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Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

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Apresentação em tema: "Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania;
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira; Conteúdo: - O papel dos organismos internacionais: UNESCO, Banco Mundial Referência Bibliográfica: SHIROMA, Eneida Oto. Política educacional. Colaboração de Maria Célia Marcondes de Moraes; Olinda Evangelista. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, p

3 United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization
O que é a UNESCO? United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) UNESCO no Brasil: SAUS – Qd.5 – Bl = H / Lote 6 CNPq / IBICT / UNESCO / 9º andar / CEP: – Brasília – DF – Brasil Cx Postal: – brasilia(at)unesco.org

4 A UNESCO foi criada em 16 de novembro de 1945, para promover a paz e os direitos humanos com base na "solidariedade intelectual e moral da humanidade" Ato constitutivo de sua criação: "se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz". Se é no espírito das pessoas que se devem construir os alicerces da solidariedade, a cooperação intelectual constituiu desde os primórdios um dos eixos centrais de sua atuação.

5 Um dos objetivos da UNESCO é a promoção da paz e da cooperação internacional através da Educação.
Desde a sua fundação em 1946, os educadores que trabalharam com a Organização produziram novos debates, ideias e sugestões relativos à educação dos jovens no sentido da compreensão internacional. 1953 = Projeto da Rede de Escolas Associadas (Em 2004, a Rede incluía já mais de 7500 instituições de ensino, desde a educação pré-escolar até à formação de professores, em 175 países ) As Escolas Associadas devem praticar um ensino intercultural, democrático e participativo.

6 BANCO MUNDIAL No pós II Guerra, foram criados organismos destinados a equalizar diferenças entre países que necessitassem de recursos financeiros para seu desenvolvimento. Uma dessas organizações foi o Banco Mundial. SEN Q Cj. F - Lt 39  Brasília/DF

7 1970 = foco para o ensino profissional;
missão inicial = financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial; hoje = reduzir a pobreza (fornecendo empréstimos avançados para os países em desenvolvimento). 1970 = foco para o ensino profissional; 1980 = formação de professores leigos ; 1990 = a expansão do ensino fundamental;

8 O Banco Mundial chega ao interior das escolas públicas por meio de programas, projetos e planos elaborados por seus técnicos e conselheiros e endossados pelo Ministério da Educação, separando o pensar e o fazer. A comunidade escolar é apenas informada sobre os programas, projetos e planos, recebendo orientações necessárias ao preenchimento de formulários e à prestação de contas. A reflexão sobre o trabalho pedagógico diluiu-se em meio a tantos procedimentos burocráticos a serem cumpridos.

9 O Banco Mundial propriamente dito é composto pelo BIRD e pela AID:
BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento AID – Associação Internacional de Desenvolvimento O presidente do Banco Mundial é tradicionalmente um cidadão dos EUA.


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