. Caules flexíveis quadrangulares que se prendem na vegetação. As arestas estão ornadas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor – de – hortelão (Galium aparine) Planta anual trepadora. Caules flexíveis quadrangulares que se prendem na vegetação. As arestas estão ornadas de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Amor – de – hortelão (Galium aparine) Planta anual trepadora. Caules flexíveis quadrangulares que se prendem na vegetação. As arestas estão ornadas de pêlos em forma de gancho. Folhas lineares, eriçadas de pêlos. Pequenas flores brancas em forma de tubo, nas extremidades dos caules. Frutos esféricos em forma de gancho. Presente em toda a Europa. Cresce nos terrenos baldios, em sebes, bosques, praias de calhaus e cascalheiras inclinadas. Uso medicinal: - Diurética, anti-espasmódica. - Em infusão, estimula os rins, favorecendo a eliminação de água e cálculos. - Também serve para limpar feridas de cicatrização lenta e tratar determinados problemas cutâneos. Partes utilizadas: - a totalidade da planta seca.

3 AZEVINHO - Ilex aquifolium Arbusto de casca lisa, cinzenta. Folhas persistentes, brilhantes, de cor verde escuro na parte superior, mais clara na inferior; limbo de margem ondulada e espinhosa. Flores brancas perfumadas dispostas em raminhos. Bagas vermelhas que amadurecem a meio do Inverno. Bosques e silvados; vegetação baixa em carvalhais e choupais; sebes, moitas, encostas rochosas; jardins. Em quase toda a Europa; no sul, em altitude. Adstringente, expectorante, febrífugo. Uma decocção de folhas faz baixar a febre e combate o catarro e a gripe. Eficaz também contra a bronquite, a artrite e o reumatismo. Partes utilizadas: folhas tenras, frescas ou secas. Bagas tóxicas que provocam fortes vómitos. As folhas das espécies americanas são febrífugas e contêm cafeína.

4 Catária – Nepeta cataria ( Nêveda - dos – gatos, erva – gateira) Planta vivaz acizentada, perfumada. Caules ramificados com folhas em forma de coração ou ovadas, sulcadas, com margens dentadas. Rácimos compactos de flores bilabiadas brancas manchadas de violeta, inseridos na axila das folhas. Comum em toda a Europa, nas margens das estradas, taludes e terrenos baldios, frequentemente em solos calcários. Uso medicinal: Anti espasmódica, carminativa, tónica, sudorífera. Em infusão, combate o catarro e constipações e produz um sono profundo. Remédio eficaz contra cólicas, acidez do estômago e meteorismo, especialmente administrado às crianças. Também é bom para a menstruação. Partes utilizadas: A totalidade da planta, fresca ou seca. Os rebentos tenros consomem-se em conserva do mesmo modo que os espinafres.

5 Erva – de – São – Roberto – Geranium robertianum Planta anual ou bienal de cheiro desagradável. Caules estendidos, finos e pubescentes. Folhas triangulares divididas, tornando-se avermelhadas com o sol ou no Outono. Flores cor-de- rosa com 5 pétalas peludas e glandulares e 5 pétalas. Frutos bicudos formados por 5 carpelos em forma de espátula que contêm uma semente cada um e se separam ao amadurecer. Comum em toda a Europa, em sebes, taludes, paredes, bosques e jardins. Uso medicinal: Adstringente, anti-hemorrágica, diurética. Em infusão, cuida gastrites e diarreias. Mastigar folhas frescas ou prepará-las em tisana contra dores nas gengivas e as chagas na boca. Tisana diluída para banhos oculares. Em compressas trata equimoses, cortes infectados e furúnculos. Partes utilizadas: - a planta toda sem raízes, após secagem à sombra.

6 Fel da Terra – Centaurium erythraea (Centáurea-menor) Planta anual gabra. Na base, uma roseta de folhas elípticas com muitas nervuras. Caules floríferos ramificados, com algumas folhas opostas. Cachos terminais de fores róseas. Flores tubulosas, cada uma com cinco pétalas lobadas. Frutos: cápsulas fazendo saliência para fora do cálice. Cresce nas pradarias secas, na orla das florestas e nas dunas. Presente em toda a Europa. Uso medicinal: Tónico, facilita a digestão. Para estimular o apetite e facilitar a digestão, tomar uma infusão antes das refeições ou então, após as refeições, para cuidar o ardor do estômago e a dispepsia. Constitui um tratamento eficaz contra reumatismo muscular e artrite. Partes utilizadas: - a planta inteira, no princípio da floração, depois de seca.

