A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Redes de Computadores. Questões iniciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Redes de Computadores. Questões iniciais."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Redes de Computadores

2

3 Questões iniciais

4 Motivações

5 Componentes de uma Rede

6 Histórico As redes surgiram devido uma necessidade de comunicação. Sinais de fumaça. Pombos-correio. Telégrafo (1844) Telefone(1877) Rádio(1919) Televisão(1940)

7 Para que se exista uma Rede são necessários os seguintes elementos:

8 Componentes de uma rede

9 Tipos de Redes Local ou LAN (Local Area Network) Metropolitana ou MAN (Metropolitan Area Network) Longa Distância ou WAN (Wide Area Network).

10 Rede Local ou LAN São redes de Caráter privativo que cobrem uma região limitada.

11 Metropolitana ou MAN (Metropolitan Area Network) São redes que cobrem distâncias típicas até 100 Km. Normalmente utilizam 100Mbps, ideal para interligar LANs relativamente distantes.

12 Longa Distância ou WAN (Wide Area Network).

13

14 Formas de interligação

15 Topologias Barramento Anel e Estrela

16 Barramento

17 Anel

18 Estrela

19 BarramentoEstrelaAnel

20 Protocolos Protocolo é a "linguagem" usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si. Para que todos os dispositivos de uma rede consigam conversar entre si, todos eles deverão estar usando uma mesma linguagem, isto é, um mesmo protocolo. Uma rede pode usar diversos protocolos, como o TCP/IP, o NetBEUI, IPX/SPX e outros.

21 Os protocolos são justamente uma solução para todos estes problemas. Primeiro, o protocolo pega os dados que devem ser transmitidos na rede e divide ele em pequenos pedaços de tamanho fixo chamados pacotes ou quadros. Um arquivo não é transmitido na rede de uma só vez.

22 TCP/IP o TCP/IP, abreviação de Transmission Control Protocol/Internet Protocol ou Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo Internet. O TPC/IP permitiu que as várias pequenas redes de computadores do exército Americano fossem interligadas, formando uma grande rede, embrião do que hoje conhecemos como Internet. O segredo do TCP/IP é dividir a grande rede em pequenas redes independentes, interligadas por roteadores.


Carregar ppt "Introdução à Redes de Computadores. Questões iniciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google