A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bens materiaisBens imateriais Bens móveisBens imóveis pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO tudo aquilo que pertence ao Estado PATRIMÔNIO PÚBLICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bens materiaisBens imateriais Bens móveisBens imóveis pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO tudo aquilo que pertence ao Estado PATRIMÔNIO PÚBLICO."— Transcrição da apresentação:

1 Bens materiaisBens imateriais Bens móveisBens imóveis pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO tudo aquilo que pertence ao Estado PATRIMÔNIO PÚBLICO é o patrimônio de toda a nação CONJUNTO DE BENS A cultura como patrimônio Tradições - História Oral Construções – Cultura Material Para as próximas gerações Dizem respeito à nação PATRIMÔNIO Artístico Histórico Etnográfico Edificado Religioso Arqueológico Ambiental Bibliográfico

2 ORGÃOS PÚBLICOS COMPRESP conselho municipal de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade de São Paulo. CONDEPASA conselho de defesa do patrimônio cultural de Santos. CONDEPHAAT conselho de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico do estado de SP. IPHAN instituto do patrimônio histórico e artístico nacional. UNESCO – ONU - sigla formada pelas iniciais das palavras inglesas United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). INVESTIGAR ESTUDAR TOMBAR PROTEGER PRESERVAR RESTAURAR FISCALIZAR O bem será inscrito no LIVRO DE TOMBO apropriado. Os bens tombados não podem ser mutilados destruídos, reparados, pintados, restaurados sem autorização do orgão responsável.

3 O passado é isso: uma recriação dos fatos acontecidos a partir do presente, isto é, do modo como somos hoje e do conhecimento que adquirimos a respeito do mundo e de nós mesmos. É a partir do presente que reunimos esses fragmentos de memória e os unificamos em uma interpretação. A história que queremos deixar para as próximas gerações. Identidade nacional, portanto, implica uma história comum a todos: a história dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses, a época das capitanias hereditárias, as lutas contra os invasores, as lutas pela independência e sua proclamação, a proclamação da República e assim por diante. Identidade cultural é o que nos faz sentir como pertencendo a um grupo de pessoas que compartilham sentimentos semelhantes e as mesmas representações de uma paisagem específica. MARIA HELENA PIRES MARTINS PRESERVANDO O PATRIMÔNIO E CONSTRUINDO A IDENTIDADE


Carregar ppt "Bens materiaisBens imateriais Bens móveisBens imóveis pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO tudo aquilo que pertence ao Estado PATRIMÔNIO PÚBLICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google