7 Hera – terrestre - Glechoma hederacea ( Erva – de São – João) Planta vivaz, com longos caules rastejantes inseridos no nós. Folhas peludas, opostas. Flores dispostas em verticilos na parte superior dos caules, ascendentes. Flores tubulosas bilabiadas arroxeadas, matizadas de púrpura. Comum em toda a Europa, dá-se em terrenos baldios, sebes, bosques e pradarias, especialmente em terrenos húmidos e pesados. Uso medicinal: Diurética, adstringente, tónica. Contém vitamina C. Em infusão, alivia a congestão própria das constipações e bronquite. Em gargarejos combate as dores de garganta. Serve para limpar os cortes. Particularmente indicada para as crianças.

8 HIPERICÃO ou erva de S. João – Hipericum perforatum Planta vivaz glabra, ramificada, que gera rebentos com muitas folhas. Os caules tem numerosas folhas opostas, sésseis, ovadas, salpicadas de pontos translúcidos. Abundantes flores em rácimos ramificados, providas de cinco pétalas amarelas com pontos pretos nas margens; estames amarelos numerosos. Em prados, bosques poucos densos, taludes relvados e sebes. Em toda a Europa. Adstringente, antiespasmódico, expectorante, sedativo, digestivo. Em infusão, as suas propriedades sedativas tratam a incontinência nocturna e as insónias. Eficaz contra as constipações, doenças respiratórias e dores de estômago. Em uso externo, sobre cortes e queimaduras. Partes utilizadas: - com frequência as flores frescas, se bem que se possam também utilizar as flores secas.

9 MACELA – Chamaemelum nobile ( Camomila – romana, falsa – camomila) Planta aromática vivaz, peluda. Caules horizontais subterrâneos e numerosos caules aéreos, com folhas quase sem pêlos, finamente recortadas. Capítulos florais solitários compostos de flores liguladas brancas e tubos amarelos sobre um receptáculo cónico. Sementes achatadas, sem pêlos. Existe na Europa Ocidental, em prados, terrenos baldios relvados, bermas de estradas e em solos arenosos. Uso medicinal: Anties

10 PINHEIRO SILVESTRE – Pinus sylvestris Pinheiro grande provido de longas agulhas, de cor verde azulado, de 3 a 8 cm de comprimento, que crescem aos pares. Na parte superior da árvore, a casca é castanho alaranjado claro; adquire um tom pardo escuro nas zonas mais baixas. Pinhas ovóides com um comprimento que oscila entre 5 e 8 cm. Em toda a Europa, cresce nas charnecas e solos secos e arenosos. Originário das regiões setentrionais; cultivado e bem aclimatado nas zonas meridionais. Diurético, expectorante, irritante, anti-séptico. Utilizado em forma de inalações ou em infusão contra as doenças respiratórias, catarro crónico e asma. Em banhos, combate a fadiga, as irritações da pele e as feridas leves. Evitar o seu uso interno. Partes utilizadas: - caules jovens e gemas pegajosas ao tacto devido à resina, especialmente na Primavera. Conservar seco. Outros pinheiros e abetos também tem aplicações idênticas.

11 Urtigão – Urtica dioica (Urtiga – maior) Grande planta vivaz coberta de pêlos urticantes. Caules erguidos, quadrangulares. Folhas opostas verdes, dentadas e pontiagudas. Pequenas flores apétalas em rácimos; flores masculinas e femininas em diferentes pés. Pequenos aquénios envoltos nas sépalas secas. Comum em toda a Europa, em bosques, terrenos baldios, perto das casas, em margens de estradas, sebes, jardins e terrenos de cultivo. Uso medicinal: - Diurético, tónico, rico em ferro, magnésio e vitamina C. Sumo fresco dos rebentos para uma cura primaveril. - Decocção eficaz contra o reumatismo, constipações e bronquite. - Estimula a lactação, diminui o fluxo menstrual e ataca as diarreias. Partes utilizadas: - Folhas e rebentos tenros, frescos e secos. - Os caules consomem-se em forma de verdura fresca; a infusão ou a decocção destroem os pêlos urticantes.


Carregar ppt "Amor – de – hortelão (Galium aparine) Planta anual trepadora. Caules flexíveis quadrangulares que se prendem na vegetação. As arestas estão ornadas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google