A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar
1. Tratamento documental 2. Pesquisa Bibliográfica no catálogo on-line

2 1. Tratamento documental
O tratamento documental de uma monografia ou de outro qualquer tipo de documento que chega à Biblioteca, é uma tarefa demorada, que passa por diversas fases.

3 1. Tratamento documental
Carimbagem A Biblioteca possui um carimbo de posse (com o nome da escola) e um carimbo de registo que devem ser colocados na folha de rosto.

4 1. Tratamento documental
Registo manual Todo o documento deve ser registado em livro próprio, onde são anotados os dados considerados essenciais.

5 1. Tratamento documental
Classificação A catalogação de cada documento é feita de acordo com a CDU – Classificação Decimal Universal - sendo esta e a respectiva cota, registada no carimbo de registo.

6 1. Tratamento documental
Indexação Um documento pode tratar um, dois ou três assuntos principais. É assim importante recolher estes assuntos a partir de uma Lista de Cabeçalhos por Assuntos para Bibliotecas, para que posteriormente possa ser feita uma pesquisa por assuntos. Estes descritores são registados a lápis no documento.

7 1. Tratamento documental
Catalogação (Porbase) Cota Descrição Assuntos Classificação

8 1. Tratamento documental
Etiquetagem A etiquetagem é feita de acordo com o sistema de cores por classes, com vista a facilitar quer a pesquisa por parte do utilizador, quer a arrumação por parte da equipa da Biblioteca.

9 2. Pesquisa Bibliográfica no catálogo on-line
Depois de efectuado o tratamento documental da monografia, esta está pronta para ser disponibilizada no catálogo on-line da Biblioteca da escola. Este catálogo está acessível a partir do endereço Apesar do funcionamento de pesquisa ser muito intuitivo, poderá encontrar um pequeno guia de como efectuar pesquisas bibliográficas, no ficheiro BIBLIOPac, em anexo.


Carregar ppt "Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google