A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um modelo atômico ? O que é um modelo atômico ? É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um modelo atômico ? O que é um modelo atômico ? É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é um modelo atômico ? O que é um modelo atômico ? É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria. Se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo.

3

4

5 Importância - explicar os fenômenos, entender o mundo, desenvolver tecnologia. Um modelo é bom,enquanto explica os fenômenos, caso contrário deve ser melhorado.

6 O átomo é uma esfera onde toda massa esta concentrada nesta esfera de maneira uniforme. Modelo da Esfera rígida Modelo da Bola de bilhar

7 Ampola de Crookes" elétrons

8

9

10

11 (UFSC) (UFSC) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente essa idéia não é mais aceita. A respeito dos átomos, é verdadeiro afirmar que: 01. não podem ser desintegrados 02. são formados por, pelo menos, três partículas fundamentais 04. possuem partículas positivas denominadas elétrons 08. apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera 16. apresentam elétrons, cuja carga elétrica é negativa 32. contêm partículas sem carga elétrica, os nêutrons Resolução São falsas as afirmações 01 e 04. Os átomos podem ser fragmentados em partículas menores. Os elétrons possuem carga negativa.

12 (UFSC) (UFSC) Na famosa experiência de Rutherford, no início do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) o átomo possuir um núcleo pequeno e positivo foi(foram) 01. As partículas alfa teriam cargas negativas 02. Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofreria desvio de sua trajetória. 04. Um grande número de partículas alfa não atravessaria a lâmina 08. Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofreria desvio de sua trajetória 16. A maioria das partículas alfa atravessaria os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória. Indique as corretas. Estão corretas as afirmativas 08 e 16.

13 (UFMG) (UFMG) Dalton, Rutherford e Bohr propuseram, em diferentes épocas, modelos atômicos. Algumas características desses modelos são apresentadas abaixo: modelo I: Núcleo atômico denso, com carga positiva. Elétrons em órbitas circulares. modelo II: Átomos maciços e indivisíveis. modelo III: Núcleo atômico denso, com carga elétrica positiva. Elétrons em órbitas circulares de energia quantizada. A associação modelo/cientista correta é: a) I/Bohr, II/Dalton, III/Rutherford b) I/Dalton, II/Bohr, III/Rutherford c) I/Dalton, II/Rutherford, III/Bohr d) I/Rutherford, II/Bohr, III/Dalton e) I/Rutherford, II/Dalton, III/Bohr Resolução:A alternativa correta é a e.

14 (ITA) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. c) Observando o espalhamento das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. A alternativa falsa é a c.

15 (Fuvest) (Fuvest) Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: a) o átomo ser indivisível b) a existência de partículas subatômicas c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera Alternativa b.

16

17 1924 – De Broglie Comportamento dual do elétron – Ora ele se comporta como onda, ora como partícula. Modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico, no qual se refere os conceitos de:

18 1926 – Heisenberg Princípio da Incerteza É impossível calcular a velocidade e posição do elétrons num mesmo instante.

19 Modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico, no qual se refere os conceitos de: 1927 – Schrodinger Conceito de Orbital Região do espaço onde é máxima a probabilidade de se encontrar um elétron.

20 Formato esférico (não direcional)

21 Formato duplo ovóide (direcional)

22

23 No modelo atômico atual: Os elétrons apresentam caráter corpuscular e de onda, simultaneamente; A concepção teórica de uma órbita definida para um elétron é inaceitável; O elétron pode ser encontrado na eletrosfera em uma região chamada orbital.

24 QUESTÃO 18 – UFMG 2006 No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.) Nesses experimentos, Thomson observou que I) a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; e II) os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. (Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de A) elétrons. B) ânions. C) prótons. D) cátions.

25 CARACTERIZAM O ELÉTRON n - nível l - subnível m - magnético m ou m s - spin

26

27 1) Faça a distribuição eletrônica em camadas ou geométrica. 2) Faça a distribuição em ordem energética. 3) Qual o subnível mais energético ? 4) Qual a camada de valência ? 5) Qual o número de elétrons por camada ? 6) Quantos elétrons este átomo apresenta na última camada ? 7) Quais os números quânticos, para o elétron mais energético, do subnível mais energético ? CONVENÇÃO: O 1° ELÉTRON A ENTRAR EM UM ORBITAL TEM SPIN +1/2 Z= 39


Carregar ppt "O que é um modelo atômico ? O que é um modelo atômico ? É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